É Natal: dicas para evitar acidentes pessoais domésticos

O Natal está chegando e com ele as suas lindas e tradicionais decorações. Mas o que poucos sabem é que uma árvore de Natal pode se tornar vilã em acidentes pessoais

 

Quem não gosta de uma casa bem decorada no Natal, não é mesmo? Uma tradição trazida ao Brasil pelos norte-americanos, as árvores, luzes e enfeites de Natal encantam todas as gerações de norte a sul do nosso País. Mas, o que poucos sabem é que alguns enfeites podem causar acidentes domésticos bem sérios.

 

A segurança das crianças em residências

Quem tem criança em casa sabe como elas se encantam nessa época do ano. Os enfeites e as luzes enchem os olhos dos pequenos e os remetem a um mundo de sonhos. Mas, mesmo diante de um mês tão lindo, vale uma atenção redobrada dos pais, pois todo cuidado é pouco ao se decorar uma casa para as festas de final de ano.

 

Acidentes pessoais: dicas para evitar riscos

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) adverte a população para alguns cuidados que podem evitar grandes riscos de acidentes pessoais, principalmente com as crianças nas residências.

 

1: Fique de olho na árvore de Natal

Se optar por uma árvore artificial, sempre verifique se possui a etiqueta “resistente ao fogo”. Esse cuidado é importante, pois garante que o produto não é vulnerável à incêndio (ou pelo menos tem baixo risco de promover chamas). Outra dica é escolher muito bem onde instalar a árvore dentro de casa, ela deve ficar distante de cortinas ou outros materiais inflamáveis, pois as lâmpadas pisca-pisca podem causar curto-circuito e aí já viu, né?

 

2: Lampadinhas pisca-pisca: bonitinhas ou ordinárias?

No Brasil, as lampadinhas natalinas são regulamentadas pela Portaria Inmetro Nº27/00, mas não são certificadas, ou seja, não há “selo do Inmetro”. Mas, mesmo assim, os fabricantes ou importadores devem respeitar as obrigatoriedades das informações como: tensão; corrente; potência máxima; marca do fabricante; e marca do importador. É aconselhável testá-las antes de comprá-las. Um simples imã pode identificar se os conectores são de materiais ferrosos. Eles são contra indicados, pois são sujeitos a curto-circuito e, consequentemente, podem gerar acidentes perigosos. Opte sempre por lâmpadas LEDs. Além de mais bonitas e econômicas, são também bem decorativas, segundo a ABD (Associação Brasileira de Designers de Interiores).

3: Enfeites – pequenos notáveis para as crianças

Tenha um cuidado muito especial e evite enfeites afiados, com muitos componentes pequenos e frágeis. Peças removíveis devem ser evitadas e fora do alcance de crianças, sob o risco de serem engolidas acidentalmente.

 

Viu só? Quem tem crianças em casa deve redobrar a atenção com a decoração natalina. O Inmetro é um aliado para que acidentes possam ser evitados. Um seguro residencial também pode proteger a sua casa e a sua família contra imprevistos desagradáveis. Portanto, decore da sua casa com segurança e curta as festas como realmente se deve!

 

Consulte a Assegurou e conheça todas as coberturas e assistências de um Seguro Residência.