7 dicas para ter uma casa mais segura para crianças

casa segura para crianças

Ter uma casa segura para crianças é uma tarefa que exige bastante atenção e cuidado. Todos os cômodos e áreas externas devem ser adaptados e verificados com certa periodicidade.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde (Datasus, 2013) os acidentes domésticos são a principal causa de morte de crianças com até 9 anos no Brasil. Outro dado alarmante é que a maior parte das hospitalizações de crianças ocorrem por causa de acontecimentos como quedas e queimaduras.

A preocupação com essa segurança aumenta quando há crianças circulando pela casa, pois os hábitos e objetos que são comuns para o adultos podem ser perigosos para as crianças, causando acidentes graves. Listamos 7 dicas para você ter uma casa segura para crianças. Confira!

1 – Quartos e salas

Todo cuidado é pouco com bebês e crianças em casa. As instalações elétricas devem ser novas e, em hipótese alguma pode haver fios soltos ou disjuntores expostos. Use protetores especiais em todas as tomadas ou cubra as que não estão em uso, principalmente se a criança engatinhar.

Coloque grades ou telas protetoras em todas as janelas da casa ou do apartamento. Se houver sacada, só permita o acesso da criança ao espaço na presença de um adulto responsável e faça verificações periódicas na tela de proteção.

Uma casa segura para crianças não deve ter o chão extremamente liso ou com irregularidades, como tacos e azulejos soltos.

2 – Decoração e utensílios

O cuidado com a decoração deve ser redobrados para que os objetos e utensílios do dia a dia não sejam a causa dos acidentes envolvendo crianças.

A televisão, em especial as mais finas e leves, os porta-retratos e outros objetos de decoração devem ficar longe do alcance dos pequenos. Se há móveis de baixa estatura na casa, coloque um protetor para isolar o acesso. Outro cuidado que deve ser tomado é em relação as cortinas dos ambientes. As que possuem correntes de ajustagem de altura podem causar acidentes graves.

casa segura para crianças

3 – Escadas

Se a casa possui escadas ou corredor, nunca obstrua a passagem com objetos e outros itens de decoração. Instale o corrimão nas laterais da escada para auxiliar no equilíbrio e, se julgar necessário, coloque fitas antiderrapantes nos degraus. Outra dica é usar grades de segurança no topo e nos pés da escada, evitando o acesso das crianças.

4 – Cozinha

Na cozinha, os cabos das panelas em uso devem ficar sempre voltados para a parte de dentro do fogão, longe do alcance das mãos das crianças. Quando for possível, use somente as bocas do fundo.

As mesas de vidro ou com quinas pontiagudas podem receber protetores especiais. Evite usar toalhas de mesa de jantar longas, pois elas podem ser puxadas e, se houver alimentos quentes, causam acidentes com o queimaduras e machucados. Objetos afiados como facas devem ser guardados em local seguro e nunca expostos sobre bancada ou armário.

casa segura para crianças

Evite usar toalhas nas mesas, pois elas podem ser puxadas. Imagem: Pexels.

5 – Banheiro

Cosméticos, itens de maquiagem e remédios devem ficar guardados em espaços seguros e de difícil acesso. Se ingeridos, podem causar vários problemas para a saúde das crianças. Protetores específicos podem ser usados para bloquear o acesso ao vaso sanitário e as gavetas.

6 – Área de serviço

A área de serviço também deve ser avaliada para tornar uma casa segura para crianças. Todos os produtos de limpeza, inflamáveis ou tóxicos (fósforos, álcool, velas e etc) devem ficar trancados. Mantenha os baldes, bacias e outros utensílios vazios após o uso e voltados para baixo.

7 – Presença e atenção

Estar presente e atento é a melhor forma de prevenir acidentes domésticos. As crianças não conseguem entender quais situações representam perigo e gostam de explorar novos ambientes. Converse e alerte sobre os riscos que algumas brincadeiras podem representar e sobre os riscos de intoxicação ao ingerir objetos e produtos desconhecidos.

 

Quer saber mais sobre como ter casa segura para crianças? Faça o download gratuito do e-Book da Assegurou. É só clicar no link abaixo!

casa segura para crianças

Por Assegurou.