5 dicas para ter uma casa mais segura

casa segura

Ter uma casa segura é o desejo de qualquer pessoa. Afinal, nós só percebemos a importância da tranquilidade quando a perdemos. Alguns hábitos e comportamentos são fundamentais para garantir a segurança da sua residência, como lembrar de trancar portas, aguardar o portão eletrônico fechar completamente e acionar travas de segurança. Mas há uma série de coisas que você pode fazer para ter uma casa segura e mais protegida. Confira a nossa lista.

Planejar sua residência

Quando compramos uma casa devemos pensar se o bairro é seguro e pesquisar a incidência de assaltos dos últimos anos naquele local. Se você vai construir, deve arquitetá-la e estruturá-la com muros grandes, cercas elétricas e colocar janelas e portas com travas de segurança.

Instalar sistema de câmeras de vigilância

Para manter sua casa segura é importante você instalar um sistema de câmeras de vigilância. Dessa forma você terá “olhos na sua casa” e, caso ocorra um problema, o sistema pode enviar alertas através da Internet ou telefonia, dependendo dos recursos dos aparelhos instalados. Outra vantagem é ter registros do que houve e poder tomar as providências necessárias.

Ter alarmes

Há 3 tipos de alarmes que são bastante comercializados: os perimetrais, volumétricos e lineares. Os perimetrais são instalados em janelas ou portas e detectam se elas forem abertas de maneira rápida e “bruta”. Os volumétricos são os famosos detectores de presença. Caso seja percebido algum corpo se movimentando pelo local, o alarme é acionado. Já os lineares avisam assim que uma das linhas emitidas por sinais for quebrada.

Todos esses sistemas de alarmes podem ser integrados ao sistema da central, que encaminha uma mensagem no celular ao proprietário caso o alarme dispare.

Fazer um seguro residencial

Outra forma de ter uma casa segura é contratar um serviço de seguro residencial. Esse tipo recurso de proteção inclui coberturas e serviços que podem facilitar o seu dia a dia. A maior vantagem do seguro é receber indenização, reforma ou ressarcimento em casos de incêndio, vendaval ou outros danos físicos.

Para saber mais sobre seguros residenciais, clique aqui.

Dificultar acesso

Mantenha sua casa com travas de segurança nas entradas para que o acesso seja mais restrito. As telas, cercas elétricas e redes de proteção também ajudam a deixar sua casa segura. Se você for viajar, redobre os cuidados! Além de travar as janelas e portas, deixe dois jogos de chaves com pessoas de confiança para facilitar em caso de emergências.

 

Por Assegurou.