5 dicas de viagem para quem vai só

Viajar sozinho é um grande desafio porque você explora um novo ambiente de maneira única. É uma forma de conhecer a si mesmo, desafiando limites e conhecendo a verdadeira sensação de liberdade de escolha. Antes de fazer as malas e partir, confira algumas dicas de viagem para viver uma experiência ainda melhor.

1 – Roteiro de viagem

Se a sua opção for viajar sozinho, faça um roteiro de viagem com antecedência. Planeje neste roteiro tudo que você irá fazer durante a viagem, para aproveitar ao máximo todos os pontos turísticos. Anote os pontos relevantes como clima, idioma, moeda, melhores restaurantes, serviços locais, entre outros. Essa é uma forma de se organizar e ter um registro mais completo da viagem e das aventuras vividas.

Se você teme pela sua segurança em algum momento, compartilhe esse roteiro prévio com pessoas próximas. Outra dica é enviar mensagens durante a viagem, para que alguém saiba do seu paradeiro.

2 – Hospedagem

Antes de escolher a hospedagem, pense sempre na localização. Escolha um lugar próximo dos locais que você quer conhecer e que seja em um bairro seguro. Além de poder fazer caminhadas tranquilas, você não vai ter que se preocupar com gastos exorbitantes de táxi ou Uber.

Andar a pé pelas ruas, bairros e centro histórico da cidade visitada é uma forma de conhecer lugares que não estavam no roteiro de viagem. Além disso, caminhar é melhor para enxergar detalhes e conhecer os moradores ou outros turistas.

Quartos coletivos de hostels são uma boa opção para quem quer conhecer pessoas novas. Para quem quer isso, mas não abre mão da privacidade, um quarto individual em hostel pode ser uma boa opção, assim as duas coisas são equilibradas. Já os que preferem ficar sozinhos durante o percurso devem escolher quartos individuais.

3 – Leve “companheiros” de viagem

Se você nunca fez uma viagem sozinho e ainda está inseguro com essa escolha, se acalme! Você pode viajar com a companhia da sua playlist favorita. Bons livros também são grandes companheiros! Escolha uma obra que sempre quis ler para acompanhá-lo nessa aventura. Esses itens também serão úteis caso você se sinta sozinho.

4 – Tenha a mente aberta

Opte por conhecer a culinária local. Mesmo que às vezes não seja uma comida feita com ingredientes do seu gosto, experimente! Afinal, conhecer os sabores e hábitos do local é uma das formas mais imersivas de conhecer outras culturas.

5 – Faça um seguro

Contratar um seguro de viagem é uma forma de garantir maior tranquilidade e a segurança. Se a viagem for internacional, este serviço cobre despesas médicas e hospitalares, cancelamento de viagens e extravio de malas. Passar por essas situações durante a viagem é um problema, mas sem auxílio fica mais difícil.

Fazer um seguro online é rápido e prático! Clique aqui para saber mais sobre o seguro de viagem da Assegurou.

Foto de capa por KaLisa Veer (Unsplash).

Por Assegurou.