7 dicas para viajar pelo Brasil

dicas para viajar

Quem ama sair pelo mundo sempre tem dicas para viajar melhor. Pode ser um pitaco sobre os melhores destinos, alternativas para economizar, o que ninguém contou sobre uma trilha, que acessórios levar ou qual empresa de turismo contratar.

Viajar pelo Brasil é uma das formas mais interessantes de conhecer novas culturas e sabores. Com cinco regiões e uma extensão territorial muito expressiva em relação à outros países, o Brasil é um prato cheio para quem sabe que há o que aprender em cada ponto do mapa.

Para estimular você a avançar pelas linhas imaginárias que dividem os 26 estados que costuram o Brasil, listamos algumas dicas para viajar do Oiapoque ao Chuí sem passar por grandes imprevistos.

Leve dinheiro físico

Nem todos os destinos ou estabelecimentos possuem máquinas de cartão. Nos locais mais afastados, principalmente nos de turismo rural, a ausência de sinal é comum. Além disso, é importante ter dinheiro físico para degustar a comida típica e local pelas estradas ou em feiras livres. O transporte também pode ser prejudicado, já que alguns taxistas e nos ônibus também não aceitam cartão.

Na dúvida, leve uma quantia de dinheiro físico moderada que seja suficiente para alimentação e outras despesas até encontrar um caixa eletrônico. Leia relatos de quem já foi para o destino escolhido e busque por informações relacionadas a dinheiro.

Leia sobre a cidade e o clima

Ainda que você não goste de programar roteiros, leia sobre a cidade que vai visitar antes. Pesquise em grupos e fóruns sobre os locais que pretende visitar para ter acesso a informações importantes (se fecha em determinado dia, melhor época para ir, aspectos curiosidades, índices de violência, entre outros).

Saber qual é o período de chuva ou seca da cidade/região também é importante. Em alguns locais essa informação é indiferente, mas para outras é fundamental. Se você quer visitar parques, cachoeiras e fazer atividades ao ar livre, faça um planejamento com base nessa informação.

Confira o calendário local

Outra dica para viajar melhor é conferir o calendário local da cidade visitada. Todo lugar tem uma programação especial que foge ao calendário tradicional. Festivais de cinema e teatro, festas religiosas e feiras são ideais para quem quer conhecer mais sobre mais sobre a cultura regional e aproveitar uma badalação moderada.

O calendário local também pode ser um ponto a ser considerado por quem vai viajar buscando paz e sossego. Se esse é o seu objetivo, combine a baixa temporada com uma época tranquila para a cidade visitada.

Verifique todas as informações

Se você vai visitar mais de uma cidade na mesma viagem, verifique os horários de saída e chegada de todos os meios de transporte que vai utilizar. A entrada e saída em hotéis ou pousadas deve ser conferida também. Se você vai para um destino mais afastado e pouco visitado, faça pesquisas e confirme ao chegar no local se os dados estão corretos e atualizados.

Faça um seguro viagem

A maioria dos viajantes costuma fazer um seguro de viagem somente quando viaja para o exterior. Uma das dicas para viajar com tranquilidade é ser precavido e fazer um seguro. Este serviço garante cobertura se houver despesas com serviços médicos, hospitalares ou odontológicos. Também é possível incluir coberturas para imprevistos como extravio de bagagem, invalidez ou morte acidental.

Pense antes de fazer as malas

Considere os imprevistos: pode chover em qualquer lugar ou fazer um solzinho no meio da tarde. Faça a mala somente com o necessário. E esse “necessário” significa não abarrotar a mala com roupas inúteis, mas também não quer dizer ficar sem nada nos últimos dias da viagem.

Dependendo do tipo de hospedagem será tranquilo lavar roupas, no entanto, vá preparado com peças limpas para todos os dias. Pense no tipo de atividades que serão realizadas e leve acessórios adequados para cada uma.

Durante os passeios, leve na bolsa ou mochila somente o que for indispensável. O peso extra pode prejudicar os seus passeios e tornar uma caminhada moderada cansativa.

dicas para viajar 2

Conheça os arredores!

Vai viajar a trabalho ou fazer alguma prova/concurso? Tire um dia a mais para conhecer um pouco sobre a cidade em que está. Se você já conhece o local, aproveite os arredores.

Próximo das capitais brasileiras há várias cidades médias e pequenas que são grandes atrativos para os turistas. A poucas horas de Goiânia (GO), por exemplo, há as cidades históricas de Pirenópolis e Cidade de Goiás. Se está em Belo Horizonte (MG) pode aproveitar para conhecer Inhotim, que possui um acervo riquíssimo de arte contemporânea.

Por Assegurou.