Férias com crianças: como se divertir com segurança

Férias com crianças_ como se divertir com segurança

Passar as férias com crianças exige bastante criatividade e energia. Os pequenos estão sempre animados e prontos para a próxima brincadeira. Sem as atividades escolares, há muitas horas que devem ser preenchidas com atividades diferentes. Apesar das expectativas, a atenção dos pais deve ser redobrada durante esse período.

Infelizmente, acidentes domésticos envolvendo as crianças são muito comuns. Os meses de julho e dezembro são os períodos em que há mais registros de crianças chegando nas emergências dos hospitais. Muitas situações podem ser evitadas com cuidados diários e atenção. Pensando nisso, listamos algumas dicas para passar as férias com crianças de forma mais segura. Confira!

Presença de adultos

Muitos pais trabalham durante as férias escolares dos filhos e não estão presente durante as brincadeiras. Se esse é o seu caso, contrate alguém de confiança para cuidar delas. Dê as orientações necessárias para o responsável que vai acompanhar as crianças, principalmente em relação as brincadeiras na parte externa da casa.

Faça uma verificação de segurança em todos os cômodos da casa, observando as possíveis fontes de risco para as crianças. Produtos de limpeza, objetos cortantes, puxadores de cortinas e instalações elétricas podem causar acidentes graves.

Piscinas e praias

Preste bastante atenção nas crianças quando elas estiverem dentro de piscinas ou em áreas próximas da água. As boias e coletes salva-vidas devem ser adequadas ao tamanho de cada criança. Esses itens garantem mais proteção, mas esses não dispensam a supervisão de um responsável.

Não permita brincadeiras violentas dentro da piscina, porque no momento de desespero as crianças não sabem o que fazer. A reação delas podem agravar a segurança de outras crianças.

Parque

Os parques e parquinhos são muito frequentados durante as férias com crianças, principalmente as que moram em apartamentos. É uma forma de se divertirem ao ar livre e gastar toda aquela energia da infância.

Dê instruções aos pequenos sobre como utilizar e compartilhar os brinquedos. Oriente que fiquem distantes dos que estão muito enferrujados ou com peças soltas.

Brincadeiras de rua

As crianças adoram brincar com os amigos do bairro nos espaços abertos. Informe que rua não é um local apropriado para brincar ou fazer esportes porque carros podem passar em velocidade alta e nem todos os motoristas têm direção defensiva rápida.

férias com crianças