Segurança para crianças: por que considerar a faixa-etária é importante?

segurança para crianças

Foto de capa por Shuto Araki, on Unsplash.  

 

Um dos aspectos fundamentais da segurança para crianças é considerar a faixa-etária. Conforme os anos passam, as medidas protetivas devem ser adequadas ao comportamento e a estatura da criançada.

Se houver crianças de diferentes idades circulando pelo mesmo espaço físico, a atenção e os cuidados devem ser redobrados. Alguns hábitos, objetos de decoração e brinquedos que são inofensivos para crianças de 9 anos podem representar um perigo iminente para as que têm apenas 3.

Pensar na segurança para crianças ajuda a prevenir acidentes domésticos. Para isso, é preciso fazer vistorias diárias e cuidadosas nos ambientes.

Brinquedos

Problemas como asfixia e intoxicação podem ser causados por brinquedos falsificados ou inadequados para a idade. A recomendação para evitar esse tipo de problema é comprar brinquedos no comércio legalizado que contenham o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, exigir nota fiscal, ler todas as instruções de uso e sempre seguir a recomendação de faixa etária indicada.

Quando houver crianças de diferentes idades circulando na mesma casa, redobre a atenção e evite deixar as mais novas próximas de objetos que tenham partes pequenas e retiráveis.

As embalagens também representam perigo. Caixas de papelão, sacos plásticos, grampos e amarradores podem causar acidentes nas mãos de crianças pequenas. Entregue o brinquedo já fora da caixa ou recolha os materiais assim que for aberto.

Todos brinquedos que atendem aos requisitos mínimos de segurança estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro possuem um selo de identificação e certificação. O selo do Inmetro é obrigatório nos brinquedos comercializados no Brasil. Essa certificação só é concedida depois de ser aprovada em vários testes.

Elevadores

Os elevadores são uma extensão da casa para os que moram em apartamentos. A recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT é que crianças com menos de 12 anos sejam acompanhadas por um responsável na hora de fazer uso de elevadores. Além de possíveis acidentes, as crianças podem se perder nos andares ou acessar áreas proibidas.

Estar presente e atento é a melhor forma de prevenir acidentes domésticos. As crianças não conseguem entender quais situações representam perigo e gostam de explorar novos ambientes. Converse e alerte sobre os riscos que algumas brincadeiras podem representar e sobre os riscos de intoxicação ao ingerir objetos e produtos desconhecidos.

Quer saber mais sobre segurança para crianças? Faça o download gratuito do e-Book da Assegurou, leia as nossas dicas e faça o checklist. Você pode colocá-lo em um local visível para conferir todos os dias ou semanalmente. É só clicar no link abaixo!

 

 

Por Assegurou.