Seguro de vida: cobertura básica e adicionais

seguro de vida

Contratar um seguro de vida é uma das formas de garantir tranquilidade para quem você ama em momentos difíceis. Afinal, trata-se de um contrato feito com uma seguradora que garante proteção financeira para parentes caso aconteça algum imprevisto ou fatalidade.

O seguro de vida pode ser acionado para pagar despesas inesperadas, custos com funeral ou, em caso de acidentes, há coberturas para situações de invalidez ou impossibilidade de trabalhar.

Por que ter um seguro de vida?

Dificuldades financeiras podem surgir caso aconteça o falecimento inesperado de uma das pessoas responsável pelo sustento da família. Por esse motivo é importante fazer um seguro de vida e manter a sua família ou os dependentes tranquilos.

O seguro de vida é indicado para você?

Se você for casado(a) e tem filhos pequenos que dependem exclusivamente do recurso financeiro do seu companheiro(a) que é responsável pelo sustento da família, é importante optar por um seguro de vida. Outro caso semelhante que pode acontecer é se você mora com seus filhos que, apesar de serem maiores de idades, ainda são dependentes financeiramente.

Coberturas básicas

Escolha a cobertura que é mais adequada para sua realidade e orçamento. A cobertura básica refere-se aos casos de morte natural ou morte acidental. Se houver alguma dessas situações, será feito um pagamento aos beneficiários que foram escolhidos por quem fez o seguro.

Coberturas adicionais

Para garantir ainda mais tranquilidade aos beneficiários no caso de uma tragédia é possível incluir coberturas adicionais. Elas podem ser acrescentadas no plano do segurado de acordo com as preferências e necessidades.

Antecipação especial por doença

Esta cobertura refere-se a antecipação do pagamento da indenização relativa à cobertura de morte natural. Ela pode ser acionada quando o segurado apresentar quadro clínico irreversível em fase terminal e decorrente de doenças devidamente cobertas.

Majoração

Outra cobertura que pode ser inclusa é a de majoração. Ela envolve os casos de lesão nos órgãos ou membros majorados (decorrentes de acidente coberto e que ocasione a invalidez parcial).

São membros passíveis de majoração:

a) perda total da visão do uso de um olho 30% (trinta por cento) majorado para 100% (cem por cento);
b) perda total do uso de um dos indicadores de 15% (quinze por cento) majorado para 100% (cem por cento);
c) perda total de um dos polegares, ao nível do metacarpiano majorado para 100% (cem por cento) ;
d) anquilose total de um dos cotovelos de 25% (vinte e cinco por cento) majorado para 100% (cem por cento).

Doenças graves

Uma das coberturas mais importantes é a de doenças graves. Ela indeniza o segurado que foi diagnosticado com uma das seis doenças graves cobertas no seguro. Dessa forma, é possível usar o dinheiro no tratamento ou como preferir.

As seis doenças consideradas graves são:infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico, insuficiência renal Terminal, cirurgia artéria coronária, transplante de órgãos e câncer.

Assistência funeral individual ou familiar

Quando alguém morre os parentes próximos precisam resolver uma série de burocracias. As despesas com a cerimônia podem ser bastante expressivas para quem tem um orçamento familiar limitado.

Essa cobertura garante ao segurado e/ou familiares (se contratado neste plano) uma indenização de até R$ 5.000,00 para despesas com funeral.

Recomendações

É muito importante fazer a leitura atenta do contrato, para que você tenha conhecimentos sobre seus direitos e também deveres de acordo com a cobertura contratada.
Quando você receber o seguro verifique se as coberturas e os valores dos capitais segurados são os que você contratou, para não haver dúvidas na hora do pagamento de indenização.
É aconselhado que você procure um corretor de sua confiança para contratar o seguro.

Saiba mais sobre o seguro de vida da Assegurou e garanta mais proteção e tranquilidade para sua família.

Por Assegurou.