6 dicas para viajar de carro

viajar de carro

Viajar de carro pode representar menos problemas com bagagens perdidas e extraviadas ou com atrasos e voo cancelados. Pegar estrada com seu próprio carro representa aconchego e maior liberdade em relação aos horários e paradas, tornando-se sinônimo de liberdade.

Mas, antes cair na estrada e viajar de carro é necessário fazer um bom planejamento e organizar tudo com antecedência. Lembre-se que serão horas naquele espaço, portanto, prepare-se. Dessa forma, não haverá gastos desnecessários ou situações que poderiam ter sido evitadas..

Revisão em dia

Se você não tem o hábito de fazer revisão no seu carro, é importante levá-lo ao mecânico com 15 dias de antecedência da viagem. Esse período é necessário para que, se for necessário fazer algum reparo, haverá tempo suficiente para consertos e testes.

Antes de viajar, cheque o nível de gasolina. Atentar-se a isso é importante porque, dependendo do trajeto, pode ser difícil encontrar um posto de gasolina. Confira se os faróis e freios estão funcionando bem.

Seguro para automóveis

Ao se planejar para uma viagem de carro, contrate um seguro para automóveis. Em caso de acidentes o seguro garante auxílio, cobertura dos gastos e indenização para os envolvidos.

Dependendo das coberturas incluídas, o seguro para automóveis também cobre roubos ou furtos. Outra vantagem é a Carta Verde, uma cobertura opcional para o que vão viajar de carro pela América do Sul.

Descanse

Se você for viajar de carro é interessante descansar caso a viagem seja longa. Ficar muito tempo dirigindo pode ser estressante. Dirigir com sono é extremamente perigoso, pois a atenção e os reflexos ficam prejudicados. Se a viagem for feita com crianças, tente mantê-los ocupados com brincadeiras, músicas e jogos e faça paradas mais frequentes. Parar em um hotel para descansar é a melhor alternativa para fazer uma boa viagem de carro e curtir cada momento.

Rota

Antes de viajar de carro planeje uma rota que passe por cidades com mercados, hospitais para emergências e posto de gasolina. Dessa forma, caso aconteça um imprevisto, você terá um local apropriado para solucionar os problemas.

Para ter uma noção de quanto tempo a viagem vai durar, utilize o Google Maps ou compre um GPS. Insira o ponto de partida e chegada e estude os trajetos. Pesquisar informações em fóruns também ajuda no planejamento da viagem.

Seja prático!

Evite levar excesso de bagagens ou seja coisas desnecessárias. Fica muito mais complicado encontrar o que você realmente precisa no meio de milhares de utensílios irrelevantes que apenas ocupam espaço. Afinal, quando você visita uma cidade, normalmente faz compras e traz presentes para amigos e família, por isso é interessante deixar um bom espaço no carro.

Outra vantagem de levar somente o necessário é que as pessoas que estão no carro terão mais espaço, portanto, ficarão mais confortáveis.

Viajar com o pet

Se você vai viajar de carro e os pets também vão, providencie a caixa de transporte adequada para ele. O animal deve ficar confortável e seguro, para a segurança dele e também do motorista. Lembre-se que o seu amigão de 4 patas tem necessidades como todo ser vivo.

Caso seja a primeira viagem de carro dele, é preciso fazer um treinamento com dias de antecedência para que ele se acostume com o movimento, os sons e o ambiente dentro do carro. Os pets precisam ficar confortáveis dentro do automóvel, assim não haverá choro ou irritação.

Para quem se preocupa com os problemas do dia a dia do seu cão, um serviço ideal é o seguro pet. Confira os planos e coberturas disponíveis para viajar tranquilo, caso aconteça uma emergência durante a viagem.