10 fatores que interferem no valor do seguro auto

Quando pensamos no seguro do nosso carro vem sempre uma pergunta em mente: por que o seguro do meu carro é mais caro do que o do meu vizinho se os modelos são iguais?

O processo de precificação de um seguro auto foi evoluindo ao longo das últimas décadas. Agora, duas pessoas da mesma idade e sexo, proprietárias de veículos do mesmo modelo e ano, podem pagar valores bem diferentes nos seguros dos seus carros.

Essa inteligência se baseia no que chamamos de hábitos e perfis: uma verdadeira combinação de fatores. Esses fatores refletem no cálculo do preço gerando uma tabela bem complexa e muito personalizada, refletindo o risco que o veículo se expõe 24 horas por dia.

Portanto, cabe uma dica valiosa: nunca omita alguma informação, pois quando precisar acionar o seguro, dependendo do que foi omitido, a seguradora pode recusar o pagamento.

Confira abaixo os motivos influenciam no valor do seguro do seu carro:

1- O Gênero do segurado

As mulheres ainda pagam menos que os homens, pois são consideradas mais cuidadosas no trânsito e estão menos expostas a acidentes. Esse cenário vem mudando ao longo dos anos, mas elas ainda estão em vantagem.

2- Idade

Os jovens levam desvantagem, com seguros mais caros. A faixa etária entre 18 e 25 anos é considerada inexperiente. A partir dos 26 anos a tendência é de queda nos valores.

3- Estado Civil

Os casados levam vantagem. Algumas seguradoras privilegiam valores menores para quem já constituiu uma família. A ideia está ligada a um modo de vida mais regrado e menos exposto à riscos.

4- Família

Se algum integrante da família tiver o hábito de usar o carro deve ser destacado no perfil do condutor, pois se acontecer alguma ocorrência com outra pessoa conduzindo o veículo, a seguradora já foi informada no momento da contratação do seguro.


5- Endereço de casa

Existem estudos de mercado que revelam quais as regiões mais suscetíveis a roubo de carros. Por esse motivo, a região onde se mora reflete diretamente no risco que o veículo está exposto a ações criminosas.

6- Endereço do trabalho

Outro ponto importante é o uso do carro durante o trabalho. Aqui vale o quanto o carro é usado e em quais regiões transita durante o dia.

7- Garagem

Ter um local para estacionar no trabalho ou pernoitar o veículo é outro fator relevante no custo do seguro.

8- Histórico de infrações

Infrações, colisões e outras ocorrências são responsáveis por avaliar os hábitos do condutor. Esses aspectos, quando baixos, podem gerar bônus na contratação do seguro.

9- Modelo do carro

Existem os carros mais preferidos dos criminosos que engordam as estatísticas de riscos das seguradoras. Portanto, ao escolher um modelo, fique antes de olho nos números.

10- Valor do veículo

Por natureza, o valor do bem está intimamente relacionado ao valor do seguro, levando-se em conta ainda um estudo de todas as variáveis citadas acima.

Nunca dispense a assessoria de quem entende na contratação do seu seguro auto. Pesquise e escolha uma corretora que possa lhe fornecer o melhor seguro, na melhor relação custo-benefício. Clique no botão abaixo tenha a melhor opção do mercado.

Post a Comment