melhor seguro de vida

Melhor Seguro de Vida: o que não pode faltar? Entenda tudo!

14 de nov 2022 Postado por: em Seguro de Vida

Ter um seguro de vida significa usufruir de um amparo financeiro para o segurado e sua família, nos momentos de maior dificuldade. Isso inclui casos de morte, mas também doenças, invalidez e outros cenários. 

Entretanto, muitos brasileiros ainda não conhecem a importância desse serviço, como ele funciona ou como escolher o melhor seguro de vida. 

Nesse sentido, para responder essas questões, resolvemos criar o conteúdo a seguir. Confira nosso guia completo sobre seguros de vida e tire todas as suas dúvidas antes de contratar! 

O que é seguro de vida?

Antes de decidir qual o melhor seguro de vida para você, é importante entender bem o que é essa proteção. 

Trata-se de um seguro pessoal, que oferece amparo financeiro por meio de uma indenização aos seus segurados/beneficiários em caso de morte ou doença terminal ou invalidez — total ou parcial.

Um segurado é o titular da apólice (aquele que possui a proteção de saúde e de vida), enquanto que os beneficiários são as pessoas escolhidas pelo segurado para receber a indenização, em caso de sua morte.

Essa é a proteção básica dos seguros de vida. Atualmente, a maioria das seguradoras oferecem outras coberturas em seus pacotes de serviços — assistência funeral, acompanhamento psicológico, diárias hospitalares etc. 

Assim, o segurado pode personalizar sua apólice de acordo com suas necessidades. 

Como funciona um seguro de vida?

Para explicar de forma prática, um seguro de vida funciona da seguinte maneira:

  • o interessado realiza uma simulação no portal da seguradora, ou entra em contato diretamente com a empresa, com base em suas necessidades e orçamento disponível;
  • realiza a contratação após concordar com os termos da apólice, que especificam os detalhes da cobertura e regra do seguro;
  • para obter a indenização do seguro, é preciso pagar um valor mensal ou anual à seguradora. O valor a ser pago varia conforme o perfil de risco do titular e da cobertura escolhida.

Caso uma das situações para as quais o titular solicitou a cobertura aconteça, ele poderá acionar o seguro; ou seja, pedir a indenização. 

Já no caso de morte ou invalidez, os beneficiários são quem devem acionar o seguro, dependendo da gravidade da ocorrência. 

É importante destacar que diversos aspectos de um seguro de vida mudam conforme a empresa — regra, termos de contratação, cobertura e outros. 

Algumas seguradoras permitem incluir coberturas adicionais e outras não, por exemplo. Outras podem exigir documentos extras para fechar a contratação. 

Também vale lembrar que as apólices possuem uma data de validade. Passado esse período, o segurado pode escolher renovar a proteção ou não. 

Melhor seguro de vida: o que não pode faltar?

Melhor seguro de vida: o que não pode faltar

Conforme explicamos acima, um seguro de vida é um dos tipos de seguro existentes no mercado. 

É uma proteção contra eventualidades que podem ou não acontecer com você. Caso aconteçam, você ou seus beneficiários recebem uma indenização. 

Um bom seguro de vida deve contar com a proteção básica contra morte, seja por causas naturais ou acidentais. 

Nesse aspecto, quando o titular morre, seus beneficiários recebem o valor da cobertura. Outras coberturas que podem constar no contrato de seguro, são:

  • Invalidez permanente por acidente majorada;
  • Invalidez permanente ou total por acidente;
  • Auxílio-funeral;
  • Assistência funeral;
  • Diárias por incapacidade temporária;
  • Invalidez funcional e laborativa permanente total por doença;
  • Despesas médico-hospitalares e odontológicas;
  • Antecipação por doença terminal.

Coberturas obrigatórias

Segundo o que é estabelecido pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), um seguro de vida deve cumprir com algumas determinações sem as quais a seguradora fica impedida de comercializar o plano. 

Assim, todas as proteções devem conter, pelo menos, a cobertura obrigatória.

Morte por causas naturais ou acidentais

Em um seguro de vida de qualidade, a cobertura que precisa estar obrigatoriamente em qualquer plano comercializado é a por morte de causas naturais ou acidentais. 

Na prática, assim que o seguro for contratado, essa cobertura terá que fazer parte da apólice imediatamente. 

Na cobertura de morte, é garantida a indenização aos beneficiários que o titular incluiu em seu contrato, no caso de seu falecimento — baseado em seu capital segurado. 

Trata-se de uma segurança para a família, principalmente se o falecido era o provedor. Com essa proteção, os beneficiários poderão ter mais estabilidade e se planejar após a perda difícil.

Mortes derivadas de doença, como  câncer, pneumonia, coronavírus e outras, estão previstas na cobertura por morte natural. 

Na cobertura por morte acidental, estão previstos os eventos únicos, violentos e involuntários, como acidentes de carro e aéreo.

Coberturas adicionais do seguro de vida

Coberturas adicionais do seguro de vida

As coberturas adicionais são contratadas à parte, seguindo as necessidades do segurado. Costumam ser bem específicas, já que são desenvolvidas para suprir alguma necessidade especial do segurado. 

Dessa forma, o titular pode contratar as coberturas adicionais com base em seu dia a dia, considerando riscos que podem ser comuns para ele. Confira as coberturas a seguir. 

Invalidez permanente por acidente majorada

Para contratar o melhor seguro de vida, é indispensável conhecer as coberturas adicionais do seu plano. 

No caso da cobertura por acidente majorada, garante que o titular receba 100% da indenização, caso algum acidente o impeça de exercer sua atividade profissional.

Nesse tipo de cobertura, há uma tabela que determina um percentual para a indenização ao segurado, conforme o tipo de função do corpo prejuicada pelo acidente. 

Com a majoração, o titular informa sua profissão e define quais membros ele deve ser indenizado em caso de não poder mais utilizá-los. 

Invalidez permanente ou total por acidente

Outra cobertura frequentemente adicionada ao seguro de vida é a IPTA (Invalidez Permanente Total por Acidente). 

Ela cobre o segurado no caso de acidentes que geram danos a partes vitais de seu corpo, como pernas e braços, causando paraplegia ou tetraplegia sem reversão. Nesse cenário, há uma invalidez permanente total. 

Vale destacar que essa invalidez permanente deve ser comprovada por declaração médica, assim que o segurado receber alta. Somente com esse documento, a seguradora realizará opagamento da indenização. 

O valor da cobertura é proporcional à lesão, podendo chegar ao limite contido na apólice. 

Auxílio-funeral

Na escolha do melhor seguro de vida, talvez seja interessante adicionar a assistência funeral em sua apólice. 

Essa cobertura garantirá o reembolso às despesas referentes ao funeral do segurado, caso ele faleça durante a vigência do seguro. 

Dessa maneira, a seguradora realizará o ressarcimento dos custos com o sepultamento e com a cerimônia, de acordo com os termos da apólice. 

No contrato, também estará definido a quem o valor será pago. Caso um terceiro venha a custear essas despesas, a família poderá indicar o nome dele para a seguradora. 

Assistência funeral

Na cobertura de assistência funeral individual, o titular adiciona a cobertura da prestação de serviços funerários em caso de morte ou de um membro da família. 

Assim, os beneficiários podem acionar a seguradora para custear o velório, a emissão de documentos, urna funerária e outros serviços, que mudam conforme a apólice. 

Coberturas adicionais do seguro de vida em casos de doença

Ainda sobre as cobertura adicionais, existe uma subcategoria que envolve todas as coberturas referentes a danos causados por doenças. Conheça os detalhes a seguir. 

Diárias por incapacidade temporária

Seu melhor seguro de vida precisa conter todas as coberturas para garantir a proteção da sua família. Com as diárias por incapacidade temporária, profissionais liberais conseguem ter uma proteção extra. 

No caso de algum acidente ou surgimento de doença, a seguradora realizará o ressarcimento das diárias pelas quais o trabalhador não conseguiu cumprir, alinhado com seus ganhos. 

Despesas médico-hospitalares e odontológicas

Na cobertura DMHO, você pode adicioná-la à sua apólice para cobrir tratamentos médicos ou odontológicos derivados de acidentes — desde que estejam listados em seu contrato. 

Para que esse reembolso seja feito, é obrigatório apresentar as notas fiscais que comprovem o valor gasto. O segurado pode selecionar o profissional que desejar, se estiver dentro do valor previsto. 

Antecipação por doença terminal

Na comprovação da existência de uma doença terminal do segurado, existe a possibilidade de antecipar a indenização por morte. 

Nos termos de uma apólice de seguro de vida, estão listados os pacientes terminais, aqueles que já esgotaram todos os recursos terapêuticos disponíveis e, mesmo assim, ainda apresentam um estado grave, sem possibilidade de recuperação. 

Além disso, é imprescindível haver um prazo máximo de expectativa de morte, em até 6 meses da data do diagnóstico. 

Planos disponíveis em um seguro de vida

Um seguro de vida ainda pode oferecer inúmeros planos na contratação. Os principais são:

  • seguro acidente pessoal: plano voltado para quando o titular sofrer um acidente fora do trabalho. Pode ser uma situação que o deixe permanentemente incapacitado ou que leve ao falecimento. Com esse plano, a família não fica desamparada;
  • seguro acidente individual: plano voltado inteiramente para proteger o segurado de forma individual. Caso ele sofra um acidente com a família, por exemplo, somente ele ficará protegido pela apólice. Opção ideal para solteiros;
  • seguro acidente familiar: plano voltado para proteger toda a família de acidentes. Essa proteção cobre o titular, cônjuge e filhos.

O que analisar para escolher o melhor seguro de vida?

O que analisar para escolher o melhor seguro de vida

Seja para proteger seus entes queridos, ou manter a qualidade de vida em caso de algum acidente, contratar um seguro de vida é uma ótima decisão, que trará mais segurança para seu dia a dia. 

Mas, o que considerar na hora de escolher o melhor seguro de vida? Veja no que pensar abaixo. 

1. Analise suas necessidades

O melhor seguro de vida vai ser aquele que se adequa aos objetivos e condições do titular. Nesse sentido, considere dois cenários antes de tomar uma decisão:

  • esteja prestes a começar uma família: aqui, o seguro é altamente necessário. Em casos de imprevistos, os filhos contarão com a indenização do seguro até atingirem a maioridade. Verifique se o valor do benefícios suprirá as necessidades;
  • já tenha um padrão de vida estável: filhos crescidos ou mesmo sem filhos, um seguro te ajuda a manter seu padrão de vida em caso de acidentes. Também ajuda a isentar familiares em caso de falecimento. 

2. Escolha uma seguradora confiável com experiência de mercado

Opte por seguradoras com experiência de mercado e com condições transparentes. Antes de assinar qualquer documento, verifique se a apólice contém todas as informações sobre seu contrato detalhadas e sem pegadinhas. 

Uma dica para não errar nessa seleção é consultar o histórico da empresa na Internet. Pesquise a forma como clientes antigos foram tratados, busque por relatos e avaliações de consumidores online. 

Tudo isso é fundamental para se certificar de que está fechando negócio com uma empresa séria e comprometida com o bem-estar de seus clientes. 

Na Assegurou você encontra o melhor seguro de vida para você e sua família!

Encontre o seguro de vida ideal com a Assegurou!

Encontre o seguro de vida ideal com a Assegurou

Na Assegurou, você consegue a proteção e cuidados necessários para você e todos que você ama!

Com o Seguro de Vida Assegurou, você terá total cobertura para as mais diversas situações: seja por morte, invalidez permanente, despesas médico-hospitalares e odontológicas, assistência funeral, antecipação especial e outros.  

Basta simular sua apólice diretamente no site para conferir as facilidades!

Conclusão

Viu como é possível contratar o melhor seguro de vida sem dificuldades? Antes de tomar uma decisão, analise suas necessidades para entender quais coberturas são importantes para seu estilo de vida. 

Determine com antecedência as condições sobre pagamento, valores a serem recebidos, prêmio dos beneficiários e outros aspectos. Tenha em mente que uma seguradora de credibilidade faz toda a diferença nesse processo. 

Contratar um seguro significa firmar uma relação de longo prazo com a empresa. Por isso, ela deve ser bem estruturada e bem conceituada no mercado. Então, para acertar na escolha, confira as facilidades da Assegurou!

Posts relacionados
Seguro Automóvel
mecânico verificando catalisador automotivo
Catalisador automotivo: O que é, como funciona e para que serve
Postado por:

Bem-vindo à nossa discussão completa sobre o catalisador automotivo. Se você já se perguntou o que é um catalisador, como ele funciona e qual o seu propósito no seu veículo, você veio ao lugar certo.  Vamos desvendar os detalhes por trás desta peça crucial do sistema de escape do seu carro. Além disso, vamos te…

Seguro Automóvel
Vou viajar, preciso de um seguro de carro? Confira aqui!
Postado por:

Conheça os benefícios da contratação de um seguro de carro e saiba se há a necessidade de adquirir um para a sua viagem! Há vários ótimos destinos de viagem pelo Brasil que podem ser feitos de carro, mas antes de pegar a estrada, é preciso planejar alguns aspectos do passeio, como estimar o quanto será…

Seguro Automóvel
pessoa segurando no volante do carro
Tudo sobre carro adaptado para PCD: Guia completo
Postado por:

Você já imaginou como seria incrível ter a liberdade de se locomover com facilidade e independência, mesmo sendo cadeirante? Os carros adaptados para cadeirantes são a resposta para essa realidade. Neste guia completo, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre carros adaptados para cadeirantes e PCD (Pessoas com Deficiência), desde os tipos de…

Cadastre-se e receba nossas novidades!