Seguro de carro novo x seguro de carro usado: existe diferença?

Quando falamos em seguro de automóveis surgem diversas questões. A única certeza é que independente do valor do carro, o seguro é indispensável. Por isso, saber exatamente os fatores que influenciam para as diversificações é o primeiro passo a ser tomado.

Mas, será que é melhor avaliar o seguro antes ou depois da compra? É sempre importante cotar os valores antes da compra, pois existe diferenças de preço para carros novos e usados. Isso mesmo! Fatores como quilometragem rodada e o tempo de uso do veículo influenciam diretamente no valor do seguro.

Então, se você estava com dúvida em que tipo de veículo investir, vamos te ajudar!

O seguro de carro novo é mais barato que o de carro usado ou semi-novo?

O seguro de carro novo pode ser, relativamente, mais barato do que o seguro de carro usado. Isso acontece, na maioria das vezes, porque existem fatores importantes que são considerados na hora de estabelecer o valor do seguro que, no geral, favorecem os carros novos.

O seguro de carro novo encarece em número absoluto, pois no seguro de carro novo o valor do veículo pode ser maior. Porém, as taxas de precificação são melhores do que as do carro usado. Com isso, o novo, será proporcionalmente mais barato do que o seguro do usado. Pois, uma importância segurada maior, sempre terá taxas menores. Outros pontos que influenciam no preço são:

1- A probabilidade de ocorrências de furtos ou roubos é menor

Um dos fatores que contribui para a redução do valor final do seguro é a probabilidade de ocorrência de furtos ou roubo. Em caso de carros novos ela diminui consideravelmente, o que impacta no valor reduzido do seguro desses veículos. Mas porque carros novos têm menos chances de roubo? Como eles são novidade no mercado, existem menos exemplares circulando nas ruas. Com isso, eles chamam menos atenção, o que gera um menor número de ocorrências.

2- Como o veículo é novo, a chance de apresentar problemas mecânicos é (esperamos!) menor

No geral, os carros novos têm uma probabilidade menor de apresentar defeitos e outros problemas, pois tem um menor tempo de uso e recente fabricação. Com isso, o prêmio poderá ser reduzido o que barateia o valor do seguro.

3- Alguns veículos novos têm menos problemas de reposição de peças originais

O valor do prêmio do seguro, valor pago para a sua contratação, varia de acordo com o valor de mercado do carro. Com isso, o preço de reposição das peças, valor do conserto, reposição do carro, dentre outros, influenciam no valor final do seguro.

4- É nula a chance de complicadores que podem encarecer o seguro ou até inviabilizá-lo

Situações como chassi remarcado ou carro proveniente de leilão encarecem o valor do seguro. Para os carros novos esses problemas são inexistentes, o que anula a probabilidade de encarecer ou inviabilizar o seguro.

Então, o seguro de carro usado é mais caro?

No geral o valor do seguro do carro usado é mais elevado. Mas, a precificação vai depender do preço e disponibilidade das peças no mercado e manutenção do veículo.

Agora que você já sabe as diferenças já pode escolher o seu veículo!

Post a Comment