calcular seguro auto

Calcular seguro auto: entenda como é feito

17 de fev 2022

Que o seguro auto é importante, você já sabe, não é? Mas, como é possível calcular seguro auto e entender todos os custos por trás desse produto? 

É muito comum ver pessoas interessadas em saber o que significa, de fato, um seguro auto, mas se sentirem perdidas diante de tantas informações.

Então, resta a dúvida: onde descobrir como calcular seguro auto e quais os valores médios desse produto no mercado?

A resposta é simples: continuando aqui mesmo, neste artigo. Hoje, a equipe Assegurou vai te explicar como funciona e como calcular seguro auto! Confira!

O que é o Seguro Auto? 

O seguro auto, também chamado de seguro automotivo ou seguro de carro, nada mais é do que um contrato feito entre você, interessado, e a seguradora. 

Com ele, caso seu automóvel sofra algum dano, a seguradora pode restituir ou cobrir. Tudo depende de qual é o contrato firmado e as cláusulas presentes nele. 

Existem duas modalidades de seguro auto disponíveis no mercado brasileiro: o seguro obrigatório, também chamado de Seguro DPVAT e o seguro facultativo. 

No caso do primeiro, chamado de seguro para Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), ele é cobrado em formato de imposto, incluso no IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), também obrigatório e anual.

Sobre o seguro auto facultativo, ele pode ser contratado diretamente em seguradoras e conta com uma diversidade de modelos, coberturas e cláusulas.

É importante ressaltar que existe uma possibilidade imensa de personalização durante a contratação dessa modalidade de seguros. 

Afinal, são várias as coberturas, também chamadas de apólices, incluídas no seguro, que podem ser úteis ou não conforme a sua realidade. 

A importância de ter um Seguro Auto

importância do seguro auto

Um seguro auto é essencial para garantir a sua segurança material, jurídica e até mesmo moral. 

Afinal, além dos danos físicos que o seu automóvel está sujeito, pode acontecer de você se envolver em um acidente e ter que arcar com as responsabilidades — ainda mais se existirem vítimas. 

Nesse aspecto, o seguro auto pode ser seu aliado — desde que as regras e burocracias sejam cumpridas e você esteja 100% ciente delas. 

O essencial é entender que o seguro auto está a serviço da sua segurança e da segurança do seu automóvel, já que as principais seguros envolvem:

  • cobertura para danos ao veículo, como no caso de desastres naturais, incêndio, roubo e furto;
  • cobertura de indenização integral ou parcial, que ocorre quando há perda total do automóvel ou necessidade de reparos intensivos;
  • e a cobertura para danos a terceiros, que acontece quando você e seu automóvel se envolvem em acidentes, e acabam causando danos materiais e morais às vítimas.

Entender esses pontos e como o seguro auto se encaixa e pode ser ativado é imprescindível antes mesmo que você contrate, de fato. 

Como é calculado o valor do Seguro Auto? 

O seguro auto é calculado com base em 4 pilares fundamentais: o modelo do veículo que será coberto, o perfil do motorista, a região de circulação e as coberturas inclusas. 

Esses 4 direcionamentos determinarão o preço e as especificações usadas para calcular seguro auto. Confira cada uma delas a seguir. 

Modelo do veículo

O modelo do veículo é considerado conforme o seu ano de fabricação e preço de mercado. Afinal, uma Ferrari 488 Pista 2019 atrai muito mais olhares mal intencionados do que um Chevrolet Celta 2000, não acha?

Quanto mais novo e mais caro o carro, mais intensivo e bem direcionado precisa ser o seguro. Afinal, é um bem valioso demais para ficar exposto sem proteção. 

Perfil do motorista

O perfil do motorista também é considerado ao formular o seu seguro. Seu sexo, idade e tempo de “direção”, desde que emitiu sua CNH, infuenciam muito! 

Segundo estatísticas, mulheres e pessoas de meia idade tendem a ser mais cautelosas ao dirigir e, por isso, adquirem seguros por preços mais baixos do que o tradicional. 

Do mesmo modo, os jovens na faixa etária de 18 a 24 anos têm seus seguros mais caros, já que, segundo dados, são os que mais causam acidentes de trânsito. 

Por incrível que pareça, as pessoas casadas também conseguem preços mais em conta se comparado às solteiras, já que a última classe tende a ter uma vida mais corrida e dirigir com mais frequência e, às vezes, menos cautela. 

Região de circulação

A região de circulação também influencia muito! É através da análise do seu bairro residencial, seu percurso de trabalho e os locais que você mais frequenta, que é possível analisar a média de acidentes e roubo na região.

Assim, dependendo desses resultados, é necessário um seguro mais completo ou mais simples, considerando que quanto mais perigoso o local, mais caro o seguro. 

Coberturas

Por fim, as coberturas presentes no seguro são as que mais influenciam no cálculo final do seu seguro auto. 

Como você já viu mais acima, existem 3 tipos de coberturas principais envolvendo os danos ao veículo, os danos a terceiros, em casos de acidentes com vítimas, e a indenização total, para casos de perda total do automóvel. 

Todas essas questões influenciam no valor final do seguro auto. 

Qual o valor de um Seguro Auto?

A verdade é que o valor do seguro auto depende muito de todas as variáveis citadas acima. Porém, conforme pesquisas, o preço pode variar de R$1200,00 a R$3500,00, conforme o modelo do veículo, coberturas e afins. 

Mas, lembre-se: esses valores são apenas médias de mercado, não são engessados ou imutáveis — muito pelo contrário, podem variar conforme a instituição e as condições nacionais. 

Como cotar um Seguro Auto?

cotar seguro auto

Para cotar o seu seguro auto, basta entrar em contato com alguma seguradora de sua confiança. A melhor opção, porém, continua sendo a Assegurou! 

Aqui na Assegurou, existe a opção de cotar seu seguro auto de forma 100% online ou conversar com um consultor especializado, que está disponível para te ajudar durante o processo com o máximo de profissionalismo e comprometimento. 

Para os seguros auto, oferecemos ainda 3 planos totalmente vantajosos, que podem se adaptar conforme suas necessidades. Eles são:

  • Assegurou Auto Essencial, que conta com coberturas como roubo e furto e assistência 24 horas que vão facilitar a sua vida (com a opção de contratação 100% online);
  • Assegurou Auto Certo, onde além das coberturas de roubo e furto e assistência 24 horas, você ainda fica coberto em caso de colisão e danos a terceiros (consulte um especialista);
  • e Assegurou Auto Total, em que todos os benefícios do seguro auto essencial e auto certo com coberturas adicionais, como: Carro reserva, vidros, danos morais, franquia reduzida, entre outros (consulte nosso especialista!).

Para entender melhor como cada um desses modelos funciona e como calcular seguro auto para você, basta acessar o site da Assegurou e conferir todas as informações!

Conheça mais sobre o seguro auto da Assegurou!

Conclusão

Entender como calcular seguro auto é muito simples, não acha? Basta ter em mãos as informações corretas e as melhores fontes de informações. 

Se você gosta de entender mais sobre o incrível universo dos seguros, sejam eles automotivos, planos de saúde e seguros de vida, residenciais ou outros, vale a pena conferir o Blog Assegurou

Nele, compartilhamos conteúdos super interessantes e importantes sobre seguros para eletrônicos, documentos e consórcios. Acesse e aproveite!

, ,
Posts relacionados
Seguro Automóvel
acionar seguro auto
Entenda como funciona o seguro auto 
Postado por:

Você que tem um carro, precisa entender como funciona o seguro auto, pois é uma despesa que precisa constar no seu orçamento. Apesar de não ser obrigatório como um imposto, é essencial contar com essa proteção, ainda mais atualmente, que os índices de roubo e furto estão nas alturas. É mais necessário ainda se o […]

Seguro de Vida
contratar seguro de vida
Como fazer seguro de vida? Tudo o que você precisa saber
Postado por:

Se você está em dúvida de como fazer seguro de vida, você está prestes a aumentar nossa porcentagem de que apenas 19% dos brasileiros possuem esse benefício. O dado foi levantado a partir de um estudo da Universidade de Oxford e costuma assustar por ser tão baixo. Afinal, esse tipo de seguro pode cobrir especialmente […]

Seguro Automóvel
O que muda com a nova lei de trânsito?
Postado por:

Além do texto elaborado pelo governo para a mudança em algumas leis de trânsito, houve diversas emendas elaboradas pelos senadores e pelos deputados brasileiros que realizaram algumas alterações a mais. Dentre as principais mudanças com a nova lei de trânsito estão a alteração do limite de pontuação da CNH, a validade da CNH, a alteração […]

Cadastre-se e receba nossas novidades!