Cores do semáforo: quais são e qual a ordem correta?

20 de jun 2024 Postado por: em Seguro Automóvel

As cores do semáforo são globalmente conhecidas, sendo elas verde, amarelo e vermelho. A cor verde significa que o motorista pode seguir tranquilamente. O amarelo, por sua vez, indica que o motorista deve diminuir a velocidade e se preparar para parar pois o sinal logo mudará para vermelho. 

O sinal vermelho significa que o motorista deve parar e esperar até ficar verde novamente. Já a ordem em que elas aparecem é a seguinte:
1. Verde → Amarelo → Vermelho;
2. Vermelho → Verde. 

O que é um semáforo?

Em quase todos os lugares do mundo existe uma “linguagem” onde todos vão saber falar igualmente: as cores do semáforo. Um semáforo nada mais é do que um equipamento de sinalização luminosa usado para organizar o fluxo de veículos e pedestres nas ruas. 

Desde a infância somos ensinados que devemos parar quando o sinal está vermelho, prestar atenção no amarelo, e seguir adiante no verde. Quando se trata das cores do semáforo para pedestres, a lógica também é a mesma. Basta ficar de olho nas cores dos bonecos. 

Quando estiver vermelho, o cidadão deve esperar na faixa de pedestres e quando estiver verde o pedestre pode atravessar na faixa. O amarelo serve também para preparar o pedestre para atravessar quando o sinal ficar verde.  

Para que serve um semáforo?

O semáforo serve para controlar o fluxo de tráfego de veículos e pedestres nas ruas. Ele foi criado para garantir a segurança e eficiência do trânsito, prevenir acidentes e facilitar o movimento de todos os usuários da via. 

Além disso, a organização das cores do semáforo evita colisões em cruzamentos, controla quais veículos podem avançar e quais devem parar e diminuir o risco de atropelamentos e acidentes.

O semáforo também facilita a prevenção de comportamentos perigosos no trânsito, uma vez que suas cores estão lá para controlar a fluidez nas vias.  

Qual a importância de obedecer as cores do semáforo?

Obedecer às cores do semáforo é de extrema importância para garantir a segurança e eficiência do trânsito. Seguir aos sinais de trânsito é uma obrigação legal e moral de todos os motoristas, pois contribui também para um ambiente de tráfego livre de acidentes. 

Desrespeitar as luzes do semáforo pode acarretar em multas, pontos na carteira de motorista e outros tipos de penalidades. 

Sendo assim, obedecer às cores do semáforo é um ato fundamental para garantir a segurança não só individual como também coletiva e manter ordem nas ruas. Vale ressaltar que essas mesmas regras também servem para quem possui carro automático

Quais são as cores do semáforo?

Geralmente, os semáforos possuem três círculos com cores diferentes: vermelho, amarelo e verde. Cada uma possui um significado diferente e é utilizado como instrução. As cores funcionam da mesma maneira, seja para motoristas ou pedestres. 

A única alteração na regra é que os pedestres devem seguir as cores dos bonequinhos e os motoristas as cores dos círculos. 

Vermelho

A escolha das três cores para o semáforo não foi por acaso, os criadores do equipamento se basearam nos princípios da Teoria das Cores. A cor vermelha é representada na natureza, não só por seres humanos como por diversos animais também, como a cor do perigo. 

Por isso, ela foi escolhida para representar o significado que impede a movimentação dos veículos. Curiosamente, entre as três cores, o vermelho é uma das cores mais antigas utilizadas como sinalização de trânsito.  

Amarelo

Por ser totalmente diferente das outras cores, o amarelo foi escolhido por conseguir transmitir uma sensação imediata a quem estiver olhando para o semáforo. Já que ela indica atenção, a escolha foi perfeita. 

O inventor do semáforo automático com as três cores que conhecemos até hoje, Willian Potts, acrescentou a cor amarela para indicar “Cuidado!”, pois percebeu que ao passar do verde para o vermelho não havia tempo suficiente para “frear”.  

Verde

A cor verde foi escolhida para indicar o oposto do vermelho, ela é usada pois apresenta maior contraste no espectro das cores. 

Por indicar otimismo, já que significa que o trânsito está livre e o veículo pode seguir adiante, o verde se destaca positivamente entre as outras cores do semáforo.  

Qual a ordem correta das cores do semáforo?

As cores do semáforo possuem uma ordem correta que geralmente é apresentada da seguinte maneira:
1. Verde, amarelo, vermelho;
2. Vermelho, verde. 

De cima para baixo (em um semáforo vertical)

Geralmente utilizado em muitos cruzamentos, um semáforo vertical funciona através de uma sequência de luzes apresentadas de maneira vertical, cada uma possui um lugar fixo e são apresentadas de cima para baixo. 

A ordem das cores desse tipo de semáforo auxilia pessoas daltônicas, isto é, quem não consegue diferenciar com tanta clareza as cores. Para distinguir uma cor da outra, elas seguem os comandos através da sua ordem. 

A cor vermelha, que indica pare, fica posicionada na parte superior do semáforo. Vale ressaltar que a ordem é de cima para baixo.

Já a cor amarela, que indica atenção, fica no meio. Uma vez que esse sinal é intermediador, sua colocação no meio é autoexplicativa. 

E por último, mas não menos importante, a cor verde, que indica siga em frente, aparece na parte inferior do sinal. 

Da esquerda para a direita (em um semáforo horizontal)

Um sinal horizontal funciona quase da mesma maneira do vertical. Porém, as cores do semáforo são apresentadas horizontalmente. 

Esse tipo de sinalização é comum em algumas regiões e possui a mesma finalidade da vertical: regularizar o fluxo de tráfego de veículos e pedestres e garantir a segurança da população. A distribuição e a sequência das luzes nesse tipo de semáforo seguem um padrão bem fácil de ser compreendido. 

A cor vermelha, que indica que os motoristas e pedestres devem parar completamente, se posiciona à esquerda. Vale lembrar que as luzes aparecem da esquerda para a direita.  

Já o amarelo, que sinaliza que a cor do semáforo está prestes a mudar, aparece no centro. 

O verde, por sua vez, aparece à direita. A cor autoriza os motoristas e pedestres a avançarem e indica que é seguro atravessar a rua dentro da faixa. 

Significado das cores do semáforo para pedestres

Além do semáforo para os automóveis que percorrem as vias, também existe o semáforo de pedestres, que serve para controlar a movimentação das pessoas nas faixas de pedestres e indicar quando é seguro atravessar a rua ou não. 

Geralmente, as cores do semáforo para pedestres costumam ser apenas duas: verde e vermelho.  

Vermelho para pedestres

O sinal vermelho no semáforo para pedestres também indica pare. Ele indica que os pedestres não devem atravessar a rua pois o tráfego de veículos está liberado ou prestes a ser liberado. Ele pode aparecer com uma figura de um pedestre parado ou com uma mão levantada. 

Verde para pedestres

Já o sinal verde significa que o pedestre pode atravessar na faixa. A luz verde indica que o tráfego de veículos está interrompido e que a travessia pode ocorrer de forma segura. Geralmente, é representado por uma figura de um pedestre andando.  

Variações e semáforos especiais

Além dos semáforos convencionais que foram citados anteriormente, existe uma variação de semáforos que são adaptados para diferentes situações e necessidades específicas de tráfego, dependendo do local. 

Eles são projetados para melhorar a segurança e a eficiência do trânsito em determinados contextos.  

Semáforos com setas

Os semáforos com setas são uma variação dos semáforos convencionais. Eles foram projetados para controlar o tráfego em direções específicas, como virar à esquerda ou à direita em cruzamentos. 

Esse tipo de semáforo é especialmente útil em cruzamentos complexos onde diferentes movimentos de tráfego precisam ser coordenados para garantir segurança e eficiência do trânsito. 

As cores do semáforo com setas funcionam da seguinte maneira: seta verde significa avançar, já a direção será indicada pela seta; seta amarela significa que a luz verde com seta está prestes a mudar para vermelho, indicando que os motoristas devem se preparar para parar; e a seta vermelha proíbe o movimento na direção indicada pela seta.  

Semáforos para bicicletas

Os semáforos para ciclistas são projetados especificamente para regular o fluxo de bicicletas em áreas urbanas, ciclovias e cruzamentos compartilhadas com outros tipos de tráfego. 

Eles ajudam a melhorar a segurança dos ciclistas e a organização do trânsito como um todo. Para diferenciar dos sinais para veículos e pedestres, esse tipo de semáforo geralmente conta com símbolos de bicicletas nas suas luzes. 

Quanto às cores do semáforo, a regra continua sendo a mesma dos convencionais. 

Semáforos para ônibus

Os semáforos para ônibus servem para controlar o tráfego em vias onde passam coletivos. Projetado para garantir que os ônibus operem de forma segura e eficiente em áreas congestionadas e dando-lhes prioridade quando preciso, esse tipo de sinal auxilia principalmente nas paradas em pontos designados. 

Quanto às cores do semáforo, além das padrões, o sinal para ônibus pode incluir alguma luz específica de outra cor para indicar que é preferencial para alguns tipos de ônibus avançarem.  

Conclusão

Em resumo, a regra das cores do semáforo é algo que aprendemos desde criança na escola e é quase impossível de esquecer pois está presente no nosso dia a dia sempre que saímos de casa. 

É de extrema importância que as normas, assim como todas as outras leis de trânsito, sejam cumpridas, mesmo quando você está apenas no posto de pedestre. Mais ainda vale para motoristas, pois não obedecer as sinalizações pode gerar multas e outras penalidades. 

Posts relacionados
Seguro de Vida
Seguro de vida: guia completo
Postado por:

Você já se perguntou como garantir a segurança financeira da sua família no futuro, mesmo na sua ausência? O seguro de vida é uma ferramenta poderosa de planejamento familiar que vai muito além do apoio financeiro em momentos difíceis.  Neste guia completo, vamos desvendar todos os segredos do seguro de vida: o que é, como…

Seguro Moto
pessoa entregando chave de moto
Criança na moto: descubra agora a idade permitida para isto
Postado por:

Para muitos, a ideia de colocar uma criança na moto pode causar preocupação. Mas você sabia que existe uma idade mínima permitida para isso?  Ao longo deste artigo, vamos tratar desse tema delicado e importante, não apenas para motociclistas, mas para todos que se preocupam com a segurança infantil.  Nossa abordagem englobará leis, orientações de…

Seguro Automóvel
Furto Simples
O que é Furto Simples? Saiba a diferença entre o Qualificado
Postado por:

Ao analisar as proteções que um seguro auto oferece, é importante entender se a perda do bem se enquadra como sinistro e será passível de reembolso.  Nesse contexto, você precisa aprender a diferença entre furto simples e qualificado. Infelizmente, os carros estão entre os patrimônios mais furtados no Brasil. Dessa forma, muitos motoristas buscam meios…

Cadastre-se e receba nossas novidades!