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Como dirigir um carro automático: passo a passo

12 de mar 2024 Postado por: em Seguro Automóvel

Dirigir um carro automático pode parecer um desafio se você está acostumado com um carro manual. Entretanto, o processo se torna surpreendentemente simples e intuitivo uma vez que você entenda como funciona. Neste artigo, iremos lhe fornecer um passo a passo detalhado sobre como dirigir um carro automático, facilitando a sua adaptação a este tipo de veículo.

Vamos explorar o funcionamento do câmbio automático, abordando cada componente-chave, como o conversor de torque, o sistema hidráulico ou eletrônico, as engrenagens planetárias, o módulo de controle da transmissão, e o sistema de travamento ou lock-up. 

Em seguida, passaremos pelo procedimento prático de dirigir um carro automático, desde entrar no veículo até fazer paradas e manobras. Também compartilharemos dicas práticas para uma condução eficiente e informaremos sobre erros comuns que você deve evitar. 

Portanto, se você deseja aprender a dirigir carro automático, este guia é para você. 

Funcionamento do câmbio automático

Dominar a arte de como dirigir carros automáticos pode ser um pouco intimidante no início, independente das marcas de carro, especialmente se você está acostumado a dirigir carros com câmbio manual. 

Contudo, uma vez que você entenda o funcionamento do câmbio automático, você descobrirá que é surpreendentemente fácil e pode tornar a condução muito mais relaxante.

Agora, você deve estar se perguntando: “Mas como funciona essa mágica automática?” Bem, é um processo fascinante que envolve várias partes interligadas, cada uma desempenhando uma função crucial. 

E, é exatamente isso que vamos explicar a seguir, desvendando os segredos por trás do Conversor de Torque, Sistema Hidráulico ou Eletrônico, Engrenagens Planetárias, Módulo de Controle da Transmissão (TCM) e Sistema de Travamento ou Lock-Up

Conversor de Torque

O conversor de torque é um elemento crucial na direção automática, por isso merece a nossa atenção. A sua principal função é a transferência de energia do motor para a transmissão, tornando possível a ação das marchas do carro automático. 

Mas, como isso acontece exatamente?

Basicamente, o conversor de torque funciona como uma ponte entre o motor e a transmissão. 

Por meio de um sistema complexo de fluidos e turbinas, ele permite que o motor continue funcionando mesmo quando o carro está parado. Isso possibilita, por exemplo, que você mantenha seu carro parado no farol sem que ele desligue.

Neste cenário, você pode imaginar o conversor de torque como o maestro deste concerto orquestrado entre o motor e as engrenagens. Ele controla e harmoniza o ritmo destas duas partes essenciais do sistema de direção automática.

Sistema Hidráulico ou Eletrônico

O sistema hidráulico ou eletrônico é uma parte essencial no funcionamento de um câmbio automático, assim como o balanceamento do carro. Ele é responsável por controlar a pressão do fluido que aciona as embreagens e bandas que, por sua vez, acionam as engrenagens planetárias.

Em outras palavras, ele é o maestro dessa orquestra mecânica, garantindo que tudo funcione em uníssono, permitindo que o veículo mude de marcha sem solavancos.

Engrenagens Planetárias

Entender o funcionamento de um carro automático inclui compreender o papel das engrenagens planetárias. O nome “planetárias” não é à toa. Para ilustrar, pense em nosso sistema solar. 

A sun gear (engrenagem solar) estaria no centro, com as planet gears (engrenagens planetárias) girando em torno dela, como planetas, e a ring gear (engrenagem anelar) envolvendo todo o sistema, semelhante ao anel de um planeta.

Essas engrenagens são fundamentais para a transmissão automática. Em outras palavras, elas têm o importante trabalho de transmitir a potência do motor para as rodas, permitindo que o carro se mova. 

Da mesma forma que em um câmbio manual, a engrenagem planetária ajuda a transmitir diferentes velocidades dependendo do estágio de engrenagem selecionado

No entanto, em um carro automático, todo o processo é automatizado para que você não precise trocar as marchas manualmente.

Módulo de Controle da Transmissão (TCM)

O Módulo de Controle da Transmissão (TCM) é um componente crucial quando se trata de aprender como dirigir um carro com câmbio automático. Ele atua como o cérebro do sistema de transmissão, gerenciando e coordenando todas as suas funções.

O TCM está em constante comunicação com o motor e outros sistemas do veículo. Ele recebe e interpreta informações, como a velocidade atual do carro, a posição do acelerador e a rotação do motor. 

Com base nessas informações, o TCM determina a melhor marcha para cada situação de condução, garantindo uma mudança suave e eficiente. Ou seja, é o TCM que permite que você não precise se preocupar em trocar as marchas enquanto dirige.

Entender o funcionamento do Módulo de Controle da Transmissão é um passo importante para quem está aprendendo a dirigir um carro automático. Ele é apenas um dos vários componentes que atuam em conjunto para tornar a condução do veículo automático uma experiência fácil e agradável.

Sistema de Travamento ou Lock-Up

O sistema de travamento ou lock-up é uma das partes mais cruciais na operação de um câmbio automático de um carro. Ele é projetado para melhorar a eficiência da transmissão, garantindo uma condução mais suave e eficiente. 

Para entender melhor a sua importância, imagine dirigir na estrada em alta velocidade. 

Nessas condições, o conversor de torque gera muito calor e, consequentemente, perda de energia. So, aqui entra o sistem de travamento, ou lock-up, para ajudar.

O que esse sistema faz é simples, mas incrivelmente eficiente. Ele estabelece, essencialmente, uma conexão direta entre o motor e a transmissão, semelhante ao que ocorre em um carro com transmissão manual. Isso resulta em menos calor gerado e, portanto, menos energia desperdiçada. 

Dessa forma, o sistema de travamento pode melhorar o desempenho do combustível do veículo em até 10%!

Passo a passo para dirigir um carro automático

Agora que já entendemos o funcionamento do câmbio automático, vamos abordar um tema bastante procurado por muitos motoristas que estão começando a se aventurar no mundo dos carros automáticos: o passo a passo para dirigir um carro automático com eficiência e segurança. 

Saber como dirigir um carro com câmbio automático é diferente do que dirigir carros com câmbio manual, portanto, é importante dedicar algum tempo para se familiarizar com este novo mecanismo.

Então, vamos ao passo a passo de como dirigir um carro com câmbio automático?

1. Entre no Veículo

Primeiramente, a primeira etapa para dirigir um carro automático é entrar no veículo. Parece simples, e realmente é, mas existem alguns detalhes que você precisa prestar atenção para garantir sua segurança e do veículo.

Ao se aproximar do carro, é essencial ter a chave do veículo em mãos. Se o carro tiver um sistema de entrada sem chave, basta estar com a chave no bolso ou na bolsa. 

Ao abrir a porta, observe o espaço ao redor para não bater em objetos ou outros veículos. Antes de se acomodar no assento, é uma boa ideia verificar se há algo obstruindo o caminho, como objetos caídos, jornais ou o tapete do carro.

Uma vez dentro do carro, ajuste o assento e os espelhos para garantir o máximo de conforto e visibilidade. Lembre-se, uma condução confortável e segura começa com uma boa posição de condução.

2. Coloque o Cinto de Segurança

Como segundo passo na sua jornada para aprender como dirigir um carro automático, é fundamental colocar o cinto de segurança. 

Esta prática, que deve ser um hábito constante para qualquer motorista, é crucial não apenas para sua segurança pessoal, mas também é uma exigência legal.

Em primeiro lugar, localize o cinto. Normalmente, ele está posicionado acima e ligeiramente atrás do seu ombro esquerdo se você estiver no banco do motorista. 

Após localizá-lo, puxe-o lentamente assegurando-se que não esteja torcido ou emaranhado.

Em seguida, insira a parte metálica do cinto no fecho até ouvir um clique. Certifique-se de que o cinto está seguro, puxando suavemente para confirmar que está travado corretamente. 

A parte superior do cinto deve cruzar o centro do seu ombro e a parte inferior deve estar posicionada na altura dos seus quadris, não do estômago.

Lembre-se, é importantíssimo sempre verificar novamente se o cinto está devidamente preso antes de iniciar o carro. Afinal, é melhor prevenir do que remediar.

3. Inicie o Carro

Agora que você já entrou no veículo e colocou o cinto de segurança, é hora de iniciar o carro, um dos passos mais cruciais para a direção automática. 

Para isso, insira a chave na ignição ou, se o seu carro for equipado com botão de partida, pressione-o. 

No entanto, é importante garantir que o pedal do freio esteja pressionado antes de iniciar o carro. Tal precaução é necessária devido à maneira como as marchas do carro automático funcionam, prevenindo a ativação inadvertida do veículo.

Depois de ligar o carro, você precisa prestar atenção ao painel

Os carros modernos geralmente possuem uma série de luzes de aviso que se acendem brevemente para verificar se os sistemas estão funcionando corretamente. 

Assim que todas as luzes de verificação desaparecerem, você estará pronto para o próximo passo: pisar no freio.

4. Pise no Freio

Entrar em um carro automático e prepará-lo para a condução envolve uma série de passos, e o quarto passo é “pise no freio”. 

Este é um passo fundamental e deve ser seguido rigorosamente antes de dar partida no veículo. No entanto, por que é tão crucial pisar no freio em um carro automático? Vamos explorar isso em detalhes.

Primeiramente, pisar no freio é uma medida de segurança essencial. Assim você garante que o carro está completamente parado antes de iniciar a ignição. 

Além disso, em veículos automáticos, o pedal do freio precisa estar pressionado antes de você poder mudar a alavanca de marchas para fora da posição “park” ou “P”. 

Essa é uma característica de segurança projetada para evitar que o carro comece a se mover de repente logo após o início.


5. Selecione a Marcha “P” (Park)

Depois de ter iniciado o carro, o próximo passo para dirigir um carro automático é selecionar a marcha “P”, também conhecida como “Park”. Esta é uma etapa crucial, pois a marcha “P” serve para estacionar o veículo e trazer estabilidade quando o carro está parado. 

Vamos entender isso mais detalhadamente.

Os carros automáticos possuem um recurso de segurança que bloqueia o eixo de transmissão quando a marcha “P” é selecionada. 

Isso quer dizer que, quando você está parado em um semáforo ou estacionado, o carro não vai se mover, mesmo que você acidentalmente pise no acelerador. Esse mecanismo é uma das grandes vantagens de dirigir carro automático.

Para selecionar a marcha “P” (Park), é bem simples. Com o pé no freio, tudo que precisa fazer é mover a alavanca de câmbio para a posição “P”. 

Isso normalmente está indicado na própria alavanca ou no painel do carro.

6. Desengate o Freio de Estacionamento (se aplicável)

Antes de embarcar na jornada de dirigir um carro automático, é importante entender cada um dos passos com cuidado e paciência. O sexto passo é um elemento crucial nesse processo – desengatar o freio de estacionamento.

Muitos veículos possuem um freio de estacionamento, também conhecido como freio de mão, que é usado para manter o carro imóvel quando estacionado. 

Mesmo em carros automáticos, é uma boa prática aplicá-lo sempre que você estaciona, para evitar qualquer movimento não intencional do veículo.

No entanto, antes de iniciar a movimentação do carro, é necessário desengatar este freio. Em alguns veículos, o freio de estacionamento fica no console central e é acionado puxando a alavanca para cima. 

Para desengatá-lo, você geralmente tem que segurar a alavanca, pressionar um botão ou puxar a alavanca um pouco mais para cima e depois baixá-la. Certifique-se de que o indicador do freio de estacionamento no painel de instrumentos esteja apagado antes de prosseguir.



7. Selecione a Marcha “D” (Drive)

Agora que você já entrou no veículo e deu partida, é hora de dar o próximo passo – selecionar a marcha “D” (Drive) no seu carro automático. Mas o que isso realmente significa e como fazê-lo? Vamos esclarecer estas questões.

A marcha “D” ou Drive é a marcha que você seleciona para dirigir para frente. Ela permite que o câmbio faça as trocas entre todas as marchas disponíveis automaticamente, de acordo com a aceleração e velocidade do veículo. 

Quando você seleciona a marcha “D”, o carro está pronto para avançar.

Para selecionar a marcha “D”, você precisa primeiro pressionar o pedal do freio. Isso é crucial para evitar movimentos bruscos ou acidentais do veículo. Em seguida, com o pé ainda no freio, desloque o seletor de marchas para a posição “D”. 

Agora, você está pronto para avançar com o carro. Lembre-se: a mudança de marcha só deve ser feita quando o veículo estiver completamente parado.

8. Libere o Freio e Acelere Suavemente

Após seleccionar a marcha “D”, é hora de começar a movimentar o carro. Mas, para isso, é importante lembra-se de que a aceleração deve ser feita de maneira suave. Afinal, estamos falando de carros automáticos, onde a velocidade aumenta de acordo com a pressão que você aplica ao acelerador. Portanto, se você acelerar bruscamente, o carro responderá da mesma maneira.

Para evitar isso, é fundamental que você libere o freio devagar e, ao mesmo tempo, acelere o carro levemente

Este processo é semelhante ao de dirigir um carro com câmbio manual, onde você libera a embreagem suavemente enquanto acelera. Ao fazer isso, você terá mais controle sobre o carro, garantindo uma condução segura e confortável.

Lembre-se, o processo de como dirigir carros automáticos é diferente do câmbio manual, requerendo prática e atenção aos detalhes. 

No próximo passo, você aprenderá mais sobre como dirigir um carro automático, incluindo dicas práticas para uma condução eficiente. Continue conosco!

9. Dirija Normalmente

Depois de realizar as etapas anteriores, você está pronto para a fase de dirigir normalmente seu veículo automático. Mas o que exatamente queremos dizer com “dirigir normalmente”?

Ao falar de “dirigir normalmente,” nós nos referimos ao processo de conduzir o seu carro de modo seguro, confortável e eficiente. Isso envolve manter uma velocidade adequada, não fazer movimentos bruscos e estar sempre atento ao tráfego e ao ambiente ao seu redor. 

Sempre lembrando, é claro, que conduzir um carro automático requer algumas considerações especiais.

Por exemplo, é importante lembrar que em um carro automático, você não precisa se preocupar em trocar as marchas. 

O sistema fará isso por você, permitindo que você se concentre mais na estrada e menos em controlar a transmissão. Não se esqueça de que o câmbio automático também tem suas próprias regras, por isso, não tente forçá-lo a fazer algo que não foi projetado para fazer. 

10. Faça Paradas e Manobras (Use o “R” ou “N”)

Ao conduzir um carro automático, é importante estar confortável com as diversas marchas disponíveis, especialmente quando se trata de realizar manobras e parar o veículo. 

Nesse sentido, as marchas automáticas “R” (Reverse) e “N” (Neutral) são indispensáveis. Vamos entender profundamente como e quando utilizá-las.

A marcha “R” é utilizada para a movimentação do carro ao contrário, ou seja, uma ré. Essa função é fundamental para manobras de estacionamento ou em situações onde é necessário que o carro se mova para trás.

Por exemplo, ao ser encaixado em uma vaga apertada, é nela que você deve confiar.

Já a marcha automática “N” ou neutra, é utilizada quando você precisa que o carro esteja ligado, mas sem engatar a movimentação para frente ou para trás. 

Portanto, essa marcha é geralmente usada em situações de espera, como em um semáforo de trânsito ou quando você precisa parar o carro por algum tempo, mas não quer desligá-lo.


Dicas práticas para uma condução eficiente

Dirigir um carro automático pode ser uma tarefa simplificada quando comparada à condução de um veículo manual, porém, isso não isenta o motorista de prestar atenção em algumas dicas práticas que podem tornar a condução ainda mais segura e eficiente. 

Saber como dirigir um carro automático de maneira adequada é fundamental para garantir a sua segurança e a dos demais usuários da via.

Então continue lendo e confira as nossas dicas práticas!

Antecipe-se às mudanças de velocidade

Antecipar-se às mudanças de velocidade é uma prática essencial para uma condução mais segura e eficiente de um carro automático. 

Isso significa prever o tráfego, as condições da estrada e outros cenários que possam exigir uma mudança na velocidade do veículo.

Assim que perceber que vai precisar desacelerar ou acelerar, tente fazer isso gradativamente. Por exemplo, se souber que um semáforo está prestes a ficar vermelho, comece a diminuir a velocidade de forma gradual, ao invés de frear bruscamente próximo ao sinal. 

Da mesma forma, quando o semáforo ficar verde, acelere de maneira tranquila e constante, e não de forma brusca.

Essa prática não só contribui para uma experiência de condução mais suave e confortável, como também pode ajudar a prolongar a vida útil do sistema de transmissão do seu carro automático. 

Além disso, é uma maneira eficaz de economizar combustível, pois a aceleração e desaceleração bruscas podem aumentar o consumo de combustível.

Utilize o freio motor em descidas

Dirigir um carro automático pode ser uma tarefa desafiadora para muitos, mas com a prática e conhecimento adequado, você pode dominar a arte. Uma das principais dicas que podem auxiliar na condução eficiente e segura de um automóvel automático é a utilização do freio motor em descidas.

Entender quando e como utilizar o freio motor é fundamental para garantir não só o controle adequado do veículo, mas também para evitar o desgaste excessivo dos freios convencionais.

Ao dirigir em declives ou descidas mais acentuadas, é comum que os motoristas usem o freio constantemente para controlar a velocidade do carro. No entanto, essa prática pode causar superaquecimento e desgaste dos freios, reduzindo sua eficácia e durabilidade. Aqui, entra em jogo o freio motor. 

Ao selecionar uma marcha mais baixa no seu carro automático, você permite que o motor crie uma resistência natural ao movimento do carro. Isso resulta em um freio eficaz sem que haja a necessidade de usar os freios convencionais constantemente.

Evite acelerações bruscas

Ao conduzir um veículo automático, um dos conselhos mais importantes que você pode receber é evitar acelerações bruscas. Mas o que isso realmente significa e por que é tão crucial para uma condução segura e eficiente?

Acelerar bruscamente significa aumentar a velocidade do veículo de forma abrupta e rápida, ao pressionar o pedal do acelerador com muita força. 

Esse hábito não só resulta em um consumo excessivo de combustível, mas também em um desgaste acelerado das peças do veículo, como freios e pneus, o que pode levar a custos de manutenção mais altos.

Além disso, acelerações bruscas também podem comprometer a segurança ao volante. Essa prática pode levar a perda de controle do veículo, especialmente em condições adversas de pista, como chuva ou neve. 

Utilize o overdrive em estradas planas

O sistema overdrive é uma funcionalidade essencial nos carros automáticos, mas é comum que muitos condutores não saibam para que serve ou como utilizá-lo corretamente. 

Este sistema é uma marcha adicional, que serve para diminuir a rotação do motor em velocidades elevadas, o que resulta em uma economia de combustível e menor desgaste do motor.

Por exemplo, ao conduzir em estradas planas, em geral, é possível manter uma velocidade constante de forma segura. Nesse cenário, o uso do overdrive é altamente recomendado. 

Ao ativar o overdrive, você permite que o motor trabalhe com menos rotações por minuto (RPM) ao atingir altas velocidades. Isso significa que o motor vai consumir menos combustível e terá menos desgaste, o que pode aumentar sua vida útil.



Evitando maus hábitos e erros comuns

Dirigir um carro automático pode parecer uma tarefa tranquila, e de fato é, mas não estamos isentos de cometer alguns erros comuns nesse processo. 

Portanto, é essencial entender as práticas corretas na direção, e também, identificar e evitar maus hábitos que podem impactar adversamente na nossa experiência ao dirigir um carro automático. 

Acompanhe os próximos tópicos para saber como evitar esses erros e garantir uma condução mais segura e eficiente.

Descansar o pé no pedal do freio

Descansar o pé no pedal do freio é um hábito comum que muitos motoristas não percebem que possuem quando estão aprendendo como dirigir um carro automático. 

Contudo, é fundamental compreender que essa atitude pode trazer sérias consequências, tanto para o veículo quanto para a segurança na estrada.

Em primeiro lugar, esse costume pode causar um desgaste prematuro das peças do veículo, especialmente se você estiver dirigindo em alta velocidade. 

Descansar o pé no pedal do freio enquanto dirige significa que as pastilhas de freio estão constantemente em contato com o disco de freio. 

Por isso, o atrito contínuo pode levar à redução da vida útil desses componentes.

Trocar entre “Drive” e “Neutral” em paradas breves

Mudar entre “Drive” e “Neutral” durante paradas curtas é um hábito que muitos motoristas têm, mas isso pode trazer consequências indesejáveis para o seu carro automático. 

Em outras palavras, essa prática, considerada inofensiva por alguns, pode acarretar danos a longo prazo na transmissão do veículo.

Para entender melhor, é preciso ter em mente como funciona o câmbio automático. 

O sistema “Drive” (D) é o indicado para quando o carro está em movimento, ou seja, durante a condução. Já o “Neutral” (N) é geralmente usado em situações onde o carro precisa estar ligado, mas não vai se mover, como por exemplo, em uma vistoria veicular.

Na prática, quando você se encontra em um congestionamento ou parado em um semáforo, e muda para a marcha “Neutral”, está solicitando ao sistema do carro que desengate a transmissão. 

Ao voltar para o “Drive”, você está solicitando novamente que a transmissão seja engatada. Portanto, esse constante desengate e engate pode desgastar o sistema de transmissão do seu carro ao longo do tempo.

Aceleração brusca em ponto morto

A aceleração brusca em ponto morto é um dos erros mais comuns que os condutores cometem ao dirigir um carro automático. Este mau hábito pode causar danos significativos ao mecanismo do carro, além de aumentar o consumo de combustível de forma desnecessária.

Para entender melhor, o ponto morto, ou “N”, é uma posição do câmbio que é utilizada quando o veículo está parado, mas o motor ainda está ligado. 

A aceleração brusca nesta posição não resulta em qualquer movimento do veículo, mas causa um esforço desnecessário no motor e outros componentes do veículo.

Em termos simples, a aceleração brusca em ponto morto é como correr numa esteira: você está gastando energia, mas não está realmente indo a lugar nenhum. 

Portanto, o principal conselho aqui é evitar pisar no acelerador quando o câmbio estiver na posição “N”.

Estacionameno em declives sem acionar o freio de estacionamento

Estacionar o carro em declives sem acionar o freio de estacionamento é um erro muito comum entre os condutores de carros automáticos. 

Esse mau hábito não apenas pode causar danos ao sistema de transmissão do veículo, como também coloca em risco a segurança das pessoas ao seu redor. No entanto, este é um problema facilmente evitável se entendermos a importância e a função do freio de estacionamento.

Primeiro, é crucial lembrar que o freio de estacionamento existe por uma razão. Ele atua como uma trava de segurança, garantindo que o carro permaneça imóvel mesmo em superfícies inclinadas. Sem ele, a responsabilidade de manter o carro parado recai sobre o sistema de transmissão, que não foi projetado para essa função. Isso pode levar ao desgaste prematuro dos componentes internos do câmbio e, consequentemente, a reparações caras e inesperadas.

Desligar o motor antes de colocar o câmbio em “Park” (P)

Desligar o motor antes de colocar o câmbio em “Park” (P) é um erro comum cometido por muitos motoristas de carros automáticos, sobretudo os iniciantes. 

Entender por que esse hábito é prejudicial e saber como evitar pode fazer toda a diferença na preservação do seu veículo e na sua segurança.

Em primeiro lugar, é necessário esclarecer o que acontece quando você desliga o motor sem antes colocar o câmbio em “P”. O veículo automático possui uma engrenagem chamada “parking pawl”, que é acionada quando o câmbio é colocado nesta posição. Essa peça bloqueia a transmissão, impedindo que o carro se mova.

Portanto, quando você desliga o motor antes de engatar o “P”, está deixando a responsabilidade de manter o carro parado nas rodas e nos freios. 

Isso não apenas coloca uma pressão desnecessária sobre essas peças, mas também pode resultar em acidentes caso os freios falhem e o carro comece a se mover.

Conclusão

Concluímos assim nosso abrangente guia sobre como dirigir um carro automático, cobrindo desde o funcionamento do câmbio automático até dicas práticas para uma condução eficiente e como evitar maus hábitos. 

Esperamos ter dissipado qualquer receio que você possa ter tido em relação ao processo e que agora você se sinta mais à vontade para pegar a direção de um carro automático.

Lembre-se, a prática leva à perfeição. Portanto, quanto mais você dirigir, mais confiante e habilidoso se tornará. Mas, acima de tudo, a segurança deve ser sempre sua prioridade. 

Certifique-se de seguir as dicas, é essencial utilizar o cinto de segurança e evitar acelerações abruptas.

Agora que você já sabe como dirigir um carro automático, o próximo passo é garantir que seu veículo esteja assegurado e protegido. Na Assegurou, oferecemos uma forma prática e rápida de contratar seguro de carro, por exemplo, on-line, com menos burocracia e facilidade para ver a cotação. Estamos aqui para ajudá-lo com todas as suas necessidades de seguro.

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