Revisão do carro: de quanto em quanto tempo fazer?
Revisão do carro: de quanto em quanto tempo fazer?
Você já se imaginou na correria do dia a dia tendo que lidar com algum problema mecânico do seu veículo? Com certeza esse cenário não é dos melhores, certo? Para evitar esse tipo de problema, é indicado que a revisão do carro esteja em dia.
Entre os inúmeros benefícios gerados por manter a revisão do seu carro em dia, um dos aspectos mais importantes está na melhor maneira de consumir o combustível e na maior durabilidade das peças do veículo.
Neste artigo, vamos simplificar a revisão automotiva e apontar os principais motivos para você não perder mais tempo levando seu automóvel para o conserto em situações de correria.
Como funciona a revisão do carro?
A revisão do seu veículo consiste em uma examinação dos itens mais importantes do automóvel. Ela ajudará a diagnosticar a saúde do carro. Durante a sua realização, serão analisados o funcionamento de todos os sistemas e componentes e o estado de conservação do veículo.
Depois do diagnóstico, caso haja problemas ou falhas que possam se tornar uma dor de cabeça a qualquer momento, o local responsável pela fiscalização deverá substituir peças para prevenir indesejáveis imprevistos.
Além disso, dependendo do modelo do automóvel e da sua quilometragem percorrida, pode ocorrer também uma análise de outros itens do veículo.
O propósito deste trabalho é evitar que o automóvel pare de funcionar de repente em situações cotidianas e a quebra de algum item importante, uma vez que os carros estão sempre expostos a várias situações, como, por exemplo, condições climáticas. Além disso, conforme o tempo passa, é natural que as peças se desgastem.
De quanto em quanto tempo devo fazer a revisão automotiva?
Se o veículo for utilizado frequentemente — em casos de carros que passam por muitas estradas esburacadas ou automóveis de frota —, a revisão do carro deve ser feita a cada 6 meses ou a cada 20 mil quilômetros percorridos. O prazo para fazer a vistoria novamente pode ser encontrado no manual do proprietário do automóvel.
Quando um carro ainda é novo, é preciso ter muita atenção às revisões obrigatórias, uma vez que elas são de extrema importância para que o veículo continue tendo a garantia de fábrica.
Se o automóvel estiver parado há muito tempo, a revisão também deve ser considerada, já que alguns componentes, como o óleo do motor, possuem um prazo de validade.
Vale ressaltar que a manutenção de cada automóvel dependerá do modelo e há variações de um para outro. Por mais que não seja obrigatória, a manutenção dos 20 mil km (quilômetros) pode beneficiar o veículo esteticamente, como manter a pintura intacta e a cristalização.
Na revisão dos 20 mil km, por exemplo, do Chevrolet Onix, é feita a troca do filtro de óleo, filtro de combustível, óleo do motor, fluido de freio e anel do bujão do cárter.
Já na manutenção dos automóveis da marca Hyundai, o modelo HB20 1.0, versão 2020, é solicitado pela montadora que, durante a revisão dos 20 mil km, seja realizada a troca do anel de vedação, óleo do motor, ar condicionado, líquido de arrefecimento e filtros de óleo.
Diferente das duas marcas já citadas, a montadora italiana Fiat considera que o modelo ARGO 1.0 de 2020 passe por uma manutenção a cada 30 mil km percorridos. A revisão conta com a substituição do filtro de combustível, troca do óleo do motor pelo lubrificante Mopar Oil e o filtro de ar do motor.
Notou que realmente existe uma variação de uma montadora para outra? Além disso, preparamos uma pequena lista contendo uma quilometragem sugerida para realizar a vistoria do carro de acordo com cada elemento do veículo. Confira abaixo:
- Balanceamento e alinhamento: a cada 10 mil km percorridos;
- Filtro de combustível, filtro de ar-condicionado e filtro de ar do motor: a cada 15 mil km percorridos;
- Substituição das velas de ignição e fluído do freio: a cada 20 km percorridos.
Quais itens devem ser verificados na revisão de carros?
Há um padrão a ser seguido durante a revisão do carro; normalmente, a montadora responsável pelo procedimento faz uma checklist para que nada seja esquecido. A manutenção inclui uma observação de todos os sistemas do veículo.
Confira, a seguir os itens que devem ser checados:
- Ar-condicionado;
- Pneus;
- Motor;
- Freios;
- Embreagem;
- Câmbio;
- Suspensão;
- Cabos elétricos;
- Fios;
- Bateria;
- Filtro de ar;
- Velas;
- Iluminação (lanternas e faróis);
- Filtro de ar;
- Velas;
- Sistema elétrico completo;
- Sistema arrefecimento;
- Revestimento;
- Tambores;
- Cintos de segurança;
- Protetor da articulação;
- Freio de estacionamento;
- Amortecedores;
- Radiador.
O que deve ser revisado no veículo antes de viajar?
Antes de fazer uma viagem, para evitar situações que possam atrapalhar o percurso e ocupar o seu tempo, é aconselhável checar os itens mais importantes do seu automóvel.
Os pneus, por exemplo, devem ser observados com bastante cautela antes de pegar a estrada. É importante que sejam avaliados a calibragem, o balanceamento e o estado de conservação dos mesmos. Vale ressaltar que, em hipótese alguma, você deve andar com os pneus carecas. Além de ser perigoso, principalmente em casos de viagem, é um ato proibido.
O fluido do radiador também está entre os componentes que devem receber uma atenção especial, já que ele é responsável por manter a temperatura do motor equilibrada. Ele deve estar em boas condições antes do carro enfrentar as estradas. Desse modo, é essencial que o recipiente do radiador possua a quantidade indispensável de fluido.
Para fazer uma viagem, as luzes do veículo precisam estar em bom estado. Sendo assim, dê atenção às lanternas, faróis, luzes de freio, luzes de setas e luzes que ficam atrás da placa.
O limpador de para-brisa é outro item importante em ocasiões assim, pois pode chover na estrada e, se ele não estiver funcionando, o carro terá que esperar até que a chuva passe. Em vista disso, faça um teste e verifique se ele está funcionando corretamente.
Por último, porém não menos importante, mais um elemento a ser avaliado para que sua viagem ocorra sem nenhuma surpresa é o óleo do motor, que precisa estar no nível certo. É sugerido que haja uma verificação disso e que sejam observadas a consistência e a cor do óleo, que devem estar, respectivamente, fluida e clara.
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