Como testar bobina de ignição? Aprenda agora mesmo!

20 de jun 2024 Postado por: em Seguro Automóvel

É um entusiasta automotivo e deseja entender como testar a bobina de ignição do seu carro mas não sabe por onde começar nem o que fazer ainda? 

Você está no lugar certo! Nessa matéria iremos abordar alguns procedimentos mais eficientes para confirmar que os seus cabos de ignição encontram-se em perfeito estado, e, caso contrário, te guiar no que deve ser feito para corrigir algumas falhas. 

Siga conosco e entenda a importância de fazer o teste de bobina de ignição regularmente.

O que é uma bobina de ignição?

A bobina de ignição é uma peça extremamente importante para o funcionamento adequado do motor de qualquer carro. 

Também conhecida como indutor ou solenoide, a bobina elétrica possui a função de armazenar a energia produzida através de campos magnéticos que são gerados por uma corrente alternada. 

Ela só opera enquanto existe alguma tensão produzida por corrente alternada em seus terminais. Sabendo que as bobinas possuem vida útil média de 200 mil quilômetros, fazer a manutenção desse item ajuda a manter a peça funcionando perfeitamente. 

Por isso, realizar o teste de bobina de ignição te ajudará não só a saber se está tudo funcionando bem como também a preservar o seu carro. 

Como funciona a bobina de ignição?

A bobina de ignição realiza a queima do combustível da maneira mais proveitosa possível. Ela ajuda a melhorar a performance do veículo e garantir que haja mais economia. 

Sua função principal é converter a tensão da bateria do carro (que costuma estar entre 12 volts a 15 volts) em uma alta tensão, ou seja, entre 12.000 volts e 40.000 volts, tensão necessária para que seja gerada uma faísca na vela de ignição. 

Com a bobina, a depender do sistema, a tensão multiplicada da bateria pode alcançar até 60 mil volts. Sendo assim, ela opera, resumidamente, como um transformador que irá multiplicar a tensão da alimentação do carro. 

Por isso, durante o teste de bobina de ignição, acontece a medição da resistência elétrica. 

Como identificar uma bobina de ignição defeituosa?

Antes de tudo, vale ressaltar que existem vários sinais que podem te auxiliar para saber se a sua bobina de ignição está ruim. 

Um deles diz respeito a ruídos agudos, falhas, veículo gastando utilizando mais combustível do que o normal e desempenho abaixo do esperado. Atente-se também em casos onde a corrente chega com alterações às velas, pois pode ser um indício que a vela não está funcionando bem. 

Continue conosco e iremos te auxiliar a como testar a bobina de ignição do seu carro sem nenhuma complicação!

Dificuldade na partida

Se o seu carro apresentar problemas de dar partida enquanto estiver frio, considere que ele pode estar com um problema nas bobinas de ignição pois ela é responsável por dar a partida no processo de queima de combustível.

Isso ocorre porque uma ou mais velas não estão recebendo a quantidade de carga necessária. Para confirmar se há mesmo uma falha no sistema, você pode testar os cabos de ignição e checar se existe uma centelha partindo de cada fio até a vela de ignição.

Perda de potência

Como já citado anteriormente, as bobinas de ignição são essenciais para dar a partida no seu veículo e garantir a queima eficiente do combustível. 

Se você perceber uma perda de potência, isso pode ser mais um sinal de problema causado pela bobina. 

Busque fazer o teste da bobina de ignição o mais rápido possível para identificar e resolver esse impasse prontamente, garantindo que seu carro volte a ter um bom desempenho.

Consumo elevado de combustível

Seu carro está consumindo combustível excessivamente e você está gastando bem mais do que o normal em postos de abastecimento? Isso também pode estar relacionado a problemas nas bobinas de ignição já que as mesmas são responsáveis por garantir que haja uma determinada economia. 

Por conta disso, para evitar gastos maiores, não hesite em fazer o teste no sistema de ignição o quanto antes. 

Falhas de ignição

Um dos principais motivos do mau funcionamento das bobinas de ignição do seu carro está relacionado às falhas que podem ocorrer em todo o sistema de ignição. Elas podem ser causadas por cabos corroídos ou danificados, bem como por velas irregulares. 

Nesse tipo de sistema, esses elementos desempenham papeis extremamente importantes, e qualquer divergência ou irregularidade pode resultar em danos que se não forem resolvidos, se tornarão quase irreparáveis. 

Dessa forma, manter esses componentes em perfeitas condições irá garantir o funcionamento adequado da bobina e, consequentemente, do veículo como um todo. 

Além disso, é recomendável realizar testes periódicos para detectar qualquer problema e garantir que o sistema esteja sempre funcionando de maneira eficiente e segura.

Luz do motor acesa

O desgaste das velas de ignição, cabos e bobinas pode resultar no acionamento da luz de injeção do carro. A falta de manutenção adequada e o uso de combustível de baixa qualidade são os principais responsáveis por esse inconveniente. 

Portanto, é fundamental estar atento à presença dessas luzes no painel do seu veículo. Se a luz estiver acesa, é recomendável dar uma atenção especial às bobinas de ignição, pois tudo indica que há alguma irregularidade no sistema. 

Ademais, se você deseja que o sistema de ignição do seu automóvel obtenha um bom desempenho, lembre-se de utilizar combustíveis de boa qualidade. 

Como testar a bobina de ignição?

Para evitar imprevistos indesejados no meio da correria do dia a dia, nós descomplicamos o processo de uma maneira mais fácil de entender, explicando o que deve ser feito na hora de realizar o teste da bobina de ignição do seu carro. 

Assim, você pode confirmar se está tudo funcionando conforme o previsto e se despreocupar quando o assunto é problemas com o seu automóvel. 

Teste visual

O primeiro passo recomendado a se fazer na hora de realizar o teste da bobina de ignição do seu veículo é executar a verificação dos cabos e conectores que estão ligados à bobina. Certifique-se de que não há nenhum cabo danificado ou até mesmo solto. 

Verifique também se os conectores estão encaixados certamente e não possuem sinais de desgastamento. 

Além disso, procure por indicadores visíveis de danos ou desgaste, como sinais de derretimento, rachaduras na superfície e acúmulo de sujeira ou óleo. 

Esses sintomas podem acarretar em problemas internos na bobina e afetar diretamente o funcionamento do carro, pois pode ocorrer interferências na dissipação do calor gerado pela bobina. 

Teste de resistência

Primeiramente, desligue o motor e aguarde até que ele esteja frio para seguir os próximos passos. Com o motor desligado, procure pelos terminais primário e secundário encontrados nas bobinas de ignição. 

O primário costuma estar ligado à central eletrônica do veículo, já o secundário costuma estar perto dos cabos das velas. Com muita cautela, conecte as pontas do multímetro aos dois terminais. 

Confirme que as sondas estão fixadas certamente em cada terminal e evite o contato com as partes metálicas para ter uma leitura melhor. Agora, meça a resistência nos dois terminais e anote os valores. 

Faça uma comparação com as especificações concedidas pelo fabricante do carro. Grande parte das bobinas de ignição devem possuir uma resistência primária variando de 0,4 a 2 ohm e a secundária entre 6 mil e 10 mil ohms. 

Se a sua leitura estiver nessa faixa, sua bobina está em ótimas condições. Porém, se a sua resistência estiver fora dos valores ou muito perto do limite inferior ou superior, sua bobina pode estar com falhas. 

Teste de faísca

Uma das maneiras de testar as bobinas de ignição do seu carro está na verificação do sinal elétrico gerado pela mesma. Para fazer isso, é preciso remover os cabos das velas e utilizar um multímetro configurado no modo AC volts. 

Ao vincular o multímetro ao sistema, basta girar a chave de ignição e dar partida no motor. Após girar a chave, devem aparecer faíscas nas velas pelos pulsos elétricos da bobina. 

Observe se as faíscas são firmes e aparecem em intervalos regulares. O normal é que elas tenham uma cor azulada ou branca brilhante. Se acontecer interrupções ou ausência de faísca em alguma vela, é um sinal que a bobina de ignição não está funcionando como deveria. 

Em situações assim, indicamos que uma assistência técnica especializada seja acionada.

Teste de tensão

Com a sua bobina energizada, realize o teste de tensão no terminal primário para confirmar se tudo está de acordo com a tensão de alimentação. Se o seu resultado for diferente dos valores de referência (entre 12 e 14 volts), significa que as bobinas de ignição do seu carro estão apresentando irregularidades. 

Nessa situação, nós aconselhamos que você busque ajuda de um profissional especializado antes que o seu veículo apresente inúmeras falhas e pare de funcionar do nada. 

Ferramentas e procedimentos adicionais

Para realizar o teste de bobina de ignição em casa você terá que possuir em mãos algumas ferramentas específicas e fazer alguns procedimentos de segurança. 

Isto é, uma vez que o processo possui uma determinada complexidade, para executá-lo sem a ajuda de uma assistência técnica será necessário contar com certos equipamentos e seguir alguns métodos de segurança que listaremos a seguir. 

Ferramentas necessárias

Como mencionado anteriormente, existem algumas ferramentas necessárias para que seja realizado o teste de bobina de ignição. 

Uma delas é um multímetro digital, instrumento que permite medir a resistência elétrica, a corrente e a tensão em diferentes áreas do sistema de ignição. Além do multímetro, também são necessários possuir sondas e cabos para conectar no aparelho das bobinas de ignição.

Eles precisam ser compatíveis com as entradas do multímetro e ter as pontas isoladas para evitar choques elétricos. 

As sondas são usadas para realizar as medições nos terminais primário e secundário da bobina. Ambos devem estar conectados de maneira firme aos dois terminais, sem deixar nenhum tipo de folga ou mau contato enquanto estiver acontecendo o teste. 

Procedimentos de segurança

É importante destacar que o teste de bobina de ignição é um procedimento que deve ser realizado com bastante cautela e atenção. Por isso, a sua segurança deve ser prioridade no momento que você decide realizá-lo por conta própria. 

Tendo em vista isso, antes de fazer o teste, não esqueça de desligar o motor e esperar que ele esfrie para começar a mexer na bobina do carro. 

Ademais, é imprescindível que você utilize ferramentas com isolamento (principalmente o alicate) e óculos de proteção para não ocorrer nenhum tipo de acidente causado por choque elétrico. 

Manutenção preventiva

Além de fazer o teste de bobina de ignição, manter o bom funcionamento do seu automóvel é fundamental para garantir a sua segurança. Nesse cenário, é indicado que seja realizada a manutenção preventiva regularmente. 

Quando se trata das bobinas de ignição, a manutenção preventiva diz respeito à revisão e à substituição de ferramentas do veículo. Fazer a manutenção da bobina é bastante importante para que não haja divergências que possam causar falhas no motor ou até mesmo impedir que o carro funcione futuramente. 

Por mais que a sua bobina esteja funcionando bem, é melhor prevenir do que remediar. Siga as recomendações do manual do fabricante e leve em consideração o intervalo de tempo indicado nesse tipo de procedimento.

FAQ

Qual é a importância de um teste de faísca na bobina de ignição?

Durante o teste de bobina de ignição, girar o motor para gerar faíscas nas velas é um procedimento de extrema importância e que não deve ser ignorado. 

Dependendo do formato das faíscas e da maneira como elas estão sendo exibidas, será possível observar um problema no sistema de bobinas de ignição. O ideal é que as faíscas sejam consistentes e surjam em intervalos regulares. 

Já a sua coloração deve ser azulada ou branca brilhante. Em casos de interrupções ou ausência de faísca em alguma vela, é um sinal de que a bobina ou outro componente do veículo esteja apresentando alguma divergência.

Por que é importante realizar a manutenção preventiva da bobina de ignição?

A manutenção preventiva das bobinas de ignição deve acontecer uma vez que através dela será revisado e, caso necessário, substituído determinadas ferramentas do veículo que podem estar impedindo o bom funcionamento do sistema. 

É de extrema importância que essa revisão ocorra regularmente para que assim problemas maiores possam ser evitados e você não seja pego de surpresa. Até mesmo quando a sua bobina de ignição não estiver apresentando problemas aparentes, te aconselhamos a não desconsiderar fazer esse tipo de revisão.

Posso testar a bobina de ignição sem um multímetro?

Não é aconselhável que seja realizado o teste de bobina de ignição sem um multímetro. O multímetro digital é um equipamento essencial para medir a resistência elétrica, corrente e tensão das bobinas de ignição. 

Durante o teste, você terá que saber se os valores do seu sistema estão de acordo com o previsto no manual do fabricante ou não. Por isso, esse item é muito importante para o procedimento e sem ele as suas informações ficarão incompletas. 

O que devo fazer se minha bobina de ignição estiver com defeito?

Se o seu teste de bobina de ignição apresentar resultados diferentes, seja na voltagem, na resistência ou em outro fator, é indicado que o automóvel seja levado em uma oficina especializada para avaliar se será necessário trocar todo o sistema ou apenas uma peça em específico. 

Um pequeno problema na bobina do seu carro pode fazer com que o veículo pare de funcionar repentinamente. Por isso, quanto antes a falha for localizada e resolvida, melhor. 

 A bobina de ignição pode causar problemas em outros componentes do veículo?

O mau funcionamento das bobinas de ignição pode causar defeitos em diversos componentes do seu carro, sendo eles: tiros no escapamento, motor falhando, dificuldade na partida mesmo com o carro frio e aumento excessivo no consumo do combustível. 

Todos esses sintomas irão resultar em uma péssima experiência de condução, fazendo até com que o veículo tenha uma pane total, caso não seja realizado um teste e os problemas venham a ser solucionados. 

Conclusão

Em resumo, fazer o teste de bobina de ignição é uma tarefa que te ajudará a garantir a alta performance do seu veículo e a prevenir momentos indesejáveis na correria do dia a dia. 

Em algumas ocasiões, se o teste apresentar alterações, será necessário levar o carro a uma oficina mecânica para uma assistência especializada. Sendo assim, se atente a todos os sinais que estiverem fora do normal.

Posts relacionados
Seguro Automóvel
Seguro Contra Terceiros
Seguro Contra Terceiros: saiba como funciona e se vale a pena
Postado por:

Você já ouviu falar no seguro contra terceiros? Neste conteúdo, vamos te explicar tudo sobre o assunto — funcionamento, valores, quando acionar e mais.  Na hora de contratar um seguro, a empresa oferece algumas opções de coberturas no momento da contratação. Uma delas é o seguro de carros para terceiros, também chamado de RCF-V (Responsabilidade…

Seguro Automóvel
luzes do painel do carro
Luzes do painel do carro: saiba identificar o problema
Postado por:

As luzes do painel do carro têm o poder de comunicar conosco de forma silenciosa, mas extremamente importante.  Cada uma dessas pequenas luzes coloridas do painel tem um significado que pode revelar informações cruciais sobre o estado do veículo. Se você já se viu se perguntando o que a luz amarela no painel está tentando…

Seguro Automóvel
motor aspirado em preto e branco
Motor Aspirado: O que é e como funciona
Postado por:

Um motor aspirado é um tipo de motor de combustão interna que usa o ar atmosférico para produzir energia.  Diferente dos motores turboalimentados ou superalimentados, que usam compressores para aumentar a quantidade de ar que entra nos cilindros, os motores aspirados dependem apenas da pressão atmosférica para a admissão de ar.  Apesar de ter uma…

Cadastre-se e receba nossas novidades!