Celular roubado: o que fazer nesse momento? Descubra agora!

21 de jul 2022 Postado por: em Seguro para Eletrônicos

Ter o celular roubado é sempre uma experiência bastante desagradável. Além do estresse causado pela situação, há o prejuízo financeiro e o risco de ter as informações pessoais acessadas pelo criminoso. 

Entretanto, existem meios de se precaver quando o pior acontece. Aparelhos iOS e Android, por exemplo, contam com um recursos de rastreamento geográfico. 

É claro que o usuário não deve usar a ferramenta para ir em busca do dispositivo, mas entregar as informações à polícia. Por falar nisso, é fundamental registrar um boletim de ocorrência logo após o acontecimento. 

Continue acompanhando o conteúdo a seguir para saber o que fazer caso tenha seu smartphone roubado. Veja abaixo!

Celular roubado: o que fazer?

Confira algumas dicas de como se prevenir quando tiver seu aparelho roubado ou furtado. Lembre-se de jamais reagir em uma situação de risco e sempre procurar ajuda policial. 

Faça o rastreio do aparelho

Uma das etapas é rastrear e apagar todos os dados do celular. Saber como rastrear um celular roubado, dependerá do tipo de aparelho que você tinha. 

Em smartphones iOS, a Apple utiliza a ferramenta Buscar no icloud.com, que pode ser acessada via computador ou por outro dispositivo. 

Nesse ambiente, você pode encontrar qualquer iPhone, mesmo que ele esteja desligado ou desconectado da Internet. Basta fazer login com os dados de cadastro no celular levado e selecionar a opção que deleta todas as informações do aparelho.

Já para os usuários de Android, cada celular tem ferramentas de rastreio diferentes. A mais simples e prática é o Encontre Meu Dispositivo, do Google. 

O processo é semelhante ao da Apple; basta logar com as informações cadastradas do celular furtado e apagar remotamente os dados. Com isso, ambos os aparelhos ficarão inutilizáveis.

Mude todas as suas senhas

Outra forma de proteger informações sensíveis logo após um roubo de celular, é mudando as senhas de todos os aplicativos vinculados ao aparelho. 

Em celulares Android, basta mudar a senha da conta Google/Gmail, na seção de gerenciamento da conta Google, via computador ou outro smartphone.

Usuários de iPhones podem fazer o mesmo procedimento acessando o appleid.apple.com, com o ID Apple. 

Bloqueie o celular através do IMEI 

Você sabe como bloquear um celular roubado pelo IMEI? Esse é um passo importante a se fazer depois de um roubo. Com essa medida, o celular ficará impedido de se conectar a uma linha telefônica atual e nem poderá receber uma nova linha.

Para isso, é necessário entrar em contato com a operadora e pedir o bloqueio do aparelho e da linha telefônica. Isso também pode ser feito na delegacia, no momento do registro do Boletim de Ocorrência. Caso prefira entrar em contato com a operadora, os números são:

  • Claro: 1052;
  • Oi: *144 (de outro celular Oi) ou 1057;
  • TIM: *144 (de outro celular TIM) ou 1056;
  • Vivo: *8486 (de outro celular Vivo) ou 1058.

Faça um Boletim de Ocorrência 

Conforme dissemos mais acima, é de extrema importância fazer um Boletim de Ocorrência assim que possível, logo após sofrer o roubo. 

Atualmente, há a possibilidade de registrar o BO online, que possui a mesma validade do documento emitido presencialmente. Contudo, nesse caso, o bloqueio do IMEI deve ser feito junto à operadora. 

Para abrir o BO, basta ser maior de idade, ter em mãos o RG e CPF, se dirigir à delegacia mais próxima ou acessar a delegacia virtual do seu estado.

Saia de todos os aplicativos 

Assim que tiver seu aparelho roubado, é essencial desconectar de todos os aplicativos importantes, que contenham dados sensíveis, como apps de bancos e mensageiros instantâneos.

Para isso, você pode acessar os aplicativos de um computador e desconectar de todos os dispositivos nas configurações de cada app. Também é possível fazer o procedimento via suporte.

Avise familiares e amigos

Mais uma medida importante a ser tomada em caso de ter seu celular roubado é comunicar o ocorrido aos seus amigos e familiares. 

Em muitos casos, o criminoso consegue acessar o dispositivo e descobrir o contato de familiares e amigos. Assim, ele usa essas informações para aplicar golpes e pedir dados bancários.

Como proteger meu celular?

As dicas citadas acima são medidas para serem feitas após ter o celular furtado ou roubado. Entretanto, você também pode adotar algumas ações para tentar evitar que a situação aconteça. São elas:

  • evite usar o celular enquanto anda na rua: usar o celular enquanto se movimenta é um risco, pois você não presta atenção ao seu redor;
  • use código e bloqueio automático de tela: selecione o menor tempo possível para o bloqueio automático da tela para reduzir as chances do celular ser roubado desbloqueado;
  • ative a biometria e reconhecimento facial: com essas configurações ativas em todos os aplicativos, dificulta o acesso a informações sensíveis pelos criminosos;
  • ative a autenticação em dois fatores: ative a opção nas configurações de todos os apps e use um gerador de códigos em vez do sms, pois o criminoso pode conseguir o seu chip;
  • evite salvar informações importantes no celular: evite tirar prints de  documentos, senhas, nem anote dados cruciais no bloco de notas. Essa é uma facilidade para os criminosos na hora de roubar dados;
  • tenha um chip reserva: utilize um número diferente nas configurações do celular para a recuperação de conta. Assim, os criminosos não conseguirão trocar a senha via SMS;
  • revise e configure o limite do seu PIX: hoje, todos os usuários podem configurar o limite de envio de PIX, permitindo a redução desse valor. Assim, sua conta bancária fica impedida de enviar grandes quantias em caso de roubo.

A importância dos seguros portáteis

Sabemos que os furtos e roubos de celulares estão entre os itens mais extraviados no Brasil. Por isso, é sempre bom garantir uma segurança extra caso a situação ocorra. 

Contratar uma seguradora para bens portáteis é uma alternativa para lidar com situações inesperadas. 

Assim, caso você tenha seu smartphone furtado, a seguradora fica responsável pela indenização do aparelho. 

Porém, vale a pena destacar que existem seguradoras que não aceitam celulares com muito tempo de uso. E, normalmente, o tempo de proteção varia entre 1 a 2 anos de serviço.

O melhor seguro portátil para proteger o seu aparelho você encontra aqui na Assegurou. Clique e confira!

Conclusão

Essas foram as nossas dicas sobre celular roubado. Com tudo o que te mostramos por aqui, ficou claro a importância de tomar as medidas protetivas com seu aparelho, seja para evitar um furto ou proteger suas informações após o roubo. 

Além disso, considere adquirir um seguro de portáteis, especialmente se acabou de adquirir um novo aparelho.

Posts relacionados
Seguro de Vida
O que é apólice de seguro e como funciona? Entenda neste guia
Postado por:

Está planejando adquirir um imóvel, um carro ou um bem eletrônico? Então, você precisa entender o que é apólice de seguro. Esse é um dos documentos que envolvem a contratação de um seguro — um meio de proteger o bem adquirido. Independentemente do tipo de seguro contratado, a apólice funciona como um contrato, no qual…

Seguros
classe de bônus seguro
Classe de Bônus no Seguro: o que é e para que serve? Aprenda agora!
Postado por:

Mais importante do que conquistar o carro dos seus sonhos é protegê-lo com um seguro de carro.  Afinal, ele é utilizado como meio de transporte todos os dias, está sujeito a acidentes, roubos e furtos, além de falhas no motor.  Nestas situações, ter um seguro pode representar uma dor de cabeça a menos. Contudo, existem…

Seguro Automóvel
danos materiais seguro auto
Danos materiais seguro auto: Como se manter protegido? Aprenda!
Postado por:

Veículos fazem parte de nossa rotina diária e, infelizmente, estão expostos a acidentes; sejam causados no trânsito ou por fenômenos naturais — raios, queda de árvores, enchentes e outros. Nesse sentido, é lógico pensar que estamos sujeitos a imprevistos com o carro a todo momento. O motor pode parar no meio da estrada, durante uma…

Cadastre-se e receba nossas novidades!