seguro para celular

Contratar seguro celular vale a pena? Descubra já!

06 de abr 2022

Embora muitos questionem se contratar seguro celular vale a pena, essa demanda vem crescendo cada vez mais.

Somente nos primeiros quatro meses de 2020, por exemplo, houve um crescimento de 35% desse mercado, segundo a Comissão de Seguros de Garantia Estendida e Afinidades da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).

O valor desta apólice costuma variar entre 15% a 25% do valor do celular, com coberturas que vão desde danos físicos, elétricos, danos por água e afins.

Ficou curioso para saber se o seguro celular vale a pena de verdade? Então siga a leitura conosco e entenda mais sobre o que é esse seguro, como ele funciona, as suas coberturas, vantagens e muito mais! 

O que é o seguro celular?

o que é o seguro de celular

O seguro celular é uma apólice de seguro voltada a smartphones, que cobre o custo de substituição ou reparo do aparelho caso ele seja danificado, roubado ou perdido.

Essa garantia costuma ser oferecida assim que a compra do celular é realizada, tanto em lojas físicas como em e-commerces, ou seja, lojas online.

Como funciona o seguro para o celular

Para saber se um seguro celular vale a pena, é fundamental entender como ele funciona na prática. 

Em linhas gerais, este seguro é um suporte para casos de roubos, furtos, quebras ou perda do seu aparelho. 

Para que ele seja acionado, você paga um valor por mês ou semana e, caso haja uma situação como as citadas acima, o seguro pode te  indenizar pela situação ou te dar um celular novo.

Vamos entender melhor como funciona o seguro celular com um exemplo prático?

Imagine que, infelizmente, o seu aparelho foi roubado. Então, o primeiro passo é buscar sua operadora para bloquear o celular, seja o smartphone como um todo ou somente a sua linha. 

Depois, você deve fazer um boletim de ocorrência (BO), que em alguns estados pode até mesmo ser feito online.

Com o boletim feito, você irá reunir a sua identidade ou CNH, CPF e alguns outros documentos pessoais que podem ser pedidos. Então, basta entrar em contato com a sua operadora ou seguradora para acionar o seguro. 

Na sequência, eles irão analisar o seu caso e dar continuidade a sua indenização, seja em dinheiro ou com um aparelho novo.

Principais coberturas deste seguro

Podemos afirmar que contratar um seguro celular vale a pena, se considerarmos que atualmente raramente fazemos algo sem nossos smartphones.

Então, esse serviço garante que a gente não fique sem ele em mãos caso alguma coisa aconteça, como roubo, furto, quebra ou afins.

Além do mais, as coberturas do seguro celular podem protegê-lo em nosso país e também fora dele, basta acionar o seguro internacional ao contratá-lo.

Alguns tipos de coberturas mais comuns do seguro celular são referentes a:

dano físico: como incêndio, acidente, queda de raio, tentativa de roubo e impacto de veículos;

danos elétricos: como oscilações de energia, curto circuito ou descarga elétrica;

danos por água ou outros líquidos: quando o dano é causado involuntariamente e acidentalmente por água ou algum outro tipo de líquido;

subtração de bem: quando o celular é subtraído depois de um arrombamento ou quando é o caso de uma ameaça direta;

garantia internacional: proteção para casos de sinistros que acontecem fora do território nacional.

Vantagens de ter um seguro celular

A primeira vantagem que prova que o seguro celular vale a pena diz respeito aos preços pagos pelas franquias.

Esses valores são inferiores ao valor que você pagaria em um telefone novo, por exemplo, o que te deixa no lucro em caso de um roubo, perda ou dano em seu celular.

A segunda vantagem é que você conta com uma proteção de verdade, não apenas as de cases e películas.

Embora seja essencial ter esses acessórios para manter seu celular protegido, nem sempre eles irão garantir que o seu aparelho esteja 100% seguro. Esse resguardo só acontece com um seguro adequado.

Por fim, a reclamação à seguradora é fácil de ser feita, embora muitas pessoas acreditem que o processo seja uma dor de cabeça.

Com a Assegurou, por exemplo, você pode fazer a sua reclamação totalmente online, a qualquer momento do dia!

O que eu preciso saber antes de contratar um seguro celular? 

Se você concluiu que contratar um seguro celular vale a pena, então antes de ir em busca de um, é fundamental ficar atento às definições da seguradora.

Para isso, você precisa verificar bem a documentação que irá assinar, para entender o que será resguardado pela cobertura.

Por exemplo, se você esqueceu o seu celular em um bar e ele foi levado por alguém, muitas seguradoras não cobrem esse caso, pois elas consideram que você não tomou os devidos cuidados, então, não foi exatamente um roubo.

Além do mais, antes de contratar um seguro celular, você deve se atentar se a empresa de seguro é confiável.

Para isso, busque por opiniões, seja de conhecidos ou de comentários e críticas online, tanto em redes sociais ou no Google.

É importante também chegar se a empresa é fiscalizada pela Susep, o órgão responsável pelo mercado de seguros.

vale a pena seguro celular

Onde contratar um seguro para celular?

O seguro para celular pode ser feito por uma seguradora ou por uma loja de  operadora.

Ao optar por uma seguradora, você tem uma gama de planos e de empresas disponíveis para te ajudar.

Com a Assegurou, por exemplo, você tem a opção de contratar um plano básico, capaz de cobrir danos físicos, como em casos de incêndio, raios, explosões, tentativa de roubo ou roubo concluído.

Mas também pode optar pela nossa cobertura extra, que envolve furto e extravio, danos elétricos, danos líquidos e garantia internacional.

E para que todo o seu processo de fechar um dos planos seja rápido e prático, você pode fazê-lo online, sem complicações.

O melhor seguro de portáteis você encontra na Assegurou!

Conclusão

Com esse artigo, nossa missão era te mostrar porque o seguro celular vale a pena.

Como você viu ao longo do texto, você corre mais riscos sem o seguro celular, com medo de que algo aconteça com ele e sem garantias.

Ao contratar um seguro, você convive com a tranquilidade de que se algo acontecer com o seu aparelho, há a cobertura para te resguardar.

E aí, agora que você já sabe o que é o seguro celular, como ele funciona, as suas coberturas, vantagens e onde contratar uma boa seguradora, que tal aderir a esse serviço?

Posts relacionados
Seguro para Eletrônicos
seguro-portatil-eletronicos
Como funciona o seguro para eletrônicos?
Postado por:

Atualmente, não só empresas, mas diversas pessoas físicas possuem uma série de eletrônicos que são essenciais tanto para o trabalho quanto para a casa.  Dessa forma, ficar sem eles pode ser muito complicado e atrapalhar negociações e processos chaves, tanto na sua vida pessoal quanto na profissional. Assim, ter um seguro para eletrônicos, que garanta […]

Seguro Automóvel
seguro auto popular
Entenda o que é o seguro auto popular
Postado por:

Se você começou a navegar pelo universo dos seguros, em algum momento se questionou o que é o seguro auto popular.  Afinal, apesar do nome sugestivo, ele contempla muitos pontos específicos, que precisam ser “destrinchados”.  Não adianta, por exemplo, saber o mínimo sobre o seguro auto popular e já contratar um, logo de cara.  É […]

Seguros
corretora de seguros online
Corretora de seguros online: dicas para escolher a ideal
Postado por:

Para quem não é de dentro do mercado de seguros, ele pode causar uma certa confusão, pois é repleto de termos e outras diversas complexidades. E é aí que a corretora de seguros online entra, para esclarecer diversos pontos em prol do segurado ao longo da negociação. Os corretores são profissionais preparados para oferecer suporte […]

Cadastre-se e receba nossas novidades!