Consórcio: entenda como funciona

21 de dez 2021

Ter uma casa ou apartamento próprio, um veículo, comprar um equipamento agrícola, fazer uma viagem, uma formatura, ou até mesmo um procedimento estético estão entre os sonhos de muita gente.

No entanto, a burocracia e as taxas de administração abusivas oferecidas pelas instituições bancárias tornam essa realização impossível para algumas pessoas.

Por isso, os consórcios estão ganhando cada vez mais a confiança e adesão dos brasileiros que querem comprar um bem ou serviço de alto valor, mas não possuem o aporte financeiro necessário para efetivar a aquisição de imediato.

Se você tem interesse nesse tipo de serviço, mas ainda tem dúvidas sobre como funciona um consórcio, quais são seus benefícios e como fechar um, a Assegurou te explica como obter os melhores benefícios nos seguintes tópicos:

● O que é um consórcio?
● Como funciona um consórcio?
● Vale a pena ter um consórcio?

O que é um consórcio?

O consórcio funciona como uma espécie de poupança conjunta, onde um grupo de pessoas com o mesmo interesse de aquisição investe mensalmente, com o objetivo de possibilitar a realização do sonho de consumo de todos os participantes ao final do contrato daquele consórcio.

Esse grupo de consórcio é organizado por uma administradora, que também é a responsável por fechar os contratos, gerir o fundo de investimento e fazer as assembléias para concessão das cartas de crédito desses consórcios.

Vale ressaltar que o Banco Central do Brasil é o órgão responsável por supervisionar o serviço desse tipo de empresa, desta forma é possível garantir a segurança do seu investimento.

Contudo, é essencial que você consulte a regularidade da empresa que tem interesse para garantir um investimento sem riscos ou preocupações.

Como funciona um consórcio? 

O primeiro passo para se tornar um consorciado é fechar um contrato com uma administradora de consórcios de sua confiança. Após esse processo, você passa a contribuir mensalmente com o consórcio de acordo ao seu desejo e o valor do crédito é baseado em sua renda mensal.

Já a concessão das cartas de crédito que possibilitam a compra do bem ou serviço é realizada de duas formas: contemplação por sorteio ou ofertando um lance. O consorciado tem a opção de escolher entre ambas as modalidades, mas existe diferença.

No caso dos sorteios, é preciso contar com a sorte no momento da contemplação, o que pode se tornar um tipo de investimento a longo prazo.

Já o lance é feito como uma espécie de leilão, no qual cada consorciado oferece um montante relativamente alto pela carta, assim quem oferece o valor da carta mais alto, leva o prêmio.

Vale a pena ter um consórcio?

Além disso, o consórcio possibilita muito mais vantagens no momento da negociação com o vendedor, já que você terá uma carta de crédito com valor do bem, ou serviço, de forma a fechar o pagamento à vista.

Apesar de ser um negócio no qual é preciso primeiro investir para depois adquirir, esse é um tipo de serviço que proporciona uma melhor organização financeira e a plena certeza de que seu sonho se tornará realidade.

Para começar a investir em seu consórcio hoje mesmo você pode contar com os serviços da Assegurou. Através do preenchimento de um formulário de cotação online, os consultores especializados da corretora de seguros buscarão o melhor custo benefício do mercado para você.

Não deixe seu sonho para depois, feche seu consórcio e fique a um passo de realizá-lo!

, ,
Posts relacionados
Seguro Automóvel
Alinhamento e balanceamento: quando fazer?
Postado por:

Aprenda mais sobre o que são os serviços de alinhamento e balanceamento e saiba a hora certa de solicitar um! Faz parte da rotina de manutenção de qualquer veículo a realização de serviços diversos, como troca de óleo e filtro de ar, acompanhamento do nível de óleo do radiador e também o alinhamento e balanceamento. […]

Seguro Automóvel
O que é rastreador de carro? Entenda tudo como funciona!
Postado por:

Após comprar um veículo, é comum que as pessoas tenham várias dúvidas sobre a melhor forma de protegê-lo em situações adversas, como assaltos, furtos e roubos. O rastreador de carro oferece muitas vantagens no quesito segurança, mas você sabe quais são elas e como ele funciona? Separamos algumas informações para te ajudar a entender como […]

Seguro Automóvel
Tudo o que você precisa saber sobre seguros de carro para terceiros:
Postado por:

Também conhecido como Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V), esse tipo de seguros cobre acidentes envolvendo terceiros. É importante comentar que a cobertura do seguro de carros para terceiros inclui danos em veículos e também danos materiais, morais e psicológicos. O que isso significa? O seguro para terceiros serve para compensar qualquer pessoa envolvida em […]

Cadastre-se e receba nossas novidades!