Como funciona o consórcio: guia completo

21 de dez 2021 Postado por: em Consórcio

Se você tem dúvidas de como funciona o consórcio, está no lugar certo! Essa modalidade se trata de um autofinanciamento, no qual pessoas se reúnem para fazer uma poupança conjunta em que viabilizam a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços para cada uma delas.

Para que tudo seja bem organizado, a gestão dos grupos fica a cargo de uma administradora de consórcio, algo autorizado pelo Banco Central para realizar as atividades.

Essa é uma ótima saída para quem quer realizar o sonho de ter uma casa ou apartamento próprio, um veículo, comprar um equipamento agrícola, fazer uma viagem, uma formatura, ou até mesmo um procedimento estético, mas sem pensar na burocracia e as taxas de administração abusivas oferecidas pelas instituições bancárias.

Ficou interessado em saber mais sobre como funciona o consórcio? Então vem com a gente que te explicamos tudo em detalhes neste artigo!

O que é um consórcio?

o que é um consórcio

O consórcio funciona como uma espécie de poupança conjunta, onde um grupo de pessoas com o mesmo interesse de aquisição investe mensalmente, com o objetivo de possibilitar a realização do sonho de consumo de todos os participantes ao final do contrato daquele consórcio.

Esse grupo de consórcio é organizado por uma administradora, que também é a responsável por fechar os contratos, gerir o fundo de investimento e fazer as assembléias para concessão das cartas de crédito desses consórcios.

Vale ressaltar que o Banco Central do Brasil é o órgão responsável por supervisionar o serviço desse tipo de empresa, desta forma é possível garantir a segurança do seu investimento.

Contudo, é essencial que você consulte a regularidade da empresa que tem interesse para garantir um investimento sem riscos ou preocupações.

Como funciona um consórcio? 

como funciona o consórcio

Agora é hora de saber exatamente como funciona um consórcio! Se você quer se tornar um consorciado, o primeiro passo é fechar um contrato com uma administradora de sua confiança.

Após esse processo, você passa a contribuir mensalmente com o consórcio de acordo com o seu desejo e o valor do crédito é baseado em sua renda mensal.

Já a concessão das cartas de crédito que possibilitam a compra do bem ou serviço é realizada de duas formas: com contemplação por sorteio ou ofertando um lance. O consorciado tem a opção de escolher entre ambas as modalidades, mas existe diferença entre elas.

No caso dos sorteios, é preciso contar com a sorte no momento da contemplação, o que pode se tornar um tipo de investimento a longo prazo.

Já o lance é feito como uma espécie de leilão, no qual cada consorciado oferece um montante relativamente alto pela carta. Assim, quem oferece o valor da carta mais alto, leva o prêmio.

Vale a pena ter um consórcio?

Gostou de entender melhor como funciona o consórcio? Está em dúvida se vale a pena fazer esse tipo de investimento?

De maneira geral, a resposta é sim, pois apesar de ser um negócio no qual é preciso primeiro investir para depois adquirir, esse é um tipo de serviço que proporciona uma melhor organização financeira e a plena certeza de que seu sonho se tornará realidade.

Além do mais, o consórcio possibilita muito mais vantagens no momento da negociação com o vendedor, já que você terá uma carta de crédito com valor do bem ou serviço, de forma que o pagamento será fechado à vista.

Principais riscos do consórcio

Agora que você já está por dentro de como funciona o consórcio, é hora de conhecer também alguns de seus riscos.

O principal deles é você ficar com o seu dinheiro “preso” no grupo por um tempo maior do que o esperado.

Além disso, se por algum motivo você desejar desistir do consórcio, você só terá acesso aos valores que você já pagou quando for sorteado ou no final do programa.

Então, por exemplo, se você fez um consórcio de 60 meses, mas quis sair no 15º mês, você provavelmente terá que aguardar mais 45 meses para resgatar o seu dinheiro, ao menos que você tenha a chance de vender sua cota para outra pessoa.

No caso de venda de cotas, é fundamental saber que essa transferência pode estar sujeita a cobrança de taxas e, para que aconteça, deve estar prevista no contrato que você assinou.

Portanto, o maior risco do consórcio é o de não ser selecionado cedo, pois se você receber a sua recompensa somente no final, você passará a maior parte do tempo “financiando” o resto do grupo até chegar a sua vez.

Porém, para minimizar qualquer risco do consórcio, basta escolher uma administradora de confiança.

Nossa dica é que você sempre consulte as instituições que têm interesse no site do Banco Central, pois assim é possível consultar todas as empresas que são autorizadas a funcionar no Brasil.

No mais, nossa dica é que você analise muito bem o seu contrato, verificando e tirando todas as dúvidas sobre os prazos, mensalidades, termos, multas por atraso, reagendamento, saída ou venda do consórcio e casos de inadimplência.

Não deixe seu sonho para depois, feche seu consórcio e fique a um passo de realizá-lo!

riscos do consórcio

Conclusão

Com esse artigo, a nossa missão era te explicar como funciona o consórcio.

Então, esclarecemos que na prática você fecha um contrato com uma administradora de consórcios de sua confiança e passa a contribuir mensalmente com o consórcio de acordo com o seu desejo e o valor do crédito é baseado em sua renda mensal.

Assim, você escolhe entre as duas modalidades da concessão de cartas de crédito que irão te possibilitar a compra de um bem ou serviço, sendo elas: contemplação por sorteio ou ofertar um lance.

No caso dos sorteios, é preciso contar com a sorte no momento da contemplação, mas já o lance é feito como uma espécie de leilão.

E aí, quer começar a investir em seu consórcio hoje mesmo? Então conte com os serviços da Assegurou!

, ,
Posts relacionados
Seguro Automóvel
junta cabeçote
Posso andar com a junta do cabeçote queimada? Descubra aqui!
Postado por:

No mundo automotivo, uma das preocupações recorrentes entre motoristas e entusiastas é a condição da junta do cabeçote. Esta peça crucial desempenha um papel vital na eficiência e funcionamento do motor.  Mas o que acontece se você se deparar com uma junta do cabeçote queimada? Pode ser tentador continuar rodando, ignorando o problema, especialmente quando…

Seguro Automóvel
contratar rastreador veicular
Rastreador veicular com seguro: o que é como funciona?
Postado por:

O rastreador veicular com seguro une proteção de veículos e garantias de seguro em apenas um serviço. Assim, ao monitorar veículos, ele usa um software para localizar em tempo real um carro, caminhão, motos ou afins, guardando também todas as informações sobre um trajeto que foi feito. Já ao garantir o seguro, ele dá o…

Seguro de Vida
importância do seguro de vida
Importância do seguro de vida: como contratar uma seguradora
Postado por:

Você já deve ter assistido algum filme ou série em que um personagem chega ao hospital e precisa preencher uma ficha com suas informações pessoais, dentre elas o número do seu seguro de vida.  Talvez você mesmo tenha se deparado com um formulário parecido ao viajar para fora do país. São nesses momentos que você…

Cadastre-se e receba nossas novidades!