carro com sinistro

O que é carro com sinistro e como identificar? Entenda tudo sobre o tema!

13 de out 2022 Postado por: em Seguro Automóvel

Você já ouviu falar em carro com sinistro? Na hora de comprar um carro usado, é importante que você saiba o que esse termo significa. 

Isso porque, é comum que compradores inexperientes não saibam da existência de carros sinistrados em meio a outros. Inclusive, tais veículos costumam aparecer com valores entre 20% a 30% a menos. 

Contudo, é necessário que o consumidor esteja ciente da condição do automóvel, o que raramente acontece. 

Nesse aspecto, é fundamental entender sobre o assunto para não ser enganado durante a compra e adquirir um carro de qualidade, mesmo sendo usado. Confira!

O que é um sinistro?

Antes de falarmos sobre o carro sinistrado, você deve saber o que é um sinistro. Esse é um termo utilizado pelas seguradoras para se referir aos danos causados em determinado bem segurado. 

Em uma apólice de seguros, são listados os possíveis prejuízos de um bem, que nesse caso é o carro. 

Geralmente, a cobertura do plano oferece alguma indenização a partir desses danos em caso de acidentes. Esses danos são chamados de sinistros. 

Carro com sinistro: entenda

Quando um veículo recebe um sinistro, isso significa que ele sofreu algum dano de alguma forma. 

Com isso, é válido destacar que veículos registrados como sinistrados pelas seguradoras podem ser vendidos por valores abaixo da tabela de mercado. 

Nesse contexto, o automóvel fica listado como “sinistro parcial”. Por outro lado, caso o veículo seja roubado ou furtado, a seguradora cobrirá o valor da indenização ao dono, listando o carro como “sinistro total”.

Como saber se um carro é sinistrado? Confira dicas

Como saber se um carro é sinistrado? Confira dicas

Existem algumas formas de identificar se um carro é sinistrado antes da compra. Veja quais são elas a seguir. 

Documentação

Uma das maneiras de verificar o estado do veículo é avaliando sua documentação. Em geral, veículos sinistrados apresentam na parte inferior do papel, a descrição “SINISTRO/RECUPERAÇÃO”, que indica que o carro sofreu algum dano prévio. 

Consulta ao Detran

Outra forma de consultar as condições do automóvel é ter em mãos o número do chassis e a placa do veículo

Com isso, basta acessar o site do Detran do respectivo estado e fazer uma busca em “Consulta veículos sinistrados”. 

Infelizmente, esse serviço não está disponível em todos os estados brasileiros. 

Vistoria de danos

Por fim, outra saída é contar com o olhar afiado de um especialista para fazer a vistoria de danos no veículo. Aqui, o carro será analisado minuciosamente antes que você feche qualquer negociação. 

Profissionais experientes e bem comprometidos, são capazes de identificar carros sinistrados com certa facilidade. 

Então, não deixe de solicitar uma avaliação do veículo a um especialista, como mecânicos e funileiros de confiança. 

Carro sinistrado pode ser comercializado? Confira

Conforme mencionamos logo acima, carros sinistrados podem ser comercializados de forma segura e legalizada. 

Condutores que buscam carros mais acessíveis optam por veículos nessas condições, em leilões profissionais. 

Nesse contexto, os veículos estão devidamente identificados como sinistrados, e os envolvidos ficam a par dos danos que o automóvel sofreu, bem como o grau do prejuízo. Isso porque, existem diversos tipos de sinistros: uma janela quebrada ou uma batida grave.

O problema dessa transação está quando o comprador não sabe que está adquirindo um carro com sinistro, nem o nível do dano sofrido. 

Dependendo do prejuízo, é possível que o veículo não possa mais ser recuperado, ou apresentar novos problemas futuramente. 

Inclusive, as seguradoras se resguardam do direito de não conceder seguros auto para veículos sinistrados. 

Vantagens de comprar um carro com sinistro: elas existem?

A grande vantagem de comprar um carro sinistrado é o preço baixo. Esse tipo de veículo pode ser adquirido em leilões profissionais, com valores bem abaixo da média praticada no mercado. 

Trata-se de uma ótima alternativa para quem precisa de um automóvel, mas dispõe de poucos recursos.

Entretanto, é importante avaliar alguns aspectos antes da compra. Obtenha todas as informações disponíveis para garantir que tudo esteja alinhado com seus objetivos. 

No total, são avaliados 48 pontos no veículo sinistrado. Feito isso, a pontuação final enquadrará o carro nas seguintes categorias:

  • pequena monta: até 20 pontos, excluindo a necessidade de incluir a informação sobre o sinistro na documentação do automóvel;
  • média monta: entre 21 e 31 pontos, sendo obrigatório adicionar as informações de sinistro na documentação do carro;
  • grande monta: acima de 30 pontos, o que torna o veículo sinistrado irrecuperável. 

Carro recuperado X Carro sinistrado: entenda as diferenças

Carro recuperado X Carro sinistrado: entenda as diferenças

Como você já aprendeu, um carro sinistrado é o veículo que sofreu determinado dano previsto na apólice de seguros. Sendo assim, é importante destacar que esse mesmo carro pode ser recuperado do prejuízo. 

Então, o termo “carro recuperado” é utilizado para definir o automóvel restaurado após um dano parcial ou total. Na prática, o carro com sinistro seria antes da restauração, e o recuperado seria após o dano ocorrido. 

De todo modo, é importante que o veículo passe por uma vistoria, mesmo que apresente o selo de recuperado. Isso porque, o carro também pode sofrer avarias no processo de restauração, especialmente caso se enquadre na categoria “média monta”. 

Por isso, somente após a inspeção e a liberação do CSV (Certificado de Segurança Veicular) o carro poderá voltar a circular. 

Conheça o Seguro Auto da Assegurou: o seguro certo para você dirigir tranquilo!

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu o que é um carro com sinistro. Automóveis nessas condições podem ser encontrados em leilões profissionais a um custo mais baixo do que a média do mercado. 

Contudo, é importante avaliar o custo-benefício de comprar um veículo do tipo. Afinal, mesmo após recuperado, é possível que o bem apresente falhas frequentes com o passar do tempo. Nesse caso, as chances de conseguir um seguro auto, como o da Assegurou, serão baixas.

Posts relacionados
Seguro Automóvel
seguro auto popular
Entenda o que é o seguro auto popular
Postado por:

Se você começou a navegar pelo universo dos seguros, em algum momento se questionou o que é o seguro auto popular.  Afinal, apesar do nome sugestivo, ele contempla muitos pontos específicos, que precisam ser “destrinchados”.  Não adianta, por exemplo, saber o mínimo sobre o seguro auto popular e já contratar um, logo de cara.  É…

Seguro Automóvel
dirigindo o carro
Como parcelar IPVA atrasado de forma simples
Postado por:

O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é uma obrigação anual para todos os proprietários de veículos no Brasil.  No entanto, muitas vezes, por diversos motivos, o pagamento pode ser adiado, gerando dívidas com o Estado. O acúmulo de juros e multas pode tornar o valor devido bastante elevado, o que pode dificultar o…

Seguro Automóvel
melhor seguro para motorista de app
Seguro para motorista de app: entenda como funciona
Postado por:

O seguro para motorista de app é muito vantajoso para esses profissionais exercerem sua atividade com segurança, pois eles ficam muitas horas no volante, logo, ficam expostos a riscos como furtos, roubos e acidentes. E considerando que cada vez mais cresce o número de motoristas de app no Brasil – segundo pesquisa, eles giram em…

Cadastre-se e receba nossas novidades!