como regularizar o carro

Como regularizar o carro? 5 dicas essenciais

09 de jun 2022 Postado por: em Seguro Automóvel

Se você sobe e desce com o seu automóvel todos os dias e não quer perder essa facilidade que ele te traz para se locomover, é preciso estar com os documentos em dia. E logo que levantamos esse fato, vem o questionamento: como regularizar o carro?

Isso obviamente depende do tipo de documento ou situação que você precisa regularizar, que pode ser o IPVA, seguro DPVAT, licenciamento do veículo, multas atrasadas ou até mesmo a CNH suspensa ou cassada.

Se você está em busca de como regularizar o carro em alguma dessas situações, neste artigo te explicaremos como ficar em conformidade com a lei!

Acompanhe!

Dicas para regularizar o seu carro

dicas para regularizar carro

Saber como regularizar o carro e efetivamente fazer isso ajuda a não perder o seu veículo ou ter que pagar multas, taxas e buscar ajuda de um advogado.

E para te auxiliar com a regularização do seu automóvel, vamos dar algumas dicas na sequência. Confira!

Verificar o que está deixando ele irregular

Antes de nos aprofundarmos em como regularizar o carro, é preciso que você saiba exatamente o que está irregular nele.

Pode ser o  Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o famoso IPVA ou o DPVAT – Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre.

Há ainda a chance de seu carro estar irregular por falta de renovação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), de multas de trânsito que não foram pagas ou por sua CNH estar suspensa.

Para todos esses casos, a seguir nós te ensinamos a como regularizar o carro.

Pagamento do IPVA

Quando falamos em como regularizar o carro, o pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA, é um dos primeiros tópicos que trazemos à tona.

Isso porque, sem o seu pagamento não é possível licenciar o carro

Mas afinal de contas, quem faz essa cobrança?

Ela é feita pelos Estados e o Distrito Federal e a sua arrecadação é dividida entre o nosso governo e o município em que o seu carro foi emplacado.

Caso você não pague o IPVA, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo realiza a cobrança de uma multa de 0,33% por dia de atraso, além de cobrar juros com base na SELIC para pagamento de IPVA em atraso.

E caso o atraso desse pagamento ultrapasse de 60 dias, a taxa passa a ter 20% do valor devido.

Melhor não correr esse risco, concorda?

Então, a forma de como regularizar seu carro nessa situação é pagando a dívida que está em aberto em um banco, levando o documento do carro, ou seja, o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). 

Você também pode pagá-la através de um despachante.

Seguro DPVAT

Outra dúvida muito comum de como regularizar o carro é em relação ao DPVAT – Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre.

Ele se trata de um seguro obrigatório, com custos que variam de acordo com os veículos e tem a função de indenizar as pessoas que sofrem acidentes de trânsito.

Para regularizar uma dívida do DPVAT, basta você pagar o boleto do mesmo.

Se você quer saber mais sobre o que é DPVAT e como ele funciona, leia o nosso artigo completo sobre o tema clicando aqui.

Licenciamento do veículo

Todos os anos é preciso renovar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Então, se você é dono de um carro, precisa obrigatoriamente pagar a Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV). 

Anualmente o Detran estipula um prazo para esse pagamento e o não pagamento dentro do prazo é considerado uma infração gravíssima, que além de gerar uma multa, dá sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Outro risco de não fazer esse pagamento é ter o seu carro apreendido. E temos certeza de que você não quer passar por isso, certo?

Então, para evitar isso, o pagamento da sua taxa de Licenciamento pode ser realizado tanto pela internet, como em caixas eletrônicos ou em agências de bancos credenciados.

Se você precisa emitir um boleto novo para realizar esse pagamento, é importante saber que ele vem com juros e pode ser retirado na página do Detran de seu Estado, basta ter em mãos o seu Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Multas atrasadas

Se você precisa saber como regularizar o carro com multas atrasadas, saiba que é possível fazer isso totalmente online!

Isso porque o Detran permite que você quite sua multa diretamente no site deles, evitando burocracias e filas em atendimentos presenciais.

Aqui, novamente reforçamos que os atrasos geram juros e correções no valor do débito.

Tendo isso em mente, para regularizar a sua multa atrasada, basta ir no site do Detran de seu estado, colocar os dados do seu veículo e imprimir a sua guia de recolhimento.

Lembrando que a guia original sempre é enviada para o seu endereço, com uma Notificação de Penalidade da Multa.

E enquanto você não realiza esse pagamento, você sofre algumas consequências, como:

  • não consegue fazer o licenciamento do carro;
  • é impedido de fazer transferência de propriedade;
  • tem o seu nome inscrito na dívida ativa;
  • paga juros sobre a multa vencida.

CNH Suspensa

regularizar carro turbo

Se a sua CNH foi suspensa, em primeiro lugar você deve entregar a sua habilitação.

Depois, será preciso fazer um curso de reciclagem e então aguardar o cumprimento do prazo que for determinado para o seu caso.

Esse prazo de suspensão da CNH varia de acordo com o grau da infração que os motoristas cometem e também leva em conta o histórico dos condutores.

Segundo o artigo 261 do código de trânsito, pode haver suspensão de  seis meses a um ano para aqueles que atingirem a pontuação máxima em 12 meses, assim como pode haver uma suspensão de oito meses a dois anos àqueles que forem reincidentes no período de 12 meses.

Depois de passar pelos procedimentos que citamos, você apresentará o seu certificado de conclusão do curso e poderá recuperar a sua habilitação, além de ter a quantidade de pontos eliminados de sua carteira.

Contrate um seguro auto e não tenha mais preocupações!

Quando você contrata um seguro auto, diversas preocupações somem, afinal de contas, você não se preocupa mais em desembolsar dinheiro caso sofra um sinistro ou se o seu carro for roubado e nunca mais encontrado.

Então, considere que um seguro auto é um ótimo investimento, que será um apoio para quando você mais precisar e que irá cortar preocupações como:

  • esse lugar é seguro para estacionar?;
  • será que algo pode cair em cima do meu carro se eu ficar parado aqui?;
  • será que esse carro atrás de mim pode causar uma colisão?
  • será que hoje vou me atrasar porque meu carro vai me deixar na mão?

Com o seguro auto da Assegurou, você e o seu veículo estarão sempre seguros. Faça a sua cotação!

Conclusão

Se você tinha dúvidas de como regularizar o carro em caso de IPVA, Seguro DPVAT, licenciamento do veículo, multas atrasadas e CNH Suspensa, ao longo deste artigo te esclarecemos como ficar em dia com tudo isso.

Como você viu, o atraso de todos esses pontos geralmente levam a algumas taxas e juros cobrados, mas pelo menos você consegue regularizar o seu carro e não corre riscos dele ser apreendido, como no caso de não pagamento da Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV).

Posts relacionados
Seguro Viagem
big ben ao lado da bandeira da inglaterra
Inglaterra, Grã Bretanha e Reino Unido: Qual a diferença?
Postado por:

Introdução: Você já parou para se perguntar qual a diferença entre Inglaterra, Grã Bretanha e Reino Unido?  Muitas pessoas confundem esses termos, mas cada um deles tem um significado específico e representa uma realidade geográfica e política distinta. Neste artigo, vamos explorar essas diferenças e entender porque esses termos podem ser confundidos.  Então, se você…

Seguro Automóvel
teste psicoténico para tirar carta de motorista
Teste Psicotécnico: tudo o que você precisa para o teste
Postado por:

Introduzindo o mundo dos testes psicotécnicos, este artigo tem como objetivo fornecer todas as informações que você precisa para se preparar e se destacar.  Vamos desmistificar o que é um teste psicotécnico, explicar quando e por que é realizado, e apresentar os tipos mais comuns desses exames.  Além disso, vamos discutir o processo de avaliação…

Seguro Automóvel
homem fazendo chupeta no carro
Como fazer chupeta na bateria do carro do jeito certo (passo a passo)
Postado por:

Ficar sem bateria no carro é uma situação que pode acontecer com qualquer pessoa, mas é importante saber que existe uma solução simples e rápida para resolver o problema: fazer chupeta na bateria.  No entanto, é preciso saber como fazer a chupeta corretamente para evitar danos ao veículo e garantir que a bateria seja carregada…

Cadastre-se e receba nossas novidades!