6 formas de se prevenir contra roubo e furto de veículo

30 de dez 2021

A prática de furto e roubo de veículos em nosso país cresce cada vez mais.

A situação é alarmante para motoristas, ainda mais porque só os roubos de carros representam mais de 70% dos atos criminosos no Brasil, segundo a Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Os dados ainda apontam que os locais com mais furto e roubo de veículos são: 

  • Paraná;
  • Rio de Janeiro;
  • São Paulo;
  • Distrito Federal;
  • Rondônia;
  • Piauí;
  • Acre.

Na maioria desses casos, não há expectativa de encontrar o carro novamente, pois eles costumam terminar em oficinas de sucata que são clandestinas e vendem as peças.

E diante dessas informações assustadoras surge a dúvida de como se prevenir desses crimes. Para te ajudar, nós separamos algumas dicas ao longo deste artigo. Siga a leitura!

Como evitar furto e roubo de carro

Como falamos acima, o número de furto e roubo de veículos cresce cada vez mais em nosso país. E para te ajudar a se prevenir dessas situações, separamos na sequência seis dicas valiosas. Acompanhe.

1.     Equipe o seu veículo com alarme

Por mais simples que possa parecer, o uso de um sistema de alarme nos veículos ainda é uma estratégia altamente eficaz no combate ao roubo e furto. 

Caso algo errado ocorra com o seu veículo, o barulho disparado chamará a atenção das pessoas. Vale destacar ainda que o alarme é capaz de interromper a ignição do motor, caso este seja violado, o que também evita o crime.

2.     Escolha trajetos mais seguros

Locais com pouca iluminação, policiamento reduzido, sinal de telefone fraco são alguns fatores que deixam o trajeto mais vulnerável para roubos e furtos, portanto, optar por rotas conhecidamente seguras é uma estratégia importante para evitar problemas com o seu veículo. 

Busque informações sobre o seu destino e escolha os locais que considerar mais seguros, além dos horários mais tranquilos e com menor trânsito.

3.     Aposte em um seguro auto

É praticamente impossível prever quando um roubo ou furto de veículo pode acontecer com você. Portanto, garantir a proteção do seu carro é a melhor solução para evitar prejuízos financeiros e dores de cabeça. A melhor forma de conseguir isso é com um seguro auto. 

Se você ainda não entende bem a importância de um seguro de carro, saiba que ele pode garantir uma indenização total do valor do seu veículo em caso de roubo ou furto, além de englobar diversos outros serviços, a depender do tipo de cobertura escolhida. Sendo assim, não pense duas vezes antes de contratar um seguro.

4. Evite deixar pertences valioso no carro

Quando você deixa objetos valiosos dentro do carro, você chama mais atenção de criminosos.

Então, a nossa dica é que você evite deixar à vista até mesmo sacolas ou itens que podem causar curiosidade em ladrões, para não estimulá-los.

Caso você não tenha escolha em levar os seus objetos e precise deixá-los no carro, use o seu porta-malas para guardá-los.

Desta forma, as suas coisas ficam em seu veículo, mas não em uma parte visível.

5. Verifique se trancou o carro 

Essa é uma dica extra de como se prevenir de furto e roubo de veículos, pois o ideal é que você sempre tranque seu carro, mas é útil dar uma verificada para ver se ele realmente ficou trancado.

Nós sabemos que muitos carros já contam com um trancamento elétrico que é acionado pelo motorista, mas alguns ladrões conseguem impedir esse trancamento.

Então, infelizmente pode ocorrer de você acreditar que trancou suas portas apenas clicando no botão de alarme, mas um criminoso interferiu e não permitiu que seu carro fosse realmente trancado.

6. Fique atento nos semáforos

Infelizmente você não deve baixar a guarda nem mesmo quando pára no semáforo.

Aqui, a prevenção de furto e roubo de veículos deve ser feita principalmente quando você estiver passando por uma região mais perigosa.

Muitos criminosos usam essa pausa de carros para abordar motoristas e levar os veículos.

Além disso, nós indicamos que você sempre fique um pouco distante do carro da frente e não pare o seu veículo, pois assim você consegue arrancar o seu carro rapidamente em caso de emergência.

Como contratar um seguro de carro

prevenir furto de veículo

Agora que você já sabe as principais formas de prevenir prejuízos e danos financeiros em decorrência de roubo e furto, que todas os proprietários de carro estão suscetíveis a passar, saiba como contratar um seguro de carro que vai garantir a segurança do seu veículo nos diversos contratempos que podem surgir a qualquer momento no trânsito.

A Assegurou possui parceria com as melhores e mais conceituadas seguradoras do país e por isso consegue te ajudar nessa desafiadora tarefa de contratar um seguro para o seu veículo.

Por meio da nossa equipe de profissionais, você terá acesso às cotações com os melhores custos-benefícios, além de uma cobertura ideal para atender às suas necessidades de maneira rápida, fácil e sem burocracia. Além de ficar por dentro de todos os assuntos sobre seguro através do nosso blog.

Dessa forma, você conseguirá adquirir o seguro auto para o seu veículo e se proteger de imprevistos como roubo e furto, podendo desfrutar do seu carro da melhor maneira, seja no dia a dia para o trabalho e demais afazeres, com total tranquilidade.

Contrate o seu seguro 100% online, clicando aqui! 

Conclusão

Como você viu ao longo deste artigo, o número de crimes de furto e roubo de veículos ainda é alarmante em nosso país.

E embora o Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Rondônia, Piauí e Acre sejam as regiões do Brasil com mais números desses crimes, todos nós, em qualquer lugar do mundo, estamos sujeitos a passar por essa situação.

Por isso, apresentamos diversas dicas que podem te ajudar a se prevenir de furto e roubo de veículos, como:

  • equipar o seu veículo com alarme;
  • escolher trajetos mais seguros;
  • apostar em um seguro auto;
  • evitar deixar pertences valioso no carro;
  • verificar se trancou o carro;
  • ficar atento nos semáforos.
, , , ,
Posts relacionados
Seguro para Eletrônicos
seguro-portatil-eletronicos
Como funciona o seguro para eletrônicos?
Postado por:

Atualmente, não só empresas, mas diversas pessoas físicas possuem uma série de eletrônicos que são essenciais tanto para o trabalho quanto para a casa.  Dessa forma, ficar sem eles pode ser muito complicado e atrapalhar negociações e processos chaves, tanto na sua vida pessoal quanto na profissional. Assim, ter um seguro para eletrônicos, que garanta […]

Seguros
como acionar o seguro
Como acionar seguro: guia completo
Postado por:

Entrar em contato com a seguradora é uma situação pela qual ninguém quer passar, afinal, isso significa que aconteceu um sinistro. Infelizmente, todos estamos sujeitos a isso, logo, é preciso saber como acionar seguro. Então, para que você fique por dentro de como fazer isso, preparamos esse artigo completo sobre o tema! Garantimos que depois […]

Seguro Automóvel
Buraco na rua: posso receber indenização pelos danos?
Postado por:

Os buracos nas ruas podem colocar em risco a sua vida e de outras pessoas. Por isso, fique atento! Nesse post daremos algumas dicas para evita-los e o que fazer caso um acidente aconteça.  Posso ser indenizado por acidentes causados por buracos?  Pequenos, fundos, largos ou rasos: quem circula de carro, certamente, já se deparou […]

Cadastre-se e receba nossas novidades!