simular seguro moto

Simular seguro moto: 13 dicas infalíveis

30 de jun 2022 Postado por: em Seguro Moto

A moto, quando comparada ao carro, é um veículo mais barato, mas também corre mais risco de sofrer furtos, roubos e passar por acidentes. Por isso, se esse é o seu meio de transporte, é fundamental simular seguro moto e, depois de analisá-los, contratar um.

Isso porque o seguro te dará mais segurança para transitar pelas ruas, principalmente porque segundo dados de 2020 do seguro DPVAT, três em cada quatro acidentes em nosso país envolvem motos. E isso é um recorte apenas da cidade de São Paulo.

Então, visto que você, como motociclista, infelizmente corre mais risco de passar por apertos no trânsito, logo, por mais prejuízos financeiros, o seguro moto é um grande aliado da sua segurança e estabilidade do seu dinheiro.

Mas para que ele realmente seja um bom aliado, é preciso encontrar a seguradora certa e essa missão exige que você saiba como simular seguro moto.

E para te ajudar com toda essa parte da simulação, nós preparamos esse artigo completo, com dicas infalíveis para você fazer a escolha certa!

o que é o seguro moto

O que é o seguro moto?

O seguro moto é uma forma de resguardar o seu veículo em casos de danos físicos a ele, deixando motociclistas mais tranquilos enquanto circulam pelas ruas.

Isso é fundamental, porque como você viu acima, as motos representam a maioria dos acidentes de trânsito, logo, são um dos veículos mais vulneráveis nas estradas.

E antes de saber como simular seguro moto, é preciso entender que ele funciona sendo dividido em duas opções: compreensivo e não compreensivo.

O seguro moto compreensivo é conhecido por ser uma opção completa, que oferece maior resguardo ao motorista e protege a moto em casos de perda total.

Então, se a sua moto sofrer com danos que sejam inferiores a 75% do total, a seguradora entra em cena para arcar com parte do conserto, enquanto você paga a outra parte, com a franquia.

Em relação ao seguro moto não compreensível, ele tem coberturas específicas e que são vendidas separadamente.

É comum que ele cubra apenas os sinistros de roubo e furto e não cobre franquia, afinal de contas, ele não age cobrindo danos parciais.

Mas atenção, isso faz com que a indenização só aconteça se a sua moto não for localizada depois de um roubo.

Normalmente os motoristas escolhem fechar um seguro não compreensivo, por conta do valor mais baixo que ele apresenta, porém, nem sempre essa é a melhor escolha.

Isso porque uma cobertura não compreensiva, que provavelmente só irá te ajudar em casos de roubos e furtos e se o seu veículo não for encontrado, te deixa sem auxílio em casos de colisão, queda e até mesmo perda total, ou seja, você fica no prejuízo.

Conheça também o Seguro Bike, para você que também quer proteger sua bicicleta de roubos ou danos!

Dicas para não errar na hora de simular seguro moto

Para não errar na hora de simular seguro moto, você deve conhecer as principais coberturas dessa modalidade, escolher uma empresa confiável, comparar preços, estar atento às apólices e muito mais.

E para te ajudar em cada uma dessas etapas, separamos aqui diversas dicas. Acompanhe!

1. Conheça as principais coberturas

O primeiro passo para simular seguro moto é conhecer as principais coberturas dessa modalidade, que são:

  • colisão com propriedades de terceiros (danos materiais);
  • colisão com veículos de terceiros (danos materiais);
  • colisão com pessoas (danos corporais);
  • assistência 24 horas completa;
  • garantia de 0 km;
  • colisão com sua moto;
  • despesas extras;
  • roubo ou furto;
  • incêndio.

Como falamos anteriormente, seguro moto pode ser compreensivo ou não compreensível, porém, as coberturas podem variar de acordo com cada seguradora.

E além das coberturas, atente-se também para as franquias, que podem ser normais, reduzidas 50% ou majorada 100%.

2. Avalie a necessidade do seguro

Como as motos são mais suscetíveis a acidentes e roubos, o seguro delas é mais caro do que os de carros.

Neste cenário, as motos que mais tem ocorrências de sinistros são as de pequenas cilindradas, geralmente usadas para ir ao trabalho.

Então, há casos em que o valor do seguro é muito próximo ao valor de mercado da moto em questão, o que torna inviável a contratação deste serviço, principalmente em grandes metrópoles.

Já para as motos que são maiores e tem um custo mais elevado, o seguro costuma ser um bom negócio, porque elas também são alvos, mas costumam ter baixas sinistralidade, logo, o seguro fica mais barato.

Portanto, avalie se o seu caso realmente pede por um seguro enquanto estiver simulando seguro moto.

3. Escolha uma empresa de confiança

A nossa terceira dica para você simular seguro moto com segurança é escolher empresas de confiança e com boa reputação no mercado.

Essa dica te ajuda a garantir que futuramente, quando você precisar acionar a seguradora, você não terá problemas e dores de cabeça, apenas terá uma empresa que irá te ajudar nesse momento complicado e sensível.

E para ter certeza de que a seguradora é confiável, você pode avaliar o que falam sobre ela no Reclame Aqui e também se está apta a oferecer serviços, de acordo com a SUSEP, órgão responsável por regulamentar as empresas de seguro.

4. Compare preços

Se você está escolhendo simular seguro moto com uma seguradora ou corretora de seguros online, a comparação de preços será bem mais fácil de ser feita.

Para isso, basta iniciar a simulação com diversas empresas digitalmente e depois avaliar os serviços, coberturas e valores que cada uma cobra.

Mas nessa hora, não se deixe levar apenas pelo menor valor. Atente-se ao que cada seguradora oferece e aos detalhes que elas impõem. 

Tenha em mente que o melhor preço nem sempre é o mais baixo e evite ciladas.

simular seguro moto bb

5. Verifique as opções de pagamento

Além dos valores, ao simular seguro moto, você deve verificar as opções de pagamento também, pois isso pode impactar no preço final.

Os pagamentos à vista normalmente têm descontos bacanas e que fazem diferença no valor total.

Mas se essa não for uma opção para você, atente-se às condições do parcelamento, como taxas e juros, pois essas cobranças podem alterar bastante o valor final do seu seguro de moto.

6. Fique de olho nas apólices

Depois de simular seguro moto e receber todas as ofertas das cotações realizadas, você precisa avaliar qual delas é mais vantajosa de acordo com o que você busca.

Nesse momento, a apólice é o que você mais deve ficar de olho, pois ela funciona como o contrato da prestação de serviço e irá deixar claro quais são os valores, coberturas, serviços extras e afins.

7. Itens extras

E falando em serviços extras, destacamos eles neste tópico, afinal de contas, eles podem ou não deixar o seu seguro mais caro.

Quando falamos em serviços ou itens extras, falamos, por exemplo, de aplicativos de monitoramento, algo que geralmente deixa o seguro um pouco mais caro do que de outras empresas.

Então, você deve verificar a apólice se esses itens extras estão listados como uma cobertura e se eles pesam mais no valor final do seu seguro.

8. Seguro com rastreador 

O rastreador ajuda a informar qual a localização de um veículo em tempo real, o que o torna muito útil para casos de roubo ou furto da moto.

Isso porque, ao instalá-lo na moto, ele dá mais segurança de que ela será encontrada nessas situações de furtos e roubos.

E esse aparelho costuma deixar os seguros de moto mais baratos, pois se a sua moto for encontrada, a indenização provavelmente será apenas para conserto de avarias e não perda total, por exemplo.

O serviço de rastreador também pode vir com bloqueador, que trava toda a direção da sua moto, impedindo que ela seja pilotada por quem a roubou. Ótimo, não é mesmo?

9. Cuidado na simulação online

Enquanto estiver fazendo um seguro online, tome cuidado com os sites que você passa os seus dados, ou seja, siga as dicas que demos no terceiro tópico, sobre escolher uma empresa de confiança.

E reforçamos principalmente a dica de verificar se a seguradora está apta a trabalhar segundo o site da SUSEP – Superintendência de Seguros Privados.

Esse é o órgão responsável por regulamentar os seguros em nosso país, criado junto com o Decreto-Lei Nº 73, de 1966, responsável por regular as operações desse serviço no Brasil.

Logo, se uma empresa não estiver na lista da SUSEP como apta para exercer a sua função, é possível que ela não seja segura.

No site da SUSEP você consegue conferir quais são as seguradoras confiáveis, além de ter a sua disposição uma página com perguntas frequentes sobre seguros e outra página com um sistema de busca com cadastro atualizado de corretores que podem te ajudar a negociar o seu seguro de moto.

Então, assim que tiver uma lista com todas as seguradoras de confiança, acesse o site delas, abra uma solicitação de cotação de seguro online e aí sim preencha os seus dados que forem pedidos.

É normal que algumas plataformas simulem o preço assim que você preencher todo o formulário, outras podem enviá-lo para você por e-mail, depois de um dia.

Neste ponto, reforçamos a importância de você preencher todos os seus dados corretamente, com informações verdadeiras.

10. Evite passar informações falsas

Como começamos a falar acima, ao simular seguro moto, você deve passar as suas informações verdadeiras, tanto sobre você, quanto sobre o seu veículo.

Engana-se quem pensa que passar informações falsas tornam o seguro mais barato, pois as seguradoras têm sistemas para verificar as informações e podem cancelar o seu serviço caso encontrem alguma irregularidade.

Além de que, ao passar uma informação falsa, você corre o risco da seguradora não te atender em casos de sinistros que conflitem com as informações passadas para a empresa.

Por exemplo, vamos supor que você minta sobre não morar em um bairro perigoso ou não passar com frequência em bairros perigosos. Então, a seguradora estipula um valor mais barato para o seu seguro.

Mas acontece da sua moto ser roubada em um bairro perigoso que você mora ou passa com frequência e você diz a eles que foi roubado perto de casa ou em um bairro que passa todos os dias para ir trabalhar. 

Assim que você passar o endereço do local em que foi roubado, a seguradora irá bater as informações passadas na hora de fechar o contrato e o que você diz no momento do sinistro e entenderá que  você mentiu.

Ao captar essa mentira, eles podem se negar a pagar a sua indenização e você sai no prejuízo duas vezes.

11. Veja o que o seguro não cobre

Ao simular seguro moto, além de ficar de olho em quais são as coberturas, você também precisa verificar o que não entra na cobertura.

É comum que essa lista do que o seguro não cobre fique em um item da apólice intitulado “Exclusão”, em que estão indicadas todas as situações que o seguro não irá cobrir.

Leia essa parte da apólice com atenção e, caso não esteja de acordo com alguma exclusão, informe a seguradora, pois há a chance de adicionar itens dessa lista à sua cobertura. 

12. Tenha um corretor para te ajudar

O corretor de seguros é um profissional que faz cotações em diversas seguradoras diferentes, logo, ele tem facilidade em negociar e saber quais são as ofertas da vez.

Ao buscar a ajuda de um corretor para te auxiliar com a negociação, certifique-se que ele também está cadastrado na SUSEP!

13. Preste atenção ao atendimento 

Após simular seguro moto, você provavelmente começará a ter contato direto com as seguradoras.

Nesse momento, atente-se a como você é atendido, pois isso diz muito sobre a confiabilidade da empresa e como eles irão te tratar caso ocorra um sinistro com sua moto.

Repare se o atendimento é rápido, se eles são atenciosos, se respeitam as suas decisões quanto à apólice, se estão disponíveis para tirar dúvidas e muito mais.

Por que investir em seguro moto?

investir em seguro moto

Em 2021, a cada 16 minutos uma moto foi roubada ou furtada no Estado de São Paulo, segundo o Boletim Econômico Tracker-FECAP.

No total, foram 33.394 ocorrências registradas envolvendo motocicletas, levando a um crescimento de 26,91% na comparação com o ano anterior, 2020.

E os dados também são alarmantes fora da capital. Em Ribeirão Preto, por exemplo, os casos de roubos e furtos cresceram 38,4% de 2021 até abril de 2022, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP). 

E fora as situações de roubos e furtos, os motociclistas também estão mais propensos a receber o seguro DPVAT por conta de acidentes e óbitos no trânsito.

Os números de óbitos, por exemplo, são tão altos que chegam a ser maiores do que os de ciclistas e pedestres.

Por isso é essencial investir em um seguro moto, pois com ele você garante a sua segurança, seja física ou financeira, a segurança do seu veículo e também de quem está ao seu redor.

Portanto, pegue as dicas que demos aqui e comece agora mesmo a simular seguro moto.

O melhor seguro moto você encontra na Assegurou. Acesse nosso site e faça a sua cotação!

Conclusão

Como você viu, o seguro moto é uma garantia de mais tranquilidade para circular pela cidade no dia a dia, seja para trabalhar ou para ter um lazer.

Porém, para pagar um preço justo por esse serviço e ter a sua proteção, é preciso simular seguro moto.

E a nossa missão com esse artigo era te apresentar as melhores dicas para fazer a simulação, para fechar negócio com uma empresa confiável e que não te deixará na mão em situações de sinistro.

Quer começar uma simulação agora mesmo com uma seguradora de confiança? Então conte com a Assegurou!

Posts relacionados
Seguro Automóvel
vários carros estacionados de lado
Tabela FIPE: O quê é, como funciona e como consultar?
Postado por:

Afinal de contas, o que é tabela fipe? A Tabela FIPE é uma referência para quem deseja saber o valor médio de mercado de um veículo, seja ele novo ou usado.  É uma ferramenta importante para quem quer comprar ou vender um carro mais barato ou moto, já que permite avaliar o preço justo do…

Seguros
carros com manutenção barata
Carros com manutenção barata: conheça as principais marcas populares
Postado por:

Você sabe quais são os carros com manutenção barata? Caso não saiba, chegou ao local certo!  Um erro comum de quem está prestes a comprar o primeiro automóvel é avaliar somente seu custo de aquisição. Afinal, a obtenção de um modelo mais novo de uma marca ou seminovo requer um planejamento financeiro que de meses. …

Seguros
cotação de seguro online
Como fazer cotação de seguro online: confira dicas importantes
Postado por:

Você já considerou fazer uma cotação de seguro online? Atualmente, é possível simular a compra de inúmeros produtos e serviços online, algo que facilita demais a contratação ou compra.  Um dos setores do mercado que aderiram a essa dinâmica foi o das seguradoras. Contudo, muitas pessoas ainda não estão habituadas a essa nova forma de…

Cadastre-se e receba nossas novidades!