proteção veicular ou seguro

Proteção veicular ou seguro: saiba a diferença e veja qual melhor

01 de set 2022 Postado por: em Seguro Automóvel

Você conhece a importância da proteção veicular ou seguro para seu carro? Além disso, sabe quais são as diferenças entre os dois serviços? 

De acordo com um estudo realizado pela CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais), somente 30% dos veículos que circulam no Brasil possuem algum tipo de proteção. 

Isso significa que quase 31 milhões de automóveis nas ruas e estradas brasileiras não possuem qualquer seguro contra acidentes, roubos, furtos, falhas mecânicas e outros problemas. 

Quer saber mais sobre as vantagens do seguro ou proteção veicular? Continue acompanhando o conteúdo a seguir!

O que é o seguro automotivo?

Conforme dissemos mais acima, mais de 30 milhões dos carros no Brasil não possuem qualquer seguro automotivo. Mas, o que isso significa, de fato? 

O seguro auto consiste em um contrato firmado entre uma seguradora e o dono do veículo, no qual o motorista paga uma taxa mensal ou anual para a empresa, a fim de conseguir a cobertura de prejuízos no automóvel. 

Na hora de contratar esse serviço, é necessário fornecer os dados pessoais e algumas informações sobre o automóvel. Também deve-se escolher o tipo de cobertura e a franquia. Feito isso, a seguradora criará a apólice com todos os direitos e deveres dos envolvidos. 

Assim que tiver o contrato em mãos, o veículo já conta com a proteção adquirida. Dessa forma, o proprietário poderá acionar o seguro em caso de sinistro. Vale ressaltar que todas as seguradoras são fiscalizadas pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).

O que é a proteção veicular?

O que é a proteção veicular?

Agora que você já entendeu o que é o seguro auto, vamos te explicar o que é proteção veicular. Diferentemente do seguro, a proteção veicular não é monitorada por nenhum órgão dedicado, mas pela OCB (Organização de Cooperativas Brasileiras). 

Consiste em um serviço oferecido por empresas sem fins lucrativos, como associações e cooperativas. Aqui, os clientes assumem riscos compartilhados; todos pagam uma mensalidade para obter as coberturas. 

Quando um sinistro ocorre, o dinheiro para cobrir os danos sai de um fundo mútuo. Caso a quantia não seja suficiente para arcar com as despesas, todos os segurados devem cobrir os custos extras. 

Ainda não entendeu bem? Imagine que você tenha uma proteção veicular e acabou de sofrer um sinistro, sendo que o conserto custará 3 mil reais. Nesse cenário, a associação regata o valor do fundo comum e quitaria a manutenção

Caso esse fundo não tenha a quantia necessária, os 3 mil reais serão divididos entre todos os associados. Então, uma proteção veicular com 30 “segurados”, cada integrante deverá contribuir com 100 reais para cobrir o prejuízo. 

Proteção veicular ou seguro: entenda as diferenças

Antes de decidir se o seguro ou a proteção veicular vale a pena, precisamos te mostrar mais diferenças entre os dois serviços. 

Entre elas, podemos destacar distinções na regulamentação, no tipo de cobertura, na adesão, na apólice, indenização e outros. Saiba como cada etapa é realizada a seguir. 

Tipo de cobertura

Existem poucas diferenças nas coberturas da proteção veicular e do seguro auto. Ambos os serviços oferecem coberturas para furto, incêndios, roubos, colisão e danos a terceiros. 

As reais distinções estão nas coberturas adicionais; quebra de vidros, assistência 24h e etc. normalmente são oferecidos pelo seguro auto e não pela proteção veicular. 

Adesão

O processo de adesão da proteção veicular costuma ser mais prático. Na adesão do seguro auto, além da inspeção veicular, é preciso aguardar a liberação da seguradora. 

Já nas associações e cooperativas, para contratar a proteção veicular basta solicitar a inspeção do veículo e pagar a primeira mensalidade. Também não é necessário aguardar qualquer liberação. 

Apólice

Uma apólice é o documento que oficializa o serviço prestado entre a seguradora e o dono do veículo. Trata-se de um contrato super detalhado, com todos os direitos e deveres de ambas as partes. 

Porém, a apólice só é redigida na contratação de um seguro auto. Na proteção veicular, os associados assinam um contrato de responsabilidade mútua, na qual constam os riscos compartilhados entre os “segurados”.

Indenização

Segundo a legislação, a indenização do seguro auto deve acontecer em até 30 dias. Para a proteção veicular, não há qualquer regra que regulamenta esse processo. 

Nesse sentido, os ressarcimentos são feitos de acordo com o fluxo de caixa da cooperativa. Sendo assim, há a possibilidade do prazo ser maior. 

Cancelamento do serviço

Caso o segurado decida encerrar o serviço de proteção veicular, deve saber que há uma permanência mínima de 180 dias. Se quiser cancelar o serviço antes desse período, precisará pagar uma multa. 

Por outro lado, os seguros não estabelecem períodos mínimos de permanência. Então, o contrato pode ser cancelado a qualquer momento. Entretanto, é necessário quitar os valores referentes aos meses em que o serviço foi usado. 

Como escolher entre proteção veicular ou seguro?

Depois de compreender as diferenças entre os dois serviços, separamos algumas dicas que podem te ajudar a escolher qualquer um deles. Confira abaixo. 

Pesquise as referências

O primeiro passo é avaliar o histórico de cada empresa no mercado, bem como a relação com seus clientes. 

Verifique a idoneidade das companhias na Internet; busque o perfil delas nas redes sociais, procure comentários de antigos clientes. Uma boa sugestão é verificar a pontuação da seguradora ou associação no Reclame Aqui. 

Compare os preços

Grande parte das associações e seguradoras oferecem simulações de seguro auto ou proteção veicular. Assim, você pode comparar os preços dos dois serviços para o mesmo tipo de cobertura. 

Compare tipos de serviços

Por falar em comparações, uma dica valiosa é analisar o tipo de cobertura que cada proteção oferece. 

Conforme dissemos anteriormente, tanto o seguro auto quanto a proteção veicular cobrem danos básicos. Porém, se precisar de coberturas extras, as encontrará somente no seguro auto.

Proteção veicular ou seguro: o que é melhor?

Proteção veicular ou seguro: o que é melhor

Entre o seguro auto e a proteção veicular, qual a melhor? A resposta dependerá das suas necessidades. Caso você precise de uma proteção que comece a valer no momento da contratação e que cubra todos os danos básicos, a proteção veicular pode lhe servir bem. 

Por outro lado, se faz questão de coberturas extras e deseja ter a segurança de adquirir um serviço de uma empresa regulamentada por um órgão fiscalizador, o seguro auto te deixará mais tranquilo. 

Conheça o Seguro Auto da Assegurou! O seguro certo para você dirigir tranquilo.

Conclusão

Neste conteúdo, você aprende sobre as diferenças entre a proteção veicular ou seguro. Para escolher entre um dos serviços, liste suas prioridades com seu veículo antes de tomar uma decisão. 

Também siga as dicas que mostramos por aqui. De todo modo, priorize fechar negócio com empresas de credibilidade no mercado, como a Assegurou. 

Posts relacionados
Seguro Automóvel
Tudo o que você precisa saber sobre seguros de carro para terceiros:
Postado por:

Também conhecido como Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V), esse tipo de seguros cobre acidentes envolvendo terceiros. É importante comentar que a cobertura do seguro de carros para terceiros inclui danos em veículos e também danos materiais, morais e psicológicos. O que isso significa? O seguro para terceiros serve para compensar qualquer pessoa envolvida em…

Seguro Automóvel
sensor de rotação do carro
Sensor de rotação: O que é, principais problemas e como resolvê-los
Postado por:

Você já ouviu falar sobre o sensor de rotação? Este pequeno, mas crucial componente de um veículo, desempenha um papel fundamental na operação suave e eficiente do seu motor.  Neste artigo, vamos explorar a fundo o que é o sensor de rotação, como ele funciona, quais suas funções principais e os problemas mais comuns que…

Seguro Automóvel
Sofreu uma batida de carro? Saiba o que fazer em caso de acidente!
Sofreu uma batida de carro? Saiba o que fazer em caso de acidente!
Postado por:

Você já sofreu com uma batida de carro? Se não, então é um dos sortudos! Nenhum motorista espera fazer parte de uma situação como essa.  Porém, acidentes automobilísticos podem ser experiências muito assustadoras e, especialmente, inesperadas.  Então, independentemente se já esteve em uma situação parecida ou não, é importante saber o que fazer.  Neste post…

Cadastre-se e receba nossas novidades!