quanto custa um seguro auto

Quanto custa um seguro auto: saiba o que influencia no valor final

04 de ago 2022 Postado por: em Seguro Automóvel

Você tem um carro e pretende contratar um seguro de automóveis? Primeiro, deve entender quanto custa um seguro auto. Uma característica importante é que os valores desse tipo de seguro não são tabelados. 

Existem muitas informações que precisam ser consideradas para chegar no preço final e, por isso, o custo varia bastante. Contudo, mesmo com essa variação, há uma forma de contratar o melhor seguro auto para suas necessidades. 

Continue acompanhando o conteúdo a seguir e aprenda tudo sobre esse seguro!

O que influencia no preço do seguro auto?

O primeiro fator, e o mais óbvio, é o modelo do veículo. Porém, existem outros critérios que afetam o preço do seguro auto, como a região de circulação, o CEP de estacionamento, tipos de coberturas e perfil do segurado.

Então, se você tem algum amigo com o mesmo modelo de carro, os valores do seguro ainda podem ser bem diferentes. 

Quanto ao perfil do segurado, os fatores englobam a idade, o gênero, o estado civil, local onde mora e trabalha, a quilometragem do carro e a forma de uso — lazer ou trabalho.

Além disso, o índice de roubo é outro ponto a ser analisado. Existem modelos de carros com maior tendência a serem roubados do que outros. Essa questão pode elevar ou reduzir o preço final do seguro. No Brasil, um carro é roubado a cada minuto.

O valor do seguro auto é padrão por modelo de carro?

Conforme explicamos inicialmente, o preço dos seguros auto não são tabelados e, portanto, não seguem um padrão. A seguradora analisa uma série de informações para calcular a média de gastos que terá com determinado veículo. 

Sendo assim, todos os seguros são desenvolvidos a partir de uma cotação personalizada, sem qualquer valor pré-definido por modelo. Inclusive, cada tipo de veículo — moto, carro, caminhão — possui um custo diferente na Tabela Fipe.

Quais são os fatores que alteram o valor do seguro?

fatores que alteram o valor do seguro

Para entender melhor quanto custa um seguro auto, você precisa conhecer com mais detalhes os critérios de análise para a cotação do seguro. Veja a seguir.

Coberturas escolhidas

Assim como indicamos mais acima, os tipos de coberturas e serviços contemplados afetam diretamente o preço do seguro. 

Uma apólice auto que não sobre acidentes e terceiros, por exemplo, custará menos do que um contrato que custeia esses sinistros. Caso escolha cobrir danos aos vidros do veículo também terá que pagar mais. 

Além disso, determinados modelos de automóveis possuem maiores taxas de roubo do que outros. Isso também influencia no preço final.

Modelo do veículo

Como o seguro é calculado de forma proporcional ao bem protegido, o modelo do veículo e suas especificações afetam diretamente no custo. Desse modo, os dados considerados são:

  • carro nacional ou importado: indica o nível de reparabilidade exigido;
  • modelos, versões e motorizações esportivas: indicam motoristas com perfis de direção mais agressiva;
  • valor de mercado: serve de base proporcional para o valor da apólice, que indenizará ou reparará o usuário em caso de perda parcial ou total.

Por onde o veículo circula

Outro fator crucial para determinar o quanto custa um seguro auto é sua rotina de uso. Afinal, a exposição ao risco também é um importante critério para calcular o valor da apólice

Sendo assim, a seguradora perguntará sobre os deslocamentos e a motivação deles — de casa para o trabalho, faculdade e outras localidades. 

A partir disso, cruzará esses dados com os mapas criminais, que apontam as regiões com índices altos de incidentes, a fim de comparar com o percurso do condutor. 

Estacionamento

O local em que deixa seu carro estacionado, bem como suas características também fazem parte dessa conta. Você tem uma garagem privativa em casa? Deixa estacionado na garagem do condomínio fechado? O local possui vigia 24h e portão eletrônico?

Tais variáveis definem o nível de segurança do carro no momento em que ele não está em uso. Isso inclui o estacionamento em casa, no trabalho, nos shoppings e outros locais.

Perfil do motorista

Fatores como idade, estado civil, filhos e gênero influenciam bastante no valor do seguro. Estatísticas indicam que motoristas mais jovens se envolvem mais em acidentes do que condutores mais velhos. 

Isso ocorre por inúmeros motivos, como a vida social mais agitada e propensão maior à negligência e à condução mais agressiva. 

A mesma questão pode ser observada entre homens e mulheres — homens tendem a se arriscar mais no trânsito — e indivíduos solteiros e casados. 

Pessoas casadas, especialmente as com filhos, tendem a ter uma rotina mais previsível e menos imprudente. Contudo, caso existam filhos, é preciso indicar se eles são usuários do veículo. Caso positivo, esse critério cai no fator idade, o que pode elevar o valor final. 

Histórico de direção

Analisar o histórico do motorista é outro fator indispensável no cálculo da apólice de seguro auto. Estatisticamente falando, bons motoristas sempre são cuidadosos. 

Então, aqueles que possuem anos de boa pontuação na CNH podem conseguir mais vantagens na contratação do seguro.

Frequência de uso

Motoristas que costumam usar o veículo de forma esporádica ou somente para a locomoção diária podem pagar mais barato pelo seguro auto. 

Já aqueles que precisam usar o carro para o exercício da profissão, por exemplo, como motoristas particulares, terão que desembolsar uma quantia maior. 

Isso porque, quanto mais tempo o veículo fica exposto ao trânsito, maiores serão as chances de ocorrerem sinistros.

O que é a Tabela FIPE e como ela funciona?

A sigla representa a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. A organização recolhe mensalmente os dados dos valores da venda de veículos. 

A tabela é atualizada todos os meses e indica a média de preço de veículos diferentes, como carros, motos, caminhões e micro-ônibus.

Essas informações são colhidas dos 24 estados brasileiros, sendo excluídos dados sobre a cor dos veículos e valores muitos abaixo do mercado, que indicam negociações incomuns.

Qual a diferença entre seguro DPVAT e seguro particular?

Agora que você já sabe a importância de descobrir quanto custa um seguro auto, precisa entender a diferença entre o seguro auto e o DPVAT (Seguro por Danos Pessoais causados por Veículos Automotivos Terrestres).

Sua maior distinção está na finalidade indenizatória. Enquanto o DPVAT indeniza qualquer pessoa física vítima de acidente de trânsito, o seguro particular é contratado para cobrir despesas com o veículo em si, oriundos de acidentes, colisões e outros danos.

Como escolher o melhor seguro?

Como escolher o melhor seguro

Além de analisar os fatores que afetam o valor do seguro auto, existem outros critérios que te ajudarão a escolher o seguro que mais atende suas necessidades. São eles:

  • compare as condições de seguradoras diferentes;
  • selecione as coberturas que realmente precisa;
  • preste atenção nos serviços adicionais;
  • contrate o carro reserva em caso de acidentes
  • opte pela franquia adequada;
  • instale dispositivos de segurança no carro;
  • responda o formulário com sinceridade;
  • entenda a cobertura do seguro;
  • verifique a existência de benefícios e descontos.

Entenda todos os benefícios de fazer um Seguro Auto com a Assegurou. Clique e confira!

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu a analisar quanto custa um seguro auto de acordo com os fatores determinantes. Na hora de escolher o melhor seguro, analise todos os critérios citados por aqui e feche um bom negócio.

Posts relacionados
Seguro Automóvel
como regularizar o carro
Como regularizar o carro? 5 dicas essenciais
Postado por:

Se você sobe e desce com o seu automóvel todos os dias e não quer perder essa facilidade que ele te traz para se locomover, é preciso estar com os documentos em dia. E logo que levantamos esse fato, vem o questionamento: como regularizar o carro? Isso obviamente depende do tipo de documento ou situação…

Seguro Automóvel
O que é o chicote elétrico do carro? Saiba como ele funciona!
Postado por:

Você já ouviu falar em o que é chicote elétrico do carro? Embora não seja um termo muito comum no dia a dia, ele é uma peça fundamental para o funcionamento do veículo.  Neste artigo, vamos explicar tudo sobre o chicote elétrico, desde o que é, para que serve, como funciona, até os problemas mais…

Seguro Automóvel
danos materiais seguro auto
Danos materiais seguro auto: Como se manter protegido? Aprenda!
Postado por:

Veículos fazem parte de nossa rotina diária e, infelizmente, estão expostos a acidentes; sejam causados no trânsito ou por fenômenos naturais — raios, queda de árvores, enchentes e outros. Nesse sentido, é lógico pensar que estamos sujeitos a imprevistos com o carro a todo momento. O motor pode parar no meio da estrada, durante uma…

Cadastre-se e receba nossas novidades!