Outubro Rosa: a importância do mês de combate ao câncer de mama.

22 de out 2021

O câncer é uma das doenças que mais mata no mundo e o mais comum entre as mulheres é o câncer de mama. Somente no ano de 2020, foram estimados mais de 66 mil novos casos no Brasil.

Criado em 1990, o Outubro Rosa é uma campanha realizada globalmente com o objetivo de conscientizar e prevenir o câncer de mama. Com foco no diagnóstico precoce através do autoexame, essa campanha incentiva a manutenção da saúde feminina através do autocuidado e, quando necessário, acompanhamento médico.

Como nasceu o Outubro Rosa?

A primeira edição do Outubro Rosa foi realizada em Nova Iorque, no ano de 1990, em um evento chamado “Corrida pela Cura”. Organizada pela Sunsa G. Komen Breast Cancer Foundation, o objetivo da ação foi arrecadar fundos e incentivar a pesquisa pela cura do câncer de mama.

O evento cresceu, começou a abranger outros países e hoje está presente ao redor de todo o mundo. No Brasil, a primeira edição aconteceu em 2002, no Ibirapuera, com a iluminação rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

Quais são os objetivos do Outubro Rosa?

O principal objetivo do Outubro Rosa é conscientizar e educar as mulheres sobre a importância da prevenção, do autocuidado e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Recentemente, o mês ganhou notoriedade também ao falar sobre o câncer de colo de útero, uma doença que também atinge muitas mulheres.

Portanto, o Outubro Rosa é um momento de conscientização e incentivo ao autocuidado. Quanto maior a visibilidade desta ação, mais mulheres serão diagnosticadas e tratadas precocemente, aumentando as suas chances de viver uma vida normal e sem sequelas, caso estejam com câncer de mama. 

Como identificar os primeiros sintomas do câncer de mama?

O câncer de mama pode apresentar diversos sintomas, porém nem todos eles são referentes a essa doença. Por isso, se você apresentar algum destes sinais, não deixe de ir ao médico:

  • Inchaço completo ou parcial de uma das mamas;
  • Nódulo endurecido na mama;
  • Irritação ou abaulamento de uma parte do seio;
  • Dores na mama ou mamilo;
  • Vermelhidão na pele do seio;
  • Inchaço na pele;
  • Espessamento ou retração da pele ou do mamilo;
  • Secreção com sangue ou serosa pelos mamilos.

Cabe ressaltar que geralmente o câncer de mama apenas pode ser diagnosticado após a realização da mamografia. Portanto, não deixe de consultar um médico ao identificar possíveis sintomas e sinais estranhos

O câncer de mama tem cura? Como tratar?

O câncer de mama tem cura, principalmente quando ele é identificado nas primeiras fases da doença, o percentual de probabilidade de cura para estes casos chega a aproximadamente 95%. O tratamento pode ser feito de diversas formas e depende de vários fatores como a fase da doença, o resultado dos exames realizados, além da localização e tamanho do tumor.

Os tratamentos podem ser divididos em dois estágios, o primeiro é quando é realizado um tratamento local feito através de cirurgia, radioterapia e reconstrução da mama. Já o segundo é um tratamento sistêmico, feito com quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.

Portanto, para poder realizar tratamentos mais leves e ter uma maior probabilidade de cura é necessário que você aprenda a como prevenir o câncer de mama, para que você possa tomar todas as atitudes necessárias para se precaver dessa doença e manter uma boa qualidade de vida.

, ,
Posts relacionados
Seguro Automóvel
O que é rastreador de carro? Entenda tudo como funciona!
Postado por:

Após comprar um veículo, é comum que as pessoas tenham várias dúvidas sobre a melhor forma de protegê-lo em situações adversas, como assaltos, furtos e roubos. O rastreador de carro oferece muitas vantagens no quesito segurança, mas você sabe quais são elas e como ele funciona? Separamos algumas informações para te ajudar a entender como […]

Consórcio
O que é e para que serve um consórcio?
Postado por:

O consórcio é uma forma de pagamento em que ocorre a junção de pessoas que querem adquirir um determinado bem ou serviço, dessa forma, todo mês as pessoas que estão envolvidas no consórcio realizam um pagamento mensal em uma conta única para acumular dinheiro e realizar o pagamento. Quando o período estipulado no consórcio termina, […]

Seguro Automóvel
Seguro auto: por que contratar?
Postado por:

Com um seguro auto seu carro estará protegido! Sair de casa, enfrentar congestionamentos, lidar com motoristas não tão cuidadosos, estacionar em locais estreitos. Quem tem um veículo com certeza já passou por situações que causam medo de acidentes, colisões e outros estragos e são nesses momentos que quem não tem seguro auto pensa nos riscos […]

Cadastre-se e receba nossas novidades!