Outubro Rosa: a importância do mês de combate ao câncer de mama.

22 de out 2021 Postado por: em Plano de Saúde

O câncer é uma das doenças que mais mata no mundo e o mais comum entre as mulheres é o câncer de mama. Somente no ano de 2020, foram estimados mais de 66 mil novos casos no Brasil.

Criado em 1990, o Outubro Rosa é uma campanha realizada globalmente com o objetivo de conscientizar e prevenir o câncer de mama. Com foco no diagnóstico precoce através do autoexame, essa campanha incentiva a manutenção da saúde feminina através do autocuidado e, quando necessário, acompanhamento médico.

Como nasceu o Outubro Rosa?

A primeira edição do Outubro Rosa foi realizada em Nova Iorque, no ano de 1990, em um evento chamado “Corrida pela Cura”. Organizada pela Sunsa G. Komen Breast Cancer Foundation, o objetivo da ação foi arrecadar fundos e incentivar a pesquisa pela cura do câncer de mama.

O evento cresceu, começou a abranger outros países e hoje está presente ao redor de todo o mundo. No Brasil, a primeira edição aconteceu em 2002, no Ibirapuera, com a iluminação rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

Quais são os objetivos do Outubro Rosa?

O principal objetivo do Outubro Rosa é conscientizar e educar as mulheres sobre a importância da prevenção, do autocuidado e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Recentemente, o mês ganhou notoriedade também ao falar sobre o câncer de colo de útero, uma doença que também atinge muitas mulheres.

Portanto, o Outubro Rosa é um momento de conscientização e incentivo ao autocuidado. Quanto maior a visibilidade desta ação, mais mulheres serão diagnosticadas e tratadas precocemente, aumentando as suas chances de viver uma vida normal e sem sequelas, caso estejam com câncer de mama. 

Como identificar os primeiros sintomas do câncer de mama?

O câncer de mama pode apresentar diversos sintomas, porém nem todos eles são referentes a essa doença. Por isso, se você apresentar algum destes sinais, não deixe de ir ao médico:

  • Inchaço completo ou parcial de uma das mamas;
  • Nódulo endurecido na mama;
  • Irritação ou abaulamento de uma parte do seio;
  • Dores na mama ou mamilo;
  • Vermelhidão na pele do seio;
  • Inchaço na pele;
  • Espessamento ou retração da pele ou do mamilo;
  • Secreção com sangue ou serosa pelos mamilos.

Cabe ressaltar que geralmente o câncer de mama apenas pode ser diagnosticado após a realização da mamografia. Portanto, não deixe de consultar um médico ao identificar possíveis sintomas e sinais estranhos

O câncer de mama tem cura? Como tratar?

O câncer de mama tem cura, principalmente quando ele é identificado nas primeiras fases da doença, o percentual de probabilidade de cura para estes casos chega a aproximadamente 95%. O tratamento pode ser feito de diversas formas e depende de vários fatores como a fase da doença, o resultado dos exames realizados, além da localização e tamanho do tumor.

Os tratamentos podem ser divididos em dois estágios, o primeiro é quando é realizado um tratamento local feito através de cirurgia, radioterapia e reconstrução da mama. Já o segundo é um tratamento sistêmico, feito com quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.

Portanto, para poder realizar tratamentos mais leves e ter uma maior probabilidade de cura é necessário que você aprenda a como prevenir o câncer de mama, para que você possa tomar todas as atitudes necessárias para se precaver dessa doença e manter uma boa qualidade de vida. Acesse o nosso e blog e saiba mais sobre: seguro auto, seguro de vida, tipos de seguro, e muito mais! E se você quer tornar sua vida ainda mais segura, conheça nosso Seguro de Vida.

, ,
Posts relacionados
Seguro Automóvel
Meu documento está atrasado, consigo contratar um seguro?
Postado por:

Descubra se o seu documento atrasado é um impedimento na hora da contratação de um seguro e saiba também como contratar um. Cidades com grande circulação diária de carros oferecem bastante riscos à integridade física do seu veículo. Como não há como prever um sinistro, o ideal é manter o veículo sempre protegido por meio…

Seguro Automóvel
O que é rastreador de carro? Entenda tudo como funciona!
Postado por:

Após comprar um veículo, é comum que as pessoas tenham várias dúvidas sobre a melhor forma de protegê-lo em situações adversas, como assaltos, furtos e roubos. O rastreador de carro oferece muitas vantagens no quesito segurança, mas você sabe quais são elas e como ele funciona? Separamos algumas informações para te ajudar a entender como…

Seguros
classe de bônus seguro
Classe de Bônus no Seguro: o que é e para que serve? Aprenda agora!
Postado por:

Mais importante do que conquistar o carro dos seus sonhos é protegê-lo com um seguro de carro.  Afinal, ele é utilizado como meio de transporte todos os dias, está sujeito a acidentes, roubos e furtos, além de falhas no motor.  Nestas situações, ter um seguro pode representar uma dor de cabeça a menos. Contudo, existem…

Cadastre-se e receba nossas novidades!