Meu documento está atrasado, consigo contratar um seguro?

14 de dez 2021 Postado por: em Seguro Automóvel

Descubra se o seu documento atrasado é um impedimento na hora da contratação de um seguro e saiba também como contratar um.

Cidades com grande circulação diária de carros oferecem bastante riscos à integridade física do seu veículo. Como não há como prever um sinistro, o ideal é manter o veículo sempre protegido por meio de um seguro de carro.

Contudo, esse processo sempre levanta algumas dúvidas, como: qual seguradora confiar, quais proteções contratar e até mesmo questões relacionadas a documentação do veículo.

Visto isso falaremos um pouquinho mais sobre o assunto nos seguintes tópicos:

  • Posso fechar um seguro com documentos atrasados?
  • O que gera a recusa do seguro auto?
  • Como regularizar minha situação com a documentação atrasada?

Vamos nessa?

Posso fechar um seguro com documentos atrasados?

Todo ano os motoristas devem quitar as permissões do IPVA, DPVAT e o registro e licenciamento do carro, mas dependendo da seguradora contratada, o atraso no IPVA ou DPVAT não se torna um impeditivo da contratação e a seguradora pode liberar.

Contudo, o atraso do licenciamento do veículo é o único documento que pode gerar a recusa da seguradora após a cotação. Lembrando que, as empresas têm até 15 dias para decidir se vai ou não assegurar o veículo analisado.

O que gera a recusa do seguro auto?

Outros motivos além do documento atrasado podem causar a recusa das corretoras de seguros, tais como:

  • Inadimplência financeira, já que as corretoras consultam órgãos como SPC e Serasa;
  • Divergência de informações relacionadas ao perfil do condutor principal do veículo;
  • Problemas na vistoria prévia, como muitas avarias, veículos rebaixados ou modificados de qualquer maneira, motoristas com histórico recente de sinistros e o veículo não corresponder com o da proposta do seguro.

Como regularizar minha situação com documentação atrasada?

Primeiro é preciso verificar qual o órgão local responsável pela documentação que está em atraso. Em seguida é preciso realizar todo o processo para quitar a dívida, fazendo o pagamento do licenciamento e regularizando a situação do veículo.

Nesse meio tempo já é possível fazer a cotação do seguro de carro. Dessa forma, como essa é uma atividade que demanda tempo, o ideal é contatar um corretor de seguros especializado em seguro de automóveis para realizar esse processo por você.

Com os consultores da Assegurou você garante maior comodidade e o melhor custo benefício do mercado sem precisar sair de casa. Para isso, basta preencher o formulário de cotação online e aguardar o recebimento das melhores propostas de acordo com o seu perfil.

Caso você prefira contratar uma cotação mais imediata, vale a pena contratar a Assegurou através deste link.

Não deixe sua dívida ativa, resolva isso agora mesmo e fique livre de problemas! Conheça também nossas outras opções de seguro, como seguro de vida, seguro moto, seguro viagem.

, , , ,
Posts relacionados
Seguro Viagem
big ben ao lado da bandeira da inglaterra
Inglaterra, Grã Bretanha e Reino Unido: Qual a diferença?
Postado por:

Introdução: Você já parou para se perguntar qual a diferença entre Inglaterra, Grã Bretanha e Reino Unido?  Muitas pessoas confundem esses termos, mas cada um deles tem um significado específico e representa uma realidade geográfica e política distinta. Neste artigo, vamos explorar essas diferenças e entender porque esses termos podem ser confundidos.  Então, se você…

Seguro para Eletrônicos
homem perto de notebook com celular
Como saber se meu celular foi clonado?
Postado por:

A segurança dos nossos dispositivos móveis é uma preocupação cada vez mais presente em nossas vidas digitais. A possibilidade de ter nosso celular clonado é algo que nos deixa apreensivos, afinal, nossos aparelhos armazenam informações pessoais valiosas.  Mas como saber se o nosso celular foi clonado? Neste artigo, vamos explorar os sinais de alerta e…

Seguro Automóvel
danos materiais seguro auto
Danos materiais seguro auto: Como se manter protegido? Aprenda!
Postado por:

Veículos fazem parte de nossa rotina diária e, infelizmente, estão expostos a acidentes; sejam causados no trânsito ou por fenômenos naturais — raios, queda de árvores, enchentes e outros. Nesse sentido, é lógico pensar que estamos sujeitos a imprevistos com o carro a todo momento. O motor pode parar no meio da estrada, durante uma…

Cadastre-se e receba nossas novidades!