corretora de seguros online

Corretora de seguros online: dicas para escolher a ideal

11 de maio 2022 Postado por: em Seguros

Para quem não é de dentro do mercado de seguros, ele pode causar uma certa confusão, pois é repleto de termos e outras diversas complexidades. E é aí que a corretora de seguros online entra, para esclarecer diversos pontos em prol do segurado ao longo da negociação.

Os corretores são profissionais preparados para oferecer suporte especializado, assessorar e fazer a representação oficial de seus clientes perante as seguradoras.

E segundo a legislação brasileira, sua intermediação na contratação de serviços de seguradoras é obrigatória.

Então, para entender melhor todos os papéis de uma corretora de seguros online, a sua diferença para as seguradoras e como escolher uma boa corretora para si, basta seguir a leitura conosco que iremos te atualizar de todos esses pontos!

O que é uma corretora de seguros?

o que é uma corretora de seguros

Como já adiantamos acima, uma corretora de seguros é uma empresa que faz a intermediação do cliente (segurado) com a companhia de seguros que ele está contratando para um serviço.

A corretora de seguros online ou presencial deve ser legalmente autorizada a fazer essa intermediação para atender pessoas físicas ou jurídicas.

É a Lei Nº 4.594, de 29 de dezembro de 1964 que prevê como obrigatório o trabalho de corretoras para o segurado assinar um contratado com uma seguradora, além de definir os serviços de corretores da seguinte maneira:

“o corretor de seguros, seja pessoa física ou jurídica, é o intermediário legalmente autorizado a angariar e promover contratos de seguros, admitidos pela legislação vigente, entre as Sociedades de Seguros e as pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado”.

Sendo assim, podemos definir que uma corretora de seguros online ou presencial age comercializando os serviços das seguradoras.

Na prática, a corretora de seguros online fornece aos seus clientes serviços como: atendimento, consultoria, venda dos planos via internet e cálculo das apólices.

Corretoras de seguro X Seguradoras

Como você viu, uma corretora de seguros online é uma empresa que está autorizada a vender seguros e intermediar a negociação. 

Sendo assim, é por meio de uma corretora de seguros online que você fecha a contratação do seu seguro, faz alterações na apólice, informa se deseja incluir ou excluir coberturas e muito mais.

A corretora ainda pode entrar em cena para te ajudar a escolher um seguro mais de acordo com o seu perfil e as suas necessidades, ajudando com que você não pague por custos desnecessários e que você provavelmente não vai utilizar.

Então, a corretora de seguros será uma assessora com a seguradora que você irá fechar o seu contrato, garantindo que todos os pontos da apólice serão cumpridos e que eles te ajudarão caso ocorra algum sinistro.

Já a seguradora, por sua vez, se trata da empresa que tem autorização da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) para oferecer os serviços de seguro.

Isso é fundamental para o funcionamento de qualquer seguradora, pois é a SUSEP que regula todo o mercado de seguros, vinculada ao Ministério da Fazenda.

Então, podemos definir que a diferença entre corretora e seguradora é que a primeira comercializa os serviços e produtos das seguradoras, enquanto a segunda entra em cena assumindo os riscos e pagando pelas indenizações de um seguro.

Dicas para escolher sua corretora de seguros online 

Gostou de se aprofundar mais sobre o que é uma corretora de seguros online e a diferença deste serviço para o da seguradora?

Então agora é hora de ficar por dentro de algumas dicas para escolher a corretora de seguros ideal!

Avalie as opções de seguros

O primeiro passo para escolher sua corretora de seguros é ir em busca de três ou mais opções e fazer comparações.

Desta forma, você consegue levar em consideração quais são os melhores preços e o que cada lugar oferece de cobertura, avaliando sempre quais são as suas necessidades pessoais.

Coberturas

Fique de olho se a sua corretora trabalha com várias chances de contratação, pois assim fica mais fácil obter exatamente o que você precisa.

Então, avalie se os seguros não deixam faltar coberturas que são importantes para você e também atente-se no que fica de fora.

Custo x Benefício

Sem dúvidas o custo benefício também deve ser levado em conta ao buscar por uma corretora de seguros ideal.

Aqui é importante entender que os valores costumam depender de inúmeros fatores, por isso eles podem oscilar tanto.

Desses fatores, podemos destacar a abrangência das coberturas e também o número de dependentes dela.

Sendo assim, ao calcular o custo benefício, sempre tenha em vista todas as opções com coberturas inclusas.

E lembre-se: o trabalho do corretor também é somado em todo o cálculo, afinal, a sua função diária em seu ofício é comercializar o trabalho das seguradoras.

Reputação da empresa

tipos de corretoras de seguro online

Correr atrás para conhecer a reputação da corretora de seguros online ou não e da seguradora é um trabalho que pode facilmente ser feito pela internet.

Desta forma, dê uma boa pesquisada em redes sociais e sites de reclamações para descobrir qual a opinião de clientes referente aos serviços prestados por uma determinada empresa.

Se você se deparou com uma opinião negativa, não tenha medo de perguntar ao corretor como isso foi solucionado.

Atendimento e suporte

O atendimento e suporte de uma corretora precisam ser bons, pois um seguro sempre é ajustado conforme o tempo vai passando.

Ou seja, você irá retornar a conversa com o atendimento da empresa e ela precisa ser tão boa quanto foi no momento da venda.

Desta forma, busque por corretoras que te atendem bem e também prestam um ótimo serviço de pós-venda, se preocupando com as suas necessidades.

Isso com certeza fará toda diferença caso você precise entrar em contato em caso de sinistro, um momento que exige delicadeza e atenção por parte de quem te atende.

Diferenciais da empresa

Por último, avalie os diferenciais que a empresa pode te oferecer como cliente.

Por exemplo, se você está fechando um seguro auto, um diferencial que pode ser oferecido é a parceria com oficinas após a contratação ou até mesmo um serviço de chaveiro 24 horas.

Outros seguros podem ter como diferencial um auxílio jurídico caso seja necessário.

A Assegurou é a melhor opção em corretora para você contratar o seu seguro sem riscos!

Conclusão

Com este artigo, nossa missão era te explicar mais sobre o que é uma corretora de seguros online.

Então, te explicamos que se trata de uma empresa que faz a intermediação do cliente (segurado) com a companhia de seguros.

Na prática, ela age ajudando a fazer alterações na apólice, incluindo ou excluindo coberturas, ajudando a selecionar um seguro de acordo com o seu perfil, auxiliando para que você não pague por custos desnecessários e muito mais.

Além disso, te explicamos a diferença das corretoras de seguro para as seguradoras e demos dicas valiosas de como escolher a sua corretora de seguros online. Acesse o nosso e blog e saiba mais sobre: seguro auto, seguro de vida, tipos de seguro, e muito mais!

Posts relacionados
Seguro Automóvel
quanto custa um seguro auto
Quanto custa um seguro auto: saiba o que influencia no valor final
Postado por:

Você tem um carro e pretende contratar um seguro de automóveis? Primeiro, deve entender quanto custa um seguro auto. Uma característica importante é que os valores desse tipo de seguro não são tabelados.  Existem muitas informações que precisam ser consideradas para chegar no preço final e, por isso, o custo varia bastante. Contudo, mesmo com…

Seguro Viagem
ponto turístico do chile
Pontos turísticos do Chile: Os 10 melhores lugares para você conhecer
Postado por:

O Chile é um país repleto de maravilhas naturais, cultura rica e paisagens de tirar o fôlego, tornando-se um destino imperdível para os amantes de viagens.  Seja você um aventureiro em busca de paisagens montanhosas deslumbrantes, um apaixonado por cultura ansioso para explorar cidades históricas ou alguém que busca relaxamento à beira-mar, o Chile oferece…

Seguros
qual o melhor seguro residencial
Qual o melhor seguro residencial em 2022? Veja como contratar
Postado por:

Contratar um seguro residencial é uma decisão importante para quem deseja proteger o bem mais valioso. Entretanto, muitas pessoas não sabem ao certo como fazer isso, muito menos como decidir qual o melhor seguro residencial para suas necessidades.  Pensando em te ajudar com esse problema, criamos o conteúdo a seguir com todas as informações essenciais…

Cadastre-se e receba nossas novidades!