classe de bônus seguro

Classe de Bônus no Seguro: o que é e para que serve? Aprenda agora!

15 de dez 2022 Postado por: em Seguros

Mais importante do que conquistar o carro dos seus sonhos é protegê-lo com um seguro de carro. 

Afinal, ele é utilizado como meio de transporte todos os dias, está sujeito a acidentes, roubos e furtos, além de falhas no motor. 

Nestas situações, ter um seguro pode representar uma dor de cabeça a menos.

Contudo, existem muitas pessoas que possuem um seguro auto, mas nunca precisaram acioná-lo, ou raramente solicitam os serviços de sua seguradora. 

Para esses casos, existe a classe de bônus no seguro, que funciona como um “prêmio”, classificando o segurado em uma escala de 0 a 10 e gerando um desconto na renovação.

Continue acompanhando o conteúdo a seguir e descubra tudo o que você precisa saber! 

O que é a Classe de Bônus?

Trata-se de um bônus adquirido, a partir da classificação da experiência do motorista na direção. Essa pontuação indica o nível de “boa conduta” do segurado.

Na prática, significa que, se você não entrar em contato com a seguradora para fazer qualquer sinistro durante o período de proteção, receberá um bônus que pode gerar um desconto na renovação.

Os beneficiários recebem bônus divididos em categorias, de 0 a 10. Cada cliente começa em 0, recebendo 1 ponto para cada ano sem acidentes graves. 

No entanto, os critérios para essa classificação podem ser diferentes e exclusivos para cada empresa, conforme discutiremos em detalhes a seguir.

Como funciona a classe de bônus?

Na ausência de incidentes graves (denominados sinistros), quanto mais longo o contrato, maior a classificação do contratante. 

Dito isso, a ideia é, na verdade, oferecer a classe de bônus no seguro aos motoristas que mantiverem uma postura de precaução ao volante, com descontos de incentivo. 

O valor percentual recebido é de aproximadamente 3% a 5% e varia de acordo com sua classe e a apólice de cada seguradora.

Caso decida transferir a cobertura ou seguradora, você pode manter sua modalidade, pois ela está vinculada ao seu CPF. 

No entanto, nem toda empresa permite a transferência de classificações entre pessoas, e geralmente alguma conexão precisa ser confirmada ao obter a permissão.

Sua classe não pode garantir um valor de prêmio menor, porque esse cálculo inclui outras variáveis ​​que podem até aumentar o custo da parcela. 

Se um determinado veículo se tornar alvo de roubos e furtos em uma área, sua classe pode ajudar a evitar aumentos, mas não impede reajustes maiores.

Regra classe de bônus seguro: entenda

Regra classe de bônus seguro: entenda

Existe um certo período de tempo para renovação e proteção. Se exceder o prazo especificado, o cliente arcará com algumas consequências, como:

  • renovação em até 30 dias do vencimento: ganha 1 classe;
  • renovação de 31 a 60 dias do vencimento: a classe se mantém;
  • renovação de 61 a 90 dias do vencimento: é reduzida 1 classe;
  • renovação de 91 a 120 dias do vencimento: é reduzida 2 classes;
  • renovação de 121 a 150 dias do vencimento: é reduzida 3 classes;
  • renovação de 151 a 180 dias do vencimento: é reduzida 4 classes;
  • renovação de 181 a 210 dias do vencimento: é reduzida 5 classes;
  • renovação de 211 a 240 dias do vencimento: é reduzida 6 classes;
  • renovação de 240 a 270  dias do vencimento: é reduzida 7 classes;
  • renovação de 271 a 300 dias do vencimento: é reduzida 8 classes;
  • renovação de 301 a 330 dias do vencimento: é reduzida 9 classes;
  • renovação acima de 330 dias do vencimento: toda a classe de bônus é excluída.

Como saber minha classe de bônus do seguro

Quer saber qual a sua classe de bônus no seguro? Você precisará de sua apólice de seguro de carro para encontrar o número do IC nela, geralmente localizado próximo aos seguintes campos: 

  • Dados do veículo ou do produto;
  • Dados gerais;
  • Dados da sua apólice ou Dados do seguro.

O número é composto por 14 dígitos, onde os três primeiros contêm parte do código SUSEP da seguradora — órgão responsável por fiscalizar o acompanhamento.

Os outros 10 dígitos consecutivos são a identificação da apólice com a seguradora, e o último dígito verifica todos os outros.

No entanto, se você não conseguir localizar sua classe neste documento, siga a tabela acima para ver por quanto tempo você pode renovar sua apólice sem acionar sua cobertura.

Desconto classe de bônus seguro

O desconto progressivo dado pela seguradora de acordo com a classe de bônus do cliente não está vinculado ao veículo, nem à seguradora ou corretora de seguros. 

Porém, está vinculado ao CPF do proprietário do carro, ou seja, você pode trocar de seguradora ou carro, e ainda manter a classificação de bônus de prêmio de seguro.

O desconto é baseado em seus regulamentos, geralmente o primeiro nível produz um valor de desconto de 3% a 5%, podendo ser aumentado a cada percentual adicional. 

Contudo, cada instituição tem um valor de desconto próprio para determinada categoria e é necessário entrar em contato com a empresa escolhida para saber exatamente o desconto concedido.

O que pode causar a perda da classe de bônus do seguro?

O que pode causar a perda da classe de bônus do seguro?

Há determinadas situações que podem levar à perda da classe de bônus no seguro:

  • atrasar a renovação do seguro: ao renovar o seguro com atraso, o cliente perde classes de acordo com o número de dias atrasados. Atrasos de mais de 6 meses podem levar à perda total da pontuação;
  • sinistro com perda parcial ou total: quando bem sofre uma perda total ou parcial, a classificação cai 1 ponto;
  • conserto de terceiros: sempre que seguro para terceiros for acionado, o cliente perderá 1 classe em sua pontuação;
  • alteração na cobertura do seguro: apesar de não existir uma regra universal, há o risco de perder toda a classificação ao mudar o plano de cobertura. Converse com sua seguradora para esclarecer as dúvidas.

Conheça os seguros da Assegurou e veja como proteger sua família e seus bens!

Conclusão

Viu o que significa a classe de bônus no seguro? Trata-se de uma “recompensa” aos segurados que raramente acionam os serviços da seguradora. Com isso, eles ganham descontos nas próximas renovações. Conheça a Assegurou, contrate seu seguro e aproveite os benefícios!

Posts relacionados
Seguro Automóvel
Quais são os 9 melhores aplicativos para carro?
Postado por:

Se você é motorista, ou costuma dirigir por muito tempo, com certeza usa algum aplicativo, seja para se informar sobre o trânsito e chegar mais rápido em um determinado local, para identificar vias bloqueadas ou até para te ajudar com a manutenção do carro. Há diversos aplicativos para diferentes situações que um motorista enfrenta no…

Seguros
seguro viagem no Brasil
Seguro de viagem no Brasil: saiba como funciona e tire suas dúvidas
Postado por:

Você sabe como funciona um seguro de viagem no Brasil? Adquirir um seguro viagem é essencial para ter tranquilidade e segurança, seja para um destino nacional ou internacional.  Com essa proteção, terá total apoio em situações de emergência e urgência. Confira a seguir a importância desse tipo de seguro, como obter e quais os benefícios….

Seguro Automóvel
Os melhores aplicativos de GPS para celular: guie-se com precisão e facilidade
Postado por:

Seja bem-vindo(a) ao nosso novo artigo sobre os melhores aplicativos de GPS para celular! Navegar por caminhos desconhecidos nunca foi tão fácil e preciso com a tecnologia disponível atualmente. Com os avanços dos aplicativos de GPS, podemos nos guiar com confiança, evitando atrasos e perdas.  Neste guia, apresentaremos os melhores aplicativos de GPS para celular,…

Cadastre-se e receba nossas novidades!