Sofreu uma batida de carro? Saiba o que fazer em caso de acidente!

Sofreu uma batida de carro? Saiba o que fazer em caso de acidente!

02 de dez 2022 Postado por: em Seguro Automóvel

Você já sofreu com uma batida de carro? Se não, então é um dos sortudos! Nenhum motorista espera fazer parte de uma situação como essa. 

Porém, acidentes automobilísticos podem ser experiências muito assustadoras e, especialmente, inesperadas. 

Então, independentemente se já esteve em uma situação parecida ou não, é importante saber o que fazer. 

Neste post do blog, falaremos sobre o que fazer imediatamente após um acidente de carro, bem como como apresentar uma reclamação de seguro. Continue lendo a seguir!

Batida de carro: situações que podem ocorrer

Batida de carro: situações que podem ocorrer

Quando a maioria das pessoas pensa em acidentes de carro, elas imaginam dois veículos colidindo de frente. Entretanto, há muitas outras situações que podem levar a uma ocorrência do tipo. 

Um veículo pode perder o controle em uma estrada escorregadia, por exemplo. Ou ainda, um motorista pode desviar para evitar um animal ou objeto na estrada e acabar em uma vala. Confira mais situações abaixo!

Batida sem vítimas 

Embora ninguém nunca queira estar em um acidente de carro, às vezes eles podem acontecer sem nenhuma vítima. 

Por exemplo, se dois carros colidirem em um estacionamento vazio, pode não haver ninguém por perto para se machucar. 

Em outros casos, um carro pode bater em um objeto inanimado como uma árvore ou um guardrail. 

Enquanto esses acidentes ainda podem causar danos ao veículo, não há ferimentos humanos com os quais se preocupar. 

De certa forma, isto pode ser uma coisa boa — afinal de contas, é melhor ter um carro danificado do que pessoas lesionadas. 

Entretanto, é importante lembrar que mesmo colisões menores podem ter grandes consequências; nesses casos, prejuízos materiais

Acidente com vítimas

Os acidentes de carro são uma das principais causas de morte no Brasil. Embora a maioria dos acidentes seja causada por erro humano, há uma série de outros fatores que podem contribuir para um acidente. 

As más condições das estradas, problemas mecânicos e meteorológicos podem todos levar a uma ocorrência com vítimas. Independentemente da situação, é importante ter um plano em vigor no caso de uma emergência. 

Os acidentes de carro são imprevisíveis e muitas vezes inevitáveis. No entanto, estando ciente dos riscos potenciais, você pode ajudar a manter a si mesmo e aos outros em segurança na estrada.

Acidente em que o automóvel parou de funcionar

Imagine que você está dirigindo pela estrada quando de repente, seu carro começa a fazer um barulho estranho. Você encosta na beira da estrada para investigar e perceber que seu motor morreu

Agora, está encalhado no meio do nada, sem ter como chamar ajuda. Esta é apenas uma das muitas situações que podem ocorrer em um acidente de carro. 

Outros cenários possíveis incluem o recuo de outro veículo, atropelamento de um animal, ou hidroplanagem em uma estrada molhada. Essas situações podem gerar acidentes com ou sem vítimas, sendo o próprio motorista ou terceiros

Batida em que o automóvel funciona normalmente

Alguns acidentes ocorrem quando o carro bate com frequência também devido a erro do motorista. 

Isso pode incluir fatores como dirigir distraído, excesso de velocidade ou dirigir sob a influência de drogas ou álcool. 

Em qualquer caso, os acidentes de carro podem ter sérias consequências tanto para motoristas quanto para passageiros. 

Bati o carro: o que fazer?

Ninguém nunca espera estar em uma batida de carro, mas infelizmente, eles acontecem o tempo todo. Se você se vê envolvido em um acidente de trânsito, há algumas coisas que você deve fazer para garantir a segurança de todos e minimizar os danos. 

Primeiro, se possível, mova seu veículo para a lateral da estrada. Isto ajudará a evitar o bloqueio do tráfego e facilitará o acesso dos veículos de emergência ao local do acidente. 

Em segundo lugar, ligue para a polícia e informe o acidente. Certifique-se de mandar sua localização e qualquer informação sobre ferimentos ou bloqueios na estrada. 

Terceiro, ligue suas luzes de emergência para avisar os outros motoristas sobre o perigo à frente. Finalmente, mantenha a calma e coopere com qualquer agente da lei ou pessoal médico que chegue ao local do acidente. 

Vantagens de contratar o seguro auto

Vantagens de contratar o seguro auto

Há muitas vantagens em ter um seguro auto, especialmente se você se encontrar envolvido em um acidente de carro. 

Um deles é que o seguro de automóvel pode ajudar a pagar por danos ao seu veículo. Ele também pode ajudar a cobrir despesas médicas se você ou qualquer um de seus passageiros se machucaram no acidente. 

Além disso, o seguro de automóvel pode fornecer cobertura de responsabilidade no caso de você ser considerado responsável pela causa do acidente. Ele pode ajudar a protegê-lo financeiramente se você for processado como resultado do acidente. 

Por fim, o seguro auto pode lhe dar paz de espírito. Afinal, saberá que está protegido contra perdas financeiras no caso de um acidente de carro.

Dúvidas comuns

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de acidentes de carro e qual a importância do seguro auto nessa situação, veja a seguir as maiores dúvidas sobre o assunto. Confira!

Por quais motivos devo chamar a Polícia?

Em uma batida de carro, mesmo que o dano pareça ser mínimo, é essencial chamar a polícia. Ela pode documentar o acidente e convocar a assistência médica. Além disso, o relatório policial pode ser usado como prova na hora de acionar o seguro auto.

Bateram no meu carro e fugiram. O que devo fazer?

Primeiro, tente anotar o número da placa do outro carro. Se você não conseguir, tente lembrar o máximo de características possíveis sobre o carro: marca, modelo, cor, etc. 

Em seguida, abra um BO (Boletim de Ocorrência) junto à polícia. Eles podem ser capazes de ajudar a localizar o outro motorista. 

Bateram no meu carro. De quem é a responsabilidade de pagar?

Depende do agente causador do acidente. Se foi claramente culpa do outro motorista, então seu seguro deve cobrir os danos. 

Entretanto, se ambas as partes tiverem culpa, ou se o acidente foi causado por um terceiro (por exemplo, um semáforo defeituoso), então as coisas ficam um pouco mais complicadas. 

Nesses casos, pode ser necessário consultar um advogado para determinar quem é responsável pelo pagamento dos danos.

Batida de carro precisa de boletim de ocorrência?

Você deve sempre ligar para a polícia se houver ferimentos ou se danos maiores tiverem sido feitos a qualquer um dos veículos. 

Entretanto, se os únicos danos forem alguns arranhões e hematomas, então fazer um BO pode não ser necessário. 

Em vez disso, você pode trocar informações de seguro com o outro motorista e apresentar uma queixa à sua seguradora. 

Qual a diferença entre veículo principal e veículo envolvido?

O veículo principal é aquele que está sendo conduzido pela pessoa que causou o acidente. O veículo envolvido é o que está sendo conduzido pela vítima. Ambos os veículos geralmente sofrem danos, mas o principal geralmente sofre mais danos do que o outro.

Dirija tranquilo com o seguro auto da Assegurou. Simule agora o seu!

Conclusão

Envolver-se em uma batida de carro é assustador e ninguém quer passar por isso. Mas, é importante saber o que fazer no caso de você se encontrar em um. 

Há muitas situações diferentes que podem gerar um acidente de carro, mas estar ciente dos riscos na estrada pode ajudá-lo a evitá-los. 

E se você estiver um acidente, ter um seguro de automóvel lhe dará paz de espírito e proteção financeira. Então dirija relaxado sabendo que você está coberto com o seguro de automóvel de Assegurou!

Posts relacionados
Seguros
seguro fiança como funciona
Seguro fiança: como funciona? Entenda e saiba como contratar
Postado por:

Pretende alugar uma casa ou um apartamento? Então, é necessário que você se prepare para oferecer algumas garantias ao dono do imóvel. Uma delas, e mais utilizada no mercado, é o seguro fiança.  Nesse sentido, é fundamental conhecer o seguro fiança e como funciona. Continue acompanhando o conteúdo a seguir para descobrir como esse serviço…

Seguro Automóvel
Entenda como fazer o refinanciamento do carro
Postado por:

Refinanciar um veículo tornou-se uma alternativa atraente para muitos que buscam acessar crédito sem desfazer-se de um bem precioso. Mas, como refinanciar seu veículo da maneira correta?  O processo, embora pareça complexo, pode ser simplificado com o entendimento adequado. Neste guia, abordaremos as etapas e os detalhes do refinanciamento de veículo, esclarecendo as dúvidas mais…

Seguro Automóvel
o que seguro auto não cobre sinistro
O que o seguro auto não cobre: fique por dentro dos sinistros
Postado por:

Compreender o que o seguro auto não cobre ou cobre é essencial para a contratação. Quem nunca teve contato com um seguro de automóveis não deve saber, mas existem sinistros que não entram na cobertura. Nesse sentido, é indispensável prestar atenção a todos os detalhes da apólice — documento que comprova a contratação do seguro…

Cadastre-se e receba nossas novidades!