Como prevenir o câncer de mama e cuidar da sua saúde:

29 de out 2021

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres e representa aproximadamente 30% dos casos desse tipo de doença. Além disso, ele é o quinto câncer que mais mata no Brasil.

Por isso, é muito importante que todas as mulheres saibam como evitar o câncer de mama, estejam sempre atentas a possíveis sintomas e, caso tenham essa doença, possam identifica-la em seus estágios iniciais.

Quais são as causas do câncer de mama?

O câncer de mama não pode ser associado à uma única causa, porém diversos fatores podem aumentar as chances de ter essa doença. Confira a lista com os principais fatores de risco:

  • Idade;
  • Fatores endócrinos;
  • Histórico reprodutivo;
  • Fatores comportamentais;
  • Fatores genéticos e hereditários;
  • Menstruação precoce;
  • Menopausa tardia;
  • Obesidade.

Além desses, existem muitos outros fatores que podem causar o câncer de mama, portanto é importante estar atenta aos sintomas e tomar os devidos cuidados com o intuito de prevenir essa doença

Quatro dicas para cuidar da saúde e prevenir o câncer de mama:

  1. Alimente-se de forma saudável:

A forma com que nos alimentamos reflete diretamente em nossa saúde física, mental e hormonal. Então, comer bem é essencial para prevenir o câncer de mama e muitas outras doenças. De acordo com uma pesquisa publicada pela Universidade de Boston, mulheres que comem vegetais têm menos chances de ter câncer de mama.

  1. Realize o autoexame regularmente:

O autoexame permite que você identifique possíveis sinais do câncer de mama, mas ele não pode ser utilizado como método de diagnóstico final. Esta forma de autocuidado é importante, pois permite que a mulher conheça melhor o seu corpo e permite que ela fique atenta à possíveis mudanças em seus seios. Especialistas recomendam que o autoexame seja feito mensalmente e, de preferência, após o período de menstruação.

  1. Pratique atividades físicas:

Assim como uma boa alimentação, a prática de atividades físicas é essencial para uma vida saudável. Sabendo que a obesidade é um dos principais fatores de risco do câncer de mama, manter uma rotina regular de exercícios irá ajudar na prevenção desta doença.

  1. Faça a mamografia anualmente:

A mamografia é o principal exame para diagnosticar o câncer de mama. De acordo com a Organização Mundial de Saúde e a Sociedade Brasileira de Câncer, mulheres com 40 anos ou mais devem realizar a mamografia anualmente. Contudo, condições específicas como o histórico de câncer de mama na família faz com que mulheres abaixo dessa idade tenham que tomar o mesmo tipo de cuidado. Portanto, consulte um médico especialista para estabelecer uma rotina de cuidados adequada às suas necessidades.

O câncer de mama tem cura?

O câncer de mama tem cura, principalmente quando diagnosticado precocemente. Pesquisas apontam que a probabilidade de cura pode chegar a 95% quando a doença é diagnosticada em seus estágios iniciais. Além disso, nesses casos, os tratamentos são mais eficazes e menos agressivos. Por isso, é importante que você siga os passos listados acima e consulte um médico regularmente.

Saiba mais sobre o Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama:

O Outubro Rosa foi criado no ano de 1990 com o objetivo de combater o câncer de mama através da conscientização dessa doença e a divulgação dos cuidados necessários para diagnosticá-la e curá-la da forma mais rápida, simples e eficaz. Saiba mais sobre o Outubro Rosa neste post.

, , , ,
Posts relacionados
Plano de Saúde
Como prevenir o câncer de mama e cuidar da sua saúde:
Postado por:

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres e representa aproximadamente 30% dos casos desse tipo de doença. Além disso, ele é o quinto câncer que mais mata no Brasil. Por isso, é muito importante que todas as mulheres saibam como evitar o câncer de mama, estejam sempre atentas […]

Seguro Automóvel
O que é rastreador de carro? Entenda tudo como funciona!
Postado por:

Após comprar um veículo, é comum que as pessoas tenham várias dúvidas sobre a melhor forma de protegê-lo em situações adversas, como assaltos, furtos e roubos. O rastreador de carro oferece muitas vantagens no quesito segurança, mas você sabe quais são elas e como ele funciona? Separamos algumas informações para te ajudar a entender como […]

Seguro Automóvel
5 dicas para ter um seguro de carro barato
Postado por:

Você preza pelo custo-benefício? Descubra as melhores dicas para conseguir ter um seguro de carro barato e de alta qualidade. O seguro de carro é essencial para qualquer dono de carro, mas é preciso pesquisar para encontrar um serviço barato e que atenda às suas necessidades de acordo com o que você deseja e precisa. […]

Cadastre-se e receba nossas novidades!