Como prevenir o câncer de mama e cuidar da sua saúde:

29 de out 2021 Postado por: em Plano de Saúde

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres e representa aproximadamente 30% dos casos desse tipo de doença. Além disso, ele é o quinto câncer que mais mata no Brasil.

Por isso, é muito importante que todas as mulheres saibam como evitar o câncer de mama, estejam sempre atentas a possíveis sintomas e, caso tenham essa doença, possam identifica-la em seus estágios iniciais.

Quais são as causas do câncer de mama?

O câncer de mama não pode ser associado à uma única causa, porém diversos fatores podem aumentar as chances de ter essa doença. Confira a lista com os principais fatores de risco:

  • Idade;
  • Fatores endócrinos;
  • Histórico reprodutivo;
  • Fatores comportamentais;
  • Fatores genéticos e hereditários;
  • Menstruação precoce;
  • Menopausa tardia;
  • Obesidade.

Além desses, existem muitos outros fatores que podem causar o câncer de mama, portanto é importante estar atenta aos sintomas e tomar os devidos cuidados com o intuito de prevenir essa doença

Quatro dicas para cuidar da saúde e prevenir o câncer de mama:

  1. Alimente-se de forma saudável:

A forma com que nos alimentamos reflete diretamente em nossa saúde física, mental e hormonal. Então, comer bem é essencial para prevenir o câncer de mama e muitas outras doenças. De acordo com uma pesquisa publicada pela Universidade de Boston, mulheres que comem vegetais têm menos chances de ter câncer de mama.

  1. Realize o autoexame regularmente:

O autoexame permite que você identifique possíveis sinais do câncer de mama, mas ele não pode ser utilizado como método de diagnóstico final. Esta forma de autocuidado é importante, pois permite que a mulher conheça melhor o seu corpo e permite que ela fique atenta à possíveis mudanças em seus seios. Especialistas recomendam que o autoexame seja feito mensalmente e, de preferência, após o período de menstruação.

  1. Pratique atividades físicas:

Assim como uma boa alimentação, a prática de atividades físicas é essencial para uma vida saudável. Sabendo que a obesidade é um dos principais fatores de risco do câncer de mama, manter uma rotina regular de exercícios irá ajudar na prevenção desta doença.

  1. Faça a mamografia anualmente:

A mamografia é o principal exame para diagnosticar o câncer de mama. De acordo com a Organização Mundial de Saúde e a Sociedade Brasileira de Câncer, mulheres com 40 anos ou mais devem realizar a mamografia anualmente. Contudo, condições específicas como o histórico de câncer de mama na família faz com que mulheres abaixo dessa idade tenham que tomar o mesmo tipo de cuidado. Portanto, consulte um médico especialista para estabelecer uma rotina de cuidados adequada às suas necessidades.

O câncer de mama tem cura?

O câncer de mama tem cura, principalmente quando diagnosticado precocemente. Pesquisas apontam que a probabilidade de cura pode chegar a 95% quando a doença é diagnosticada em seus estágios iniciais. Além disso, nesses casos, os tratamentos são mais eficazes e menos agressivos. Por isso, é importante que você siga os passos listados acima e consulte um médico regularmente.

Saiba mais sobre o Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama:

O Outubro Rosa foi criado no ano de 1990 com o objetivo de combater o câncer de mama através da conscientização dessa doença e a divulgação dos cuidados necessários para diagnosticá-la e curá-la da forma mais rápida, simples e eficaz. Saiba mais sobre o Outubro Rosa neste post. E se você quer tornar sua vida ainda mais segura, conheça nosso Seguro de Vida.

, , , ,
Posts relacionados
Seguro Automóvel
Seguro Contra Terceiros
Seguro Contra Terceiros: saiba como funciona e se vale a pena
Postado por:

Você já ouviu falar no seguro contra terceiros? Neste conteúdo, vamos te explicar tudo sobre o assunto — funcionamento, valores, quando acionar e mais.  Na hora de contratar um seguro, a empresa oferece algumas opções de coberturas no momento da contratação. Uma delas é o seguro de carros para terceiros, também chamado de RCF-V (Responsabilidade…

Seguro Automóvel
O que fazer em caso de furto ou roubo?
Postado por:

Conheça as vantagens de contratar um seguro auto com a Assegurou e o que fazer em caso de furto ou roubo. Por que contratar um seguro de roubo ou furto? Infelizmente todos estamos vulneráveis aos problemas de segurança pública tão comuns em nosso país. Por isso, ao andar pelas ruas da sua cidade, é importante…

Seguro Automóvel
seguro de carro barato
Seguro de carro barato: conheça a melhor opção para suas necessidades!
Postado por:

Diversos fatores influenciam no valor seguro de carro barato ou elevado. É importante que você tenha sempre isso em mente para economizar com o seguro do seu carro.  Aspectos como a idade do segurado, modelo do carro, gênero, local onde o automóvel passa a noite e por onde transita impactam no custo final do seguro….

Cadastre-se e receba nossas novidades!