seguro de vida vale a pena

Seguro de vida vale a pena? Descubra agora!

25 de maio 2022 Postado por: em Seguro de Vida

Muitas pessoas se questionam se o seguro de vida vale a pena, acreditando que a resposta é não, pois acham que se trata de um serviço que elas não irão usar ou usufruir.

Mas você sabia que é um engano pensar que o seguro de vida é acionado apenas em caso de morte?

Isso porque ele tem outras coberturas inclusas e, além do mais, protege financeiramente você e as pessoas que você ama.

Para te esclarecer melhor esses argumentos, preparamos esse artigo completo, explicando porquê o seguro de vida vale a pena, o que ele é exatamente, como funciona, os seus benefícios, importância, tipos e muito mais.

O que é o seguro de vida?

seguro de vida vale a pena

Para esclarecer se o seguro de vida vale a pena, é importante entender do que ele se trata.

De acordo com a Superintendência de Seguros Privado (Susep) o seguro de vida é definido como uma proteção contra facilidades que podem prejudicar o sustento de uma família, como um falecimento.

Assim, ele se trata de uma indenização capaz de diminuir os prejuízos do segurado e de sua família, ou seja, os beneficiários do seguro.

Então, com esse tipo de seguro você se protege de eventos que podem ou não acontecer e, caso eles aconteçam, há o pagamento da indenização.

Esse seguro pode ser acionado em diversos casos, sendo os mais comuns os de doenças graves, como um câncer, ou em caso de falecimento.

No que diz respeito ao falecimento, quem faz o contrato do seguro precisa escolher o responsável por receber o valor da cobertura em sua morte. Essa pessoa escolhida é chamada de beneficário.

Nesse sentido, esclarecemos aqui alguns termos do seguro de vida:

  • o titular é quem o seguro de vida faz a cobertura, podendo ser uma pessoa, caso o seguro seja individual, ou uma família inteira, caso ele seja em grupo;
  • o beneficário é a pessoa que o titular escolhe para receber o valor do seguro em sua morte.

E como funciona o seguro de vida?

O seguro de vida funciona como a maioria dos seguros, ou seja, com o titular fazendo uma simulação do seguro segundo as suas necessidades e então selecionando um valor para a cobertura total do seguro.

Depois, é feito um contrato especificando todas as coberturas e regras do seguro, o que chamamos de apólice do seguro.

Aqui, destacamos que as coberturas, regras e outras características de um seguro variam de uma seguradora para a outra, ou seja, não existe um modelo padrão de contrato de seguro de vida.

Com a apólice analisada e termos aceitos, o titular assina o contrato e paga valores mensais ou anuais à seguradora para ter direito ao seguro de vida.

É importante ressaltar que o não pagamento dos  valores leva a perda de cobertura.

Caso algum sinistro aconteça, ou seja, algum incidente que o titular tenha cobertura, ele pode acionar o seguro e solicitar a indenização.

Se essa situação que ocorreu se trata da morte do titular ou invalidez do mesmo, são os beneficiários que acionam o seguro e recebem o valor da indenização.

Importância de ter um seguro de vida

fazer seguro de vida vale a pena

Um dos fatores que mais ajudam a entender se um seguro de vida vale a pena é compreender a sua importância.

E um dos primeiros motivos que faz um seguro de vida ser importante é o fato dele amparar os seus parentes em um momento que já é difícil de enfrentar, como o seu falecimento.

Então, quando isso ocorre e você tem um seguro de vida com esse sinistro previsto na apólice, a sua família é indenizada e tem garantia de uma proteção financeira.

Essa proteção financeira, nesse caso, os ajudará a cobrir gastos relacionados ao seu falecimento, como as despesas funerárias.

Além do mais, com o seguro de vida há a chance de os seus familiares manterem um padrão de vida financeiro caso você seja a base do sustento deles.

O dinheiro da indenização do seguro de vida também pode ser usado para investir no pagamento de dívidas ou em melhorias nas condições de vida de seus filhos.

Ou seja, o seguro de vida vale a pena principalmente quando é visto pela perspectiva de manter o bem-estar financeiro de sua família, permitindo que eles lidem melhor e com mais segurança com sua perda.

Tipos de seguro de vida que existem

Se você está convencido de que um seguro de vida vale a pena, é importante saber que existem três tipos dessa modalidade, sendo elas:

seguro por tempo, em que o titular do seguro, caso faleça, garante ao seus beneficiários um capital durante um período;

seguro dotal, em que há garantia de um valor econômico para os beneficiários do segurado enquanto ele ainda está vivo, não estando vinculado ao seu falecimento;

seguro ordinário, no qual o seguro é estendido por toda a vida do segurado, sem prazos determinados e com um plano de pagamento até seu falecimento.

Além do mais, os tipos de seguro de vida podem variar para modalidades individuais, em família e resgatáveis. Abaixo, entenda melhor cada um deles.

Seguro de vida individual

Neste tipo de seguro, como seu próprio nome já sugere, o titular é apenas uma pessoa, dando somente a ele os direitos da cobertura.

Segura de vida familiar

O seguro de vida se estende para além do titular, cobrindo também seu cônjuge, filhos e outros familiares que ele escolher incluir.

Seguro de vida resgatável

Esse é um tipo de seguro em que o titular pode selecionar o tempo pelo qual irá pagar o seu seguro de vida e, assim que esse período encerrar, ele tem o poder de resgatar o valor que foi pago ao longo dos anos.

Seguro de vida em grupo

O seguro em grupo geralmente é contratado por organizações para oferecer aos seus colaboradores.  Desta forma, todos os colaboradores de uma empresa são contemplados com uma cobertura de seguro de vida.

Motivos para acreditar que o seguro de vida vale a pena

pagar seguro de vida vale a pena

Caso você ainda tenha dúvidas se um seguro de vida vale a pena, abaixo te damos alguns motivos que provam que essa modalidade é sim benéfica para você.

Reembolso por despesas com médicos e hospitais

Caso você esteja sob algum tratamento médico, o seu seguro de vida pode garantir o reembolso das despesas que você tiver com hospital e médicos.

Para isso, é importante que você comprove as despesas de acordo com o prazo estabelecido nas condições do seu contrato.

Também é fundamental que o seu tratamento inicie nos 30 primeiros dias a partir do incidente coberto por seu seguro.

Proteção financeira

Um dos grandes motivos que justificavam se um seguro de vida vale a pena é a proteção financeira que ele dá tanto para você, como para os seus familiares.

Afinal, há coberturas específicas que podem ser inseridas em sua apólice, garantindo que os seus parentes vivam bem e com o mesmo padrão de vida caso você faleça.

Apoio em casos de afastamento do trabalho

Diversas doenças ou acidentes podem levar a afastamentos do trabalho e o seguro de vida pode te resguardar nesses casos.

Existem coberturas que garantem, por exemplo, o pagamento de diárias por até um ano, ajudando a manter os seus rendimentos enquanto você está incapacitado.

Se interessou por esse tipo de cobertura? Então, caso queira ela em sua apólice, tenha em mente que o nome dela é DIT – Diária por Incapacidade Temporária.

Com ela você tem sossego para se recuperar sem precisar pensar em como irá pagar as suas despesas. Isso é ótimo para trabalhadores autônomos, que costumam ficar sem renda fixa nesse tipo de situação.

Tranquilidade para o segurado e sua família

Como já reforçamos algumas vezes ao longo do texto, o seguro de vida vale a pena tanto para você, como para os seus familiares.

Isso porque ele garante qualidade de vida para vocês em casos de imprevistos e principalmente para os seus familiares caso você faleça.

Nas situações de morte do titular, por exemplo, a tranquilidade da família fica no fato de que o seguro de vida garante uma segurança financeira a eles.

Cobertura de doenças graves

Para além de casos de saúde de invalidez, afastamentos do trabalho e morte, o seguro de vida também cobre doenças graves.

Infelizmente nós não podemos prever quando esse tipo de doença nos acomete e os seus tratamentos normalmente são caros.

E para manter um padrão de vida nessa situação sensível, o seguro de vida com cobertura para doenças graves entra em cena.

Assim, você recebe um valor em dinheiro para usar com o seu tratamento e também para completar a sua renda, caso seu salário diminua e você precise de afastamento.

Chance de resgate do valor aplicado

Por fim, um dos grandes motivos que comprovam que o seguro de vida vale a pena é a chance de você resgatar o valor que aplicou.

Isso é possível com o seguro de vida resgatável, que já apresentamos anteriormente e aqui explicamos melhor como ele funciona.

De maneira geral, o seguro de vida resgatável, quando contratado, garante uma reserva com parte dos valores que você aplica e o resgate desse montante pode ser feito caso você opte por cancelar o seguro.

É comum que o resgate seja feito no fim do prazo de carência, ou seja, 24 meses, e respeitando os percentuais permitidos pela regra do produto.

Além disso, o montante da reserva costuma ser corrigido pela inflação e uma taxa de juros atuarial ao longo do período vigente.

Como funciona a contratação de um seguro de vida?

Convencido de que um seguro de vida vale a pena?  Então agora é hora de entender melhor como funciona a sua contratação.

O primeiro passo para contratar um seguro de vida é buscar por uma seguradora e um corretor que te auxilie a compreender melhor os seguros e o que é mais adequado para o seu estilo de vida.

Ou seja, o corretor te ajuda avaliar quais são as proteções que mais se encaixam com o seu perfil, os valores mensais a serem investidos em seu seguro e afins.

Nessa fase, é importante que você faça uma boa avaliação de seguradoras, pesquisando por algumas e analisando as suas condições, benefícios e valores.

Você verá que o mercado de seguros varia os seus serviços de acordo com cada empresa, oferecendo inúmeras opções de coberturas, como algumas mais básicas, apenas cobrindo a morte, e outras mais completas.

É normal que nessa etapa as seguradoras peçam algumas informações sobre o seu histórico de saúde, averiguando se existem algumas doenças atuais e preexistentes, se você faz uso de medicamentos ou se realiza algum tratamento médico e afins.

Isso tudo irá ser levado em conta para que os valores sejam fechados de acordo com o seu perfil e o seu estado de saúde, afinal, os preços dos seguros de vida são customizados segundo as necessidades do cliente.

Seguradora selecionada, coberturas estabelecidas e valores repassados, é hora de fechar negócio!

Lembre-se de revisar bem o seu contrato e tirar todas as dúvidas possíveis antes de assiná-lo.

Escolhendo a seguradora ideal

contratar seguro de vida

Nós sempre reforçamos a importância de escolher uma seguradora ideal para ter certeza de que a contratação de um seguro de vida vale a pena.

Embora na prática a sua apólice seja a garantia de que você terá proteção por parte da seguradora, caso ela não seja de confiança, você pode ser passado para trás.

Por isso, procure por empresas que tenham credibilidade e boa reputação para não correr nenhum risco.

Nossa dica é ficar de olho em alguns sinais que as seguradoras dão quando não são ideais, como:

  • histórico de descumprimento das cláusulas contratuais;
  • atendimento sem qualidade;
  • prestação de suporte insatisfatória;
  • histórico de decumprimento das normas legais e direitos do consumidor;
  • demora em emitir a sua apólice;
  • demora em processar o seu pedido.

Agora que você já descobriu que fazer um seguro de vida vale a pena, que tal cortar o seu com a Assegurou? Nós temos as melhores opções e preços para você!

Conclusão

Com esse artigo, nosso foco era comprovar que o seguro de vida vale a pena por garantir que o titular e os seus familiares terão suporte financeiro em caso de problemas de saúde graves ou permanentes.

Por exemplo, em casos de saúde que são graves, o titular tem todas as suas despesas médicas ressarcidas ou cobertura completa no caso de invalidez.

E se o titular falecer, o seguro de vida cobre os gastos com o sepultamento e também é um apoio financeiro para os familiares, se o titular fosse o responsável pelas despesas da casa.

Esperamos que ao final desse artigo não restem dúvidas que o seguro de vida vale a pena, principalmente quando ele cobre todas as suas necessidades, é fácil de acionar e cabe no seu bolso! Leia também: como fazer seguro de vida.

Posts relacionados
Seguro para Eletrônicos
seguro para celular
Contratar seguro celular vale a pena? Descubra já!
Postado por:

Embora muitos questionem se contratar seguro celular vale a pena, essa demanda vem crescendo cada vez mais. Somente nos primeiros quatro meses de 2020, por exemplo, houve um crescimento de 35% desse mercado, segundo a Comissão de Seguros de Garantia Estendida e Afinidades da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg). O valor desta apólice costuma…

Seguro Automóvel
Tudo o que você precisa saber sobre seguros de carro para terceiros:
Postado por:

Também conhecido como Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V), esse tipo de seguros cobre acidentes envolvendo terceiros. É importante comentar que a cobertura do seguro de carros para terceiros inclui danos em veículos e também danos materiais, morais e psicológicos. O que isso significa? O seguro para terceiros serve para compensar qualquer pessoa envolvida em…

Seguro Automóvel
junta cabeçote
Posso andar com a junta do cabeçote queimada? Descubra aqui!
Postado por:

No mundo automotivo, uma das preocupações recorrentes entre motoristas e entusiastas é a condição da junta do cabeçote. Esta peça crucial desempenha um papel vital na eficiência e funcionamento do motor.  Mas o que acontece se você se deparar com uma junta do cabeçote queimada? Pode ser tentador continuar rodando, ignorando o problema, especialmente quando…

Cadastre-se e receba nossas novidades!