contratar seguro de vida

Como fazer seguro de vida? Tudo o que você precisa saber

25 de abr 2022

Se você está em dúvida de como fazer seguro de vida, você está prestes a aumentar nossa porcentagem de que apenas 19% dos brasileiros possuem esse benefício.

O dado foi levantado a partir de um estudo da Universidade de Oxford e costuma assustar por ser tão baixo.

Afinal, esse tipo de seguro pode cobrir especialmente casos de morte do titular, além de outras coberturas fundamentais, como assistência funerária e invalidez.

E justamente para esclarecer os benefícios do seguro de vida e como fazê-lo, nós preparamos esse artigo completo, respondendo essas e outras questões. 

Siga a leitura com a gente para ficar por dentro de tudo sobre o seguro de vida!

O que é o seguro de vida?

o que é seguro de vida

Antes de saber como fazer seguro de vida é fundamental entender exatamente o que é esse serviço.

O seguro de vida se trata de uma modalidade oferecida por seguradoras que te protegem de possíveis acidentes ou imprevistos.

Assim, sua função é garantir que os beneficiários desse tipo de seguro recebam uma quantia financeira em caso de morte do titular, ou seja, a pessoa que fez o seguro.

É comum que o seguro de vida também cubra ocasiões em que o titular sofra acidentes e fique impossibilitado de trabalhar, oferecendo assim uma cobertura por invalidez.

Como funciona o seguro de vida?

O seguro de vida funciona como uma espécie de contrato entre titular e seguradora.

Assim, esse contrato estabelece que a seguradora irá pagar uma indenização em caso de algum acontecimento que esteja previsto na apólice.

Caso ocorra a morte do titular do seguro de vida, a indenização é feita aos beneficiários que ele escolheu e, se não houver nenhum indicado, a quantia é dada aos dependentes legais.

Mas é fundamental ter em mente que para ter direito ao benefício, o segurado precisa pagar uma quantia parcelada ou à vista, logo no ato do contrato do seguro.

Assim, ao longo de todo o prazo de vigência do serviço, o acordo se mantém ativo.

Como fazer seguro de vida?

Agora chegou a hora de saber como fazer um seguro de vida! Conheça abaixo os passos para realizar a contratação desse serviço.

Procure uma seguradora

O primeiro passo é buscar por uma seguradora de confiança, para não cair em nenhuma cilada.

Nessa busca, avalie a reputação do local, os planos que eles oferecem e os valores que são cobrados.

Conheça as coberturas

Atualmente, há diversos planos de seguro de vida e o que os diferencia são as suas coberturas.

Há os que cobrem somente morte acidental e costumam ser mais baratos, mas há também os que cobrem até mesmo seguros para ajudar na conclusão dos estudos escolares.

Então, escolha quais as coberturas que fazem sentido para você e seus beneficiários.

Entenda a diferença entre seguro de vida e acidentes pessoais

O seguro de vida e acidentes pessoais podem enganar e parecerem os mesmos, mas há diferença entre eles.

A principal diferença é que o seguro de vida irá te oferecer indenização em caso de morte natural ou acidental, já o de acidentes pessoais irá garantir benefícios apenas em caso de acidentes.

Outra diferença diz respeito ao seguro de vida aumentar a apólice conforme a idade do segurado, já o seguro de acidentes pessoais costuma não levar esse cálculo em consideração.

Logo, o seguro de acidentes pessoais também se diferencia por sempre ser mais barato que o seguro de vida, principalmente por não ter cobertura por morte natural.

Leia e avalie a proposta

Esse é um passo fundamental de como fazer seguro de vida! 

Encontrou uma seguradora de confiança e que bate com o que você procura? Esclareceu quais as coberturas você quer no seu seguro?

Então, é hora de fechar o contrato. Mas para isso você deve ler e avaliar muito bem a proposta, considerando as condições de carência, abrangência geográfica e riscos excluídos.

Nesse momento, tire todas as suas dúvidas e só contrate o seguro quando tudo estiver muito claro para você.

Calcule o capital segurado

Ao saber como fazer seguro de vida, calcular o capital segurado é fundamental, pois ele é definido como o valor máximo que será pago pela cobertura em caso de um sinistro.

Ou seja, ele é o dinheiro que você irá receber caso utilize a cobertura.

Então, é justamente o capital segurado que define a forma como irá funcionar o seu seguro.

Benefícios de ter um seguro de vida

Sabendo como fazer seguro de vida, para não restar dúvidas do porquê fazê-lo, nós te apresentamos aqui alguns benefícios desse serviço.

O primeiro deles diz respeito à proteção financeira que você terá garantida em casos de imprevistos com a sua vida.

O segundo benefício de contratar o seguro de vida está relacionado à tranquilidade que sua família terá caso lhe aconteça alguma fatalidade.

Afinal, eles terão apoio financeiro para se restabelecer e arcar com os custos dessa fatalidade que pode vir a ocorrer.

E se você passar por alguma situação que te deixe inválido, seja por conta de uma doença grave ou um acidente, o seguro de vida também se mostra útil, afinal, você poderá receber a indenização.

Por fim, o último benefício que gostaríamos de destacar é o pagamento de diárias que o seguro de vida te garante em situações de afastamento do trabalho.

Com esse tipo de cobertura, você consegue manter os seus rendimentos e de sua família mesmo quando estiver incapacitado. 

Se você tem interesse nessa cobertura em especial, o nome dela é DIT – Diária por Incapacidade Temporária.

encontrar a seguradora ideal

Como encontrar a seguradora ideal?

Gostou de ficar por dentro de como fazer seguro de vida e os seus benefícios?

Então, se você está convencido a contratar esse tipo de seguro, precisa encontrar uma seguradora ideal.

O primeiro passo para isso é ver se a seguradora com quem você está avaliando fechar o contrato tem autorização válida concedida pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Se ela estiver, ponto positivo! Então, é hora de analisar informações sobre a reputação da empresa, se ela arca com as obrigações e se os seus clientes estão satisfeitos.

Fazer esse levantamento é fundamental para ter uma ideia de como você será atendido quando mais precisar desse serviço.

Para ter ainda mais segurança na hora de contratar um seguro, conheça a Assegurou e tenha o melhor seguro de vida!

Conclusão

Com esse artigo, nossa missão era te explicar como fazer seguro de vida, além de te ajudar a entender o que ele é e como funciona.

Para isso, separamos um passo a passo de como fazer um seguro de vida, envolvendo: 

  • a busca por uma seguradora;
  • conhecimento das coberturas;
  • importância de entender a diferença do seguro de vida e acidentes pessoais;
  • importância de ler e avaliar a proposta antes de fechar contrato;
  • calcular o capital segurado.

Esperamos que com esse artigo, todas as suas dúvidas sobre como fazer seguro de vida tenham sido sanadas e que você saia deste texto pronto para escolher a modalidade com coberturas de acordo com o que você busca!

Posts relacionados
Seguro Automóvel
O que é rastreador de carro? Entenda tudo como funciona!
Postado por:

Após comprar um veículo, é comum que as pessoas tenham várias dúvidas sobre a melhor forma de protegê-lo em situações adversas, como assaltos, furtos e roubos. O rastreador de carro oferece muitas vantagens no quesito segurança, mas você sabe quais são elas e como ele funciona? Separamos algumas informações para te ajudar a entender como […]

Seguro Automóvel
Meu documento está atrasado, consigo contratar um seguro?
Postado por:

Descubra se o seu documento atrasado é um impedimento na hora da contratação de um seguro e saiba também como contratar um. Cidades com grande circulação diária de carros oferecem bastante riscos à integridade física do seu veículo. Como não há como prever um sinistro, o ideal é manter o veículo sempre protegido por meio […]

Consórcio
4 vantagens em fazer um consórcio
Postado por:

Aprenda mais sobre o que é um consórcio e como ele funciona. Descubra as 4 vantagens em fazer um e não fique de fora dessa grande oportunidade. Se você tem interesse em comprar um carro, uma moto ou até investir na casa própria, é importante rever as economias e criar um planejamento financeiro para que […]

Cadastre-se e receba nossas novidades!