Buraco na rua: posso receber indenização pelos danos?

05 de nov 2021

Os buracos nas ruas podem colocar em risco a sua vida e de outras pessoas. Por isso, fique atento! Nesse post daremos algumas dicas para evita-los e o que fazer caso um acidente aconteça. 

Posso ser indenizado por acidentes causados por buracos? 

Pequenos, fundos, largos ou rasos: quem circula de carro, certamente, já se deparou com um buraco na rua. Além de esteticamente feias, essas cavidades podem danificar o seu veículo e até mesmo colocar sua vida em risco. 

Sempre que vemos um buraco, nosso instinto é tentar desviar dele. Quando “puxamos” o carro para a esquerda, para direita ou quando freamos de forma brusca, as chances de um acidente acontecer são muito grandes. Isso porque, durante essas tentativas, é possível que um pneu fure, que a suspensão seja danificada ou até mesmo que ocorra uma colisão com outro veículo

Há muitos riscos envolvidos e os prejuízos financeiros podem ser altíssimos. Nessa situação, fica clara a importância do seguro auto, uma forma de minimizar os prejuízos causados pelos buracos nas ruas e nas estradas. 

Como cidadão brasileiro, você tem direito a uma indenização por acidentes causados por buracos caso seja comprovada a necessidade de ressarcimento e a responsabilidade do órgão público ou concessionária que administra a via onde ocorreu o acidente. 

Fizemos um mini guia para que você saiba como evitar danos causados por buracos e o que fazer caso um acidente aconteça. Acompanhe os tópicos abaixo. 

Como evitar danos causados por buracos? 

A manutenção das vias públicas é responsabilidade dos órgãos públicos e suas concessionárias terceirizadas. Contudo, na ausência dos cuidados por parte deles, você pode algumas tomar medidas para se proteger: 

  • Dirija abaixo do limite de velocidade; 
  • Em dias de chuva, reduza a velocidade; 
  • Caso precise desviar de um buraco, faça isso com cuidado; 
  • Esteja sempre atento. 

Além de seguir essas dicas, você pode contratar um Seguro Auto para reparar os prejuízos causados por buracos e outras ocorrências comuns para quem anda de carro. 

O que fazer caso aconteça um acidente? 

Para receber uma indenização por acidentes causados por buracos, você precisa reunir uma série de provas e entrar com um processo na Justiça Comum ou no Juizado Especial Cível. Confira abaixo um passo a passo e saiba como proceder: 

  1. Registre um Boletim de Ocorrência (B.O.) e descreva o acidente; 
  1. Tire fotos do buraco, do acidente e de todos os danos causados; 
  1. Busque por testemunhas que confirmem a sua versão; 
  1. Faça dois ou mais orçamentos para o conserto do veículo e guarde todos os comprovantes de pagamento; 
  1. Se houver, guarde todos os recibos de despesas médicas relacionadas ao acidente; 
  1. Procure por um advogado ou assistência jurídica gratuita. 

Ter um seguro auto não te impede de lutar pelos seus direitos, porém o processo de indenização pela seguradora é muito mais rápido e simples. 

Seguro Auto cobre acidentes causados por buracos? 

O seguro compreensivo, popularmente conhecido como seguro completo, é o que garante cobertura por danos causados por buracos. Essa modalidade é bem ampla e também protege o assegurado em caso de furtos, roubos, incêndios e danos causados pela natureza. Além disso, você tem a sua disposição benefícios adicionais que podem ser muito vantajosas: 

  • Carro reserva em caso de sinistros; 
  • Cobertura para vidros laterais, dianteiros e traseiros; 
  • Danos materiais a terceiros; 
  • Danos corporais a terceiros. 

Ainda não tem um seguro auto? A Assegurou te ajuda! Somos parceiros das maiores seguradoras do país e contamos com consultores especializados prontos para atender suas necessidades.  

Para fazer uma cotação, preencha o formulário online ou ligue gratuitamente para 0800 591 3676. 

, , ,
Posts relacionados
Seguro Automóvel
O que muda com a nova lei de trânsito?
Postado por:

Além do texto elaborado pelo governo para a mudança em algumas leis de trânsito, houve diversas emendas elaboradas pelos senadores e pelos deputados brasileiros que realizaram algumas alterações a mais. Dentre as principais mudanças com a nova lei de trânsito estão a alteração do limite de pontuação da CNH, a validade da CNH, a alteração […]

Seguro Automóvel
O que fazer em caso de furto ou roubo?
Postado por:

Conheça as vantagens de contratar um seguro auto com a Assegurou e o que fazer em caso de furto ou roubo. Por que contratar um seguro de roubo ou furto? Infelizmente todos estamos vulneráveis aos problemas de segurança pública tão comuns em nosso país. Por isso, ao andar pelas ruas da sua cidade, é importante […]

Seguro Automóvel
5 dicas para ter um seguro de carro barato
Postado por:

Você preza pelo custo-benefício? Descubra as melhores dicas para conseguir ter um seguro de carro barato e de alta qualidade. O seguro de carro é essencial para qualquer dono de carro, mas é preciso pesquisar para encontrar um serviço barato e que atenda às suas necessidades de acordo com o que você deseja e precisa. […]

Cadastre-se e receba nossas novidades!