Buraco na rua: posso receber indenização pelos danos?

05 de nov 2021 Postado por: em Seguro Automóvel

Os buracos nas ruas podem colocar em risco a sua vida e de outras pessoas. Por isso, fique atento! Nesse post daremos algumas dicas para evita-los e o que fazer caso um acidente aconteça. 

Posso ser indenizado por acidentes causados por buracos? 

Pequenos, fundos, largos ou rasos: quem circula de carro, certamente, já se deparou com um buraco na rua. Além de esteticamente feias, essas cavidades podem danificar o seu veículo e até mesmo colocar sua vida em risco. 

Sempre que vemos um buraco, nosso instinto é tentar desviar dele. Quando “puxamos” o carro para a esquerda, para direita ou quando freamos de forma brusca, as chances de um acidente acontecer são muito grandes. Isso porque, durante essas tentativas, é possível que um pneu fure, que a suspensão seja danificada ou até mesmo que ocorra uma colisão com outro veículo

Há muitos riscos envolvidos e os prejuízos financeiros podem ser altíssimos. Nessa situação, fica clara a importância do seguro auto, uma forma de minimizar os prejuízos causados pelos buracos nas ruas e nas estradas. 

Como cidadão brasileiro, você tem direito a uma indenização por acidentes causados por buracos caso seja comprovada a necessidade de ressarcimento e a responsabilidade do órgão público ou concessionária que administra a via onde ocorreu o acidente. 

Fizemos um mini guia para que você saiba como evitar danos causados por buracos e o que fazer caso um acidente aconteça. Acompanhe os tópicos abaixo. 

Como evitar danos causados por buracos? 

A manutenção das vias públicas é responsabilidade dos órgãos públicos e suas concessionárias terceirizadas. Contudo, na ausência dos cuidados por parte deles, você pode algumas tomar medidas para se proteger: 

  • Dirija abaixo do limite de velocidade; 
  • Em dias de chuva, reduza a velocidade; 
  • Caso precise desviar de um buraco, faça isso com cuidado; 
  • Esteja sempre atento. 

Além de seguir essas dicas, você pode contratar um Seguro Auto para reparar os prejuízos causados por buracos e outras ocorrências comuns para quem anda de carro. 

O que fazer caso aconteça um acidente? 

Para receber uma indenização por acidentes causados por buracos, você precisa reunir uma série de provas e entrar com um processo na Justiça Comum ou no Juizado Especial Cível. Confira abaixo um passo a passo e saiba como proceder: 

  1. Registre um Boletim de Ocorrência (B.O.) e descreva o acidente; 
  1. Tire fotos do buraco, do acidente e de todos os danos causados; 
  1. Busque por testemunhas que confirmem a sua versão; 
  1. Faça dois ou mais orçamentos para o conserto do veículo e guarde todos os comprovantes de pagamento; 
  1. Se houver, guarde todos os recibos de despesas médicas relacionadas ao acidente; 
  1. Procure por um advogado ou assistência jurídica gratuita. 

Ter um seguro auto não te impede de lutar pelos seus direitos, porém o processo de indenização pela seguradora é muito mais rápido e simples. 

Seguro Auto cobre acidentes causados por buracos? 

O seguro compreensivo, popularmente conhecido como seguro completo, é o que garante cobertura por danos causados por buracos. Essa modalidade é bem ampla e também protege o assegurado em caso de furtos, roubos, incêndios e danos causados pela natureza. Além disso, você tem a sua disposição benefícios adicionais que podem ser muito vantajosas: 

  • Carro reserva em caso de sinistros; 
  • Cobertura para vidros laterais, dianteiros e traseiros; 
  • Danos materiais a terceiros; 
  • Danos corporais a terceiros. 

Ainda não tem um seguro auto? A Assegurou te ajuda! Somos parceiros das maiores seguradoras do país e contamos com consultores especializados prontos para atender suas necessidades.  

Para fazer uma cotação, preencha o formulário online ou ligue gratuitamente para 0800 591 3676. 

, , ,
Posts relacionados
Seguro Automóvel
luzes do painel do carro
Luzes do painel do carro: saiba identificar o problema
Postado por:

As luzes do painel do carro têm o poder de comunicar conosco de forma silenciosa, mas extremamente importante.  Cada uma dessas pequenas luzes coloridas do painel tem um significado que pode revelar informações cruciais sobre o estado do veículo. Se você já se viu se perguntando o que a luz amarela no painel está tentando…

Seguro Automóvel
15 SUVs com melhor custo benefício: Veja agora mesmo!
Postado por:

Bem-vindo ao nosso guia sobre as 15 melhor suv custo beneficio no mercado atualmente. Se você está pensando em comprar uma SUV, mas está preocupado com o valor do investimento, este artigo é para você!  Vamos explorar as opções que oferecem o melhor retorno para o seu dinheiro, considerando não apenas o preço inicial, mas…

Seguro Automóvel
Saiba como se manter seguro viajando durante a pandemia
Postado por:

Conheça quais cuidados você deve ter para se manter seguro viajando e pegue as melhores dicas para viajar com segurança durante a pandemia. A pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil por volta dos meses de fevereiro-março de 2020 quando a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou estado de alerta mundial. Com essa situação, o mundo…

Cadastre-se e receba nossas novidades!