Superaquecimento do motor: conheça os perigos e como prevenir

20 de out 2022 Postado por: em Seguro Moto

Uma das principais peças do carro é o motor. Ele funciona como o “coração” do veículo, já que é responsável pelo seu funcionamento. 

Nesse sentido, a peça também é uma das que mais causa preocupações quanto ao surgimento de problemas. 

O superaquecimento do motor, por exemplo, é um dos imprevistos que mais preocupam os motoristas. Então, o que fazer para identificar, solucionar e evitar que isso aconteça? 

Continue acompanhando o conteúdo a seguir e confira nossas dicas sobre o assunto. Boa leitura!

Superaquecimento do motor: o que é?

Um superaquecimento acontece quando a temperatura do motor sobe para um nível no qual ele não foi desenvolvido para suportar. 

Com isso, outras peças do carro também sofrem danos, gerando altos prejuízos para o motorista. Para evitar essa situação, é importante prestar atenção aos sinais do veículo.

Quais as possíveis causas do superaquecimento: entenda

Entenda abaixo quais são os principais motivos para a temperatura do motor subir rapidamente. 

Baixo nível do líquido de arrefecimento

Esse é um dos maiores causadores do superaquecimento do motor. A função do líquido de arrefecimento é, justamente, manter a temperatura da peça a níveis adequados. 

Quando nã há a quantidade correta desse líquido, o calor sobe. 

Para que isso não se torne um problema recorrente e de resolução complicada, o ideal é verificar se os níveis do líquido estão regulares. 

Caso seja necessário preencher o reservatório, procure um mecânico de confiança. 

Termostato defeituoso

Outro equipamento responsável por controlar a temperatura do automóvel é o termostato. 

Seu intuito é manter as peças dentro da temperatura para a qual foram projetadas para suportar.

Caso o termostato não funcione corretamente, fará uma leitura equivocada dessas temperaturas, impedindo a regulação do calor quando necessário. 

Consequentemente, o ventilador do radiador ou o líquido de arrefecimento não são acionados quando deveriam. 

Assim que esse problema for identificado, deve-se substituir a peça o quanto antes.  

Baixos níveis de óleo do motor ou óleo velho

O óleo do motor também tem uma função em seu resfriamento, quando em níveis recomendados. Circular com esse líquido abaixo do indicado contribui para o seu superaquecimento. 

Além disso, outros problemas podem surgir, como o desgaste acelerado de outros componentes do carro, por não receberem a lubrificação adequada. 

Portanto, é fundamental realizar a troca de óleo nos períodos indicados pelo fabricante. 

Problemas na correia dentada ou ventoinha

Desgastes na correira dentada ou ventoinha também contribuem para o superaquecimento do motor. 

Durante o funcionamento do carro, a ventoinha força a ventilação no radiador, diminuindo a temperatura da água que refrigera o motor.

Caso essas peças não desempenhem seu papel corretamente, causarão problemas de aumento da temperatura. 

O que fazer em caso de superaquecimento do motor?

Capô aberto de veículo e um mecânico segurando funil e frasco de óleo de motor, colocando óleo para evitar superaquecimento do motor

Percebeu que seu carro está superaquecendo? Confira o que fazer nessa situação:

  • primeiramente, pare o carro que desligue-o. Isso evitará o surgimento de problemas maiores, como a queima do cabeçote ou empenamento dos pistões do motor. 
  • assim que o motor esfriar, veja o nível da água do radiador. Se estiver abaixo do nível indicado, complete com água limpa e aguarde;
  • caso a água do sistema não tenha vazado, torne a ligar o carro e leve-o para a oficina mais próxima. Se a água estiver vazando, pare o carro e peça o suporte de um guincho.

Mesmo que o problema pareça resolvido, leve o carro para um mecânico de confiança sempre que possível. O profissional avaliará o veículo e fará as manutenções necessárias.

Como identificar um superaquecimento no motor?

Uma forma de evitar que o superaquecimento chegue a um ponto crítico, é importante prestar atenção aos sinais do problema. 

A presença de fumaça branca ou vapor surgida debaixo do capô é um dos indicativos de superaquecimento. 

À primeira vista, pode ser um sinal simples, já que o óleo derramado sobre o motor apresenta características semelhantes. Porém, leve o carro ao mecânico para verificar se há algum problema mais grave. 

Outra maneira de detectar esse problema é prestando atenção no painel. Carros mais recentes apresentam um aviso no painel, indicando que a temperatura do motor está maior do que deveria. 

Também preste atenção no ar do ar-condicionado. Caso ele comece a soltar um ar mais quente, pode ser um sinal de danos por conta da temperatura excessiva.

Como evitar o superaquecimento?

Mãos mexendo em motor de veículo

Acompanhe a seguir, o que fazer para evitar o superaquecimento do motor e, consequentemente, maiores prejuízos. 

Faça a manutenção preventiva

Grande parte dos problemas automotivos podem ser evitados com a manutenção preventiva. Quando falamos sobre superaquecimento de peças, ela deve ser feita com o máximo de atenção.

Verifique semanalmente o nível de água no radiador. Dessa maneira, você evita que ela diminua por causa naturais ou por vazamento. Lembre-se de fazer essa análise com o motor frio.

Preste atenção em ruídos emitidos pelo carro. Quando esse sinal foge da normalidade, significa que é hora de procurar um profissional e realizar uma investigação mais rigorosa. 

Inspecione a bomba d’água

No momento de trocar a bomba d’água, verifique se não há qualquer ruído fora do normal. Em caso positivo, talvez seja necessário reparos mais profundos ou mesmo a troca da peça. Para isso, leve o carro até uma oficina especializada. 

Esse tipo de manutenção requer conhecimentos técnicos, como a capacidade de identificar o equipamento adequado ao modelo do veículo.

Coloque a quantidade de aditivo recomendada

Siga as instruções do fabricante do veículo e coloque a quantidade de aditivo necessária junto à água do radiador. No manual do usuário, também consta o tipo de aditivo recomendado. 

Saiba que existem aditivos concentrados que precisam ser misturados com água antes de ser depositado no sistema do carro. 

Além disso, não é qualquer água que pode ser utilizada; deve ser a recomendada pelo fabricante. Isso porque, a água da torneira, por exemplo, contém minerais que podem enferrujar os componentes do motor. 

Conheça o Seguro Auto da Assegurou: o seguro certo para você dirigir tranquilo, onde você estiver!

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu a identificar o superaquecimento do motor do seu carro, bem como o que fazer quando a situação surgir. 

Não se esqueça de fazer a manutenção preventiva frequentemente no veículo, além de fazer um seguro para eventuais imprevistos, como o Seguro Auto da Assegurou!

Posts relacionados
Seguro Automóvel
foto mostrando painel de carro
Luz da injeção acesa ou piscando: o que é e o que fazer
Postado por:

Se você já dirigiu um carro, com certeza já se deparou com a temida luz de injeção acesa no painel. Ela pode aparecer de repente, deixando qualquer motorista preocupado e se perguntando: o que é e o que fazer?  Neste novo artigo, vamos explorar em detalhes esse alerta essencial do sistema de controle do veículo….

Seguro Automóvel
Seguro Contra Terceiros
Seguro Contra Terceiros: saiba como funciona e se vale a pena
Postado por:

Você já ouviu falar no seguro contra terceiros? Neste conteúdo, vamos te explicar tudo sobre o assunto — funcionamento, valores, quando acionar e mais.  Na hora de contratar um seguro, a empresa oferece algumas opções de coberturas no momento da contratação. Uma delas é o seguro de carros para terceiros, também chamado de RCF-V (Responsabilidade…

Consórcio
4 vantagens em fazer um consórcio
Postado por:

Aprenda mais sobre o que é um consórcio e como ele funciona. Descubra as 4 vantagens em fazer um e não fique de fora dessa grande oportunidade. Se você tem interesse em comprar um carro, uma moto ou até investir na casa própria, é importante rever as economias e criar um planejamento financeiro para que…

Cadastre-se e receba nossas novidades!