Franquia de seguro de carro: tudo o que você precisa saber

23 de mar 2021

Ao fechar um seguro para automóvel, o contratante confere todos os detalhes da apólice antes de assinar o contrato. Essa atitude é a mais indicada, já que alguns termos e regras da cobertura podem gerar dúvidas. A franquia de seguro de carro se encaixa bem nesse exemplo, pois muitos não sabem o que ela é e como ela funciona em caso de sinistros. É o seu caso? Fique tranquilo pois separamos todas as informações que você precisa saber para entender como a franquia de seguro de carro funciona. Confira!

O que é franquia de seguro de carro? 

De forma simples e direta, podemos dizer que a franquia de seguro de carro é uma quantia paga pelo segurado em situações de reparos decorrentes de sinistros dentro da categoria de perda parcial.

Mas, afinal, como esse valor é calculado? Tudo depende de informações como perfil do segurado e modelo/ano do veículo. A franquia de seguro de carro é requerida quando o dano for causado pelo próprio segurado e o mesmo usará esse valor para quitar parte do concerto.

Sendo assim, a franquia é um pagamento parcial com valor fixo definido em apólice e deverá ser paga para que os reparos sejam devidamente realizados no veículo. Neste cenário, a seguradora é responsável por quitar o restante do valor, de acordo com orçamento recebido.

Vale lembrar que existem exceções para o pagamento da franquia de seguro de carro. Danos causados por sinistros considerados com perda total e danos em carros de terceiros não requerem o pagamento de franquia. 

Por que ter uma franquia de seguro de carro?

Sim, pode parecer estranho ter que pagar um valor além da quantia já investida na contratação do seguro para consertar o veículo, porém, a franquia de seguro de carro faz sentido. Ela faz parte de uma estratégia que visa diminuir danos intencionais em veículos visando utilizar a cobertura do seguro.

A existência da franquia faz com que o segurado tenha mais consciência ao utilizar os recursos cobertos pela apólice, já que ele precisa provar a origem do dano e ainda pagar por parte do concerto.

Saiba quais são os tipos de franquia de seguro de carro

Já deu pra entender melhor como a franquia de seguro de carro funciona, né?! Para facilitar o uso em situações de sinistros, a franquia de seguro de carro é dividida em quatro diferentes categorias: normal ou básica, majorada, reduzida e isenta. Entenda como funciona cada uma delas.

  • Franquia normal ou básica: é a franquia mais utilizada em cotações de seguro auto. Com um valor médio, em comparação com as outras, é indicada para motoristas mais experientes no trânsito.
  • Franquia majorada: com um preço mais elevado, é um dos fatores responsáveis por baixar o valor final de um seguro. Por esse motivo, pode ser um bom negócio para os motoristas com poucos ou nenhum problema de trânsito no histórico.
  • Franquia reduzida: ao lado da franquia básica, é muito utilizada. Tem um preço inferior, em comparação com as outras categorias, o que reflete em um seguro mais caro. Por esse motivo, é indicada para motoristas mais inesperientes ou com um histórico de acidentes.
  • Franquia isenta: categoria menos comum de franquia de seguro de carro, tira a necessidade do segurado arcar com um valor fixo em caso de consertos. Essa característica costuma deixar o seguro com um valor final mais elevado. Nem todas as seguradoras oferecem essa opção de franquia.

Vale a pena pagar uma franquia de seguro de carro?

Um dos fatores que vai definir se vale a pena ou não arcar com a franquia de seguro de carro é o valor do conserto do veículo após um sinistro. Em casos de consertos com valor inferior ao da franquia, acionar o seguro pode não ser uma boa opção financeiramente falando. Porém, se o valor do conserto supera o valor da franquia, o chamado já faz mais sentido.

Fique atento à essa informação na hora de fechar o seu contrato e a tenha sempre a disposição para analisar em casos de necessidade.

, ,
Posts relacionados
Seguro para Eletrônicos
seguro-portatil-eletronicos
Como funciona o seguro para eletrônicos?
Postado por:

Atualmente, não só empresas, mas diversas pessoas físicas possuem uma série de eletrônicos que são essenciais tanto para o trabalho quanto para a casa, dessa forma, ficar sem eles pode ser muito complicado e atrapalhar negociações e processos chaves, tanto na sua vida pessoal quanto na profissional. Dessa forma, ter um seguro para eletrônicos, que […]

Seguro Automóvel
Franquia de seguro de carro: tudo o que você precisa saber
Postado por:

Ao fechar um seguro para automóvel, o contratante confere todos os detalhes da apólice antes de assinar o contrato. Essa atitude é a mais indicada, já que alguns termos e regras da cobertura podem gerar dúvidas. A franquia de seguro de carro se encaixa bem nesse exemplo, pois muitos não sabem o que ela é […]

Seguro Automóvel
O que é rastreador de carro? Entenda tudo como funciona!
Postado por:

Após comprar um veículo, é comum que as pessoas tenham várias dúvidas sobre a melhor forma de protegê-lo em situações adversas, como assaltos, furtos e roubos. O rastreador de carro oferece muitas vantagens no quesito segurança, mas você sabe quais são elas e como ele funciona? Separamos algumas informações para te ajudar a entender como […]

Cadastre-se e receba nossas novidades!