qual o melhor seguro residencial

Qual o melhor seguro residencial em 2022? Veja como contratar

06 de out 2022 Postado por: em Seguros

Contratar um seguro residencial é uma decisão importante para quem deseja proteger o bem mais valioso. Entretanto, muitas pessoas não sabem ao certo como fazer isso, muito menos como decidir qual o melhor seguro residencial para suas necessidades. 

Pensando em te ajudar com esse problema, criamos o conteúdo a seguir com todas as informações essenciais sobre o assunto. Acompanhe e boa leitura!

O que é e como funciona o seguro residencial?

Um seguro residencial é uma proteção para imóveis utilizados em moradia. É recomendado para residências individuais, habituais ou de veraneio. Trata-se de um produto que costuma reunir uma série de serviços e seguros em uma única apólice.  

Mas, porque contratar seguro residencial? Essa é uma forma de resguardar seu bem imóvel contra imprevistos, bem como sua saúde financeira caso alguma despesa inesperada surja — incêndios, danos causados por tempestades, roubos e furtos etc.

Todos os seguros residenciais oferecem uma proteção básica, que cobre prejuízos gerados por incêndios, explosões e queda de raios. Contudo, é possível complementar o seguro com coberturas adicionais e proteger a construção contra outras eventualidades. 

Entre as coberturas extras, é possível incluir a proteção contra roubo, impacto de veículos, vendavais, furacões, desmoronamento, chuva de granizo, responsabilidade civil e outros.

A cobertura de responsabilidade civil diz respeito à proteção contra danos causados involuntariamente por você ou terceiros que frequentam sua casa. 

Além dessas coberturas, o segurado também pode incrementar sua apólice com serviços extras, como a limpeza da caixa d’água, conserto de telhado, faxineira etc. 

Em geral, um seguro residencial é considerado de baixo custo. Porém, quanto mais proteções e serviços extras adicionais, o valor cresce proporcionalmente. 

Qual o melhor seguro residencial do Brasil?

Qual o melhor seguro residencial do Brasil?

Para responder a essa questão, é necessário avaliar o perfil do segurado. Sendo assim, listamos logo abaixo diferentes perfis para que você descubra em qual deles se enquadra para selecionar sua proteção. Confira a seguir.

Qual o melhor seguro residencial para quem mora sozinho?

Pessoas que moram sozinhas em casa ou apartamento e costumam ficar pouco tempo na residência, podem contratar um seguro com apenas as coberturas básicas, que incluem incêndios, explosões e queda de raios. 

Nesse contexto, é interessante adicionar uma proteção contra danos elétricos,que costumam ser causados por tempestades de raios. 

Por outro lado, aqueles que passam a maior parte do dia em casa, em home office, por exemplo, precisam de um seguro mais completo. Algumas seguradoras ainda oferecem serviços na cobertura básica, como encanador ou chaveiro.  

Qual o melhor seguro residencial para quem mora com a família?

Quem mora com a família e passa muito tempo dentro de casa, se beneficiará com um seguro de coberturas adicionais, com serviços emergenciais e assistenciais.  

Afinal, a probabilidade de algum morador ficar preso fora da residência ou de uma janela quebrar, um ralo entupido e de eletrodomésticos queimarem é bem maior, devido ao alto fluxo de pessoas.

Caso você trabalhe de casa, seria bacana incluir uma proteção como a “negócios em casa”, que inclui help desk, reparos e manutenções no computador. 

Como escolher o melhor seguro residencial?

Agora que você já sabe quais são os modelos de seguros mais indicados para os diferentes perfis, chegou a hora de aprender a selecionar o melhor seguro residencial. Acompanhe nossas dicas abaixo. 

Considere suas necessidades

Inicialmente, você deve analisar quais são suas necessidades com um seguro, conforme já mencionamos por aqui. As seguradoras oferecem diferentes coberturas, sendo que cada uma representa um valor distinto a ser pago. 

Então, conhecendo exatamente o que precisa, ficará mais fácil definir o que entrará em sua apólice. Isso gerará uma economia, pois excluirá coberturas que não fazem sentido para sua realidade. Além disso, será mais fácil escolher a seguradora ideal. 

Avalie as coberturas

Já te mostramos nos tópicos acima que as seguradoras oferecem coberturas básicas e adicionais. Essa é uma forma das empresas possibilitar que os clientes personalizem suas apólices de modo a deixá-las mais completas. 

As coberturas básicas você já conhece: incêndio, explosões e queda de raios. Porém, é importante analisar o que mais a seguradora oferece, para garantir que terá a proteção necessária. Entre as coberturas adicionais, podemos destacar:

  • Roubo ou furto de objetos;
  • Danos elétricos;
  • Desmoronamento;
  • Eventos naturais (vendaval, granizo, furacão, tornado e ciclone);
  • Incêndio ou explosão;
  • Alagamentos e enchentes;
  • Fumaça;
  • Queda de aeronave;
  • Danos a terceiros (Responsabilidade Civil Familiar);
  • Quebra de vidros;
  • Roubo ou furto de bicicleta;
  • Negócios em casa etc.

Observe o valor da apólice

Analise o valor da indenização que poderá receber em caso de sinistro. É fundamental consultar esses valores para certificar-se de que a quantia será suficiente para cobrir imprevistos. 

Nesse sentido, entre em contato com as seguradoras, pergunte quais são os valores praticados e, caso necessário, solicite a atualização das quantias. 

Como contratar o melhor seguro residencial?

Como contratar o melhor seguro residencial?

Depois de estudar os critérios acima, ainda é importante pesquisar mais informações sobre a seguradora. Isso porque, a empresa pode oferecer excelentes produtos, mas, se seus serviços forem ineficientes, você só terá dores de cabeça quando precisar dela. 

Uma ótima forma de garantir a credibilidade da seguradora é consultando seu desempenho em sites avaliativos, como o Reclame Aqui. Nesse ambiente, clientes divulgam seus relatos sobre a qualidade dos serviços de inúmeras empresas do mercado brasileiro. 

Qual a melhor empresa para seguro residencial?

Decidir qual a melhor seguradora é algo que se baseia em uma série de critérios. A Assegurou, por exemplo, é uma empresa focada na venda de inúmeros tipos de seguros, incluindo o residencial. 

Seu maior diferencial é proporcionar facilidade, praticidade e processos nada burocráticos aos clientes no momento da contratação. Entre suas coberturas básicas e adicionais, estão:

  • Danos por incêndio;
  • Explosão;
  • Fumaça;
  • Dano por queda de aeronave;
  • Roubo e furto de bens;
  • Danos elétricos;
  • Prejuízos causados a terceiros;
  • Vazamento de tubulações;
  • Cobertura exclusiva de subtração de bicicleta, dentro e fora de residência.

Posso contratar o seguro residencial online?

Atualmente, grande parte das seguradoras possibilitam a cotação e contratação de seus produtos online. A Assegurou, por exemplo, é uma delas. Essa é uma forma de oferecer praticidade e agilidade na aquisição de serviços para os clientes. 

Qual o valor médio de seguro residencial?

Os seguros residenciais custam, em média, menos de R$500,00 ao ano. É claro que os valores mudam de acordo com cada empresa e o número de coberturas que o cliente adicionar em sua apólice. 

Conheça o seguro residencial da Assegurou e mantenha sua casa protegida com rapidez e praticidade!

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu a definir qual o melhor seguro residencial para suas necessidades. 

Lembre-se de avaliar a credibilidade da seguradora antes de fechar negócio para não ter dores de cabeça quando precisar dela. Caso ainda não tenha decidido qual seguro contratar, conheça os serviços da Assegurou!

Posts relacionados
Consórcio
concessionária honda
Consórcio Honda: O que é e como funciona
Postado por:

O consórcio é uma modalidade de compra em que um grupo de pessoas se une com o objetivo de adquirir um bem de valor elevado, como um imóvel ou um veículo, por meio de um sistema de autofinanciamento.  No caso do Consórcio Honda, a modalidade é voltada para a compra de motocicletas da marca.  Neste…

Seguro Automóvel
homem com chave na mão e carro em cima de pilha de papeis
Transferência de Veículos: O que é? Como faz? Qual a taxa?
Postado por:

A transferência de veículos é um processo obrigatório que deve ser realizado sempre que há mudança de propriedade de um veículo, seja por compra, venda, doação ou herança.  Este procedimento é fundamental para assegurar a legalidade e a segurança da transação, protegendo ambas as partes envolvidas.  Mas como se realiza a transferência? Quais são os…

Seguro de Vida
seguro de vida em grupo
Seguro de vida em grupo: entenda como funciona
Postado por:

O seguro de vida em grupo é uma opção que tem sido cada vez mais buscada pelas empresas e corporações. Tanto que, segundo dados levantados pelo portal Valor Investe, da empresa Globo, houve um aumento de mais de 17% na contratação de seguros de vida em grupo desde a pandemia.  Isso mostra a preocupação e…

Cadastre-se e receba nossas novidades!