o que é seguro residencial

O que é seguro residencial: confira nossas dicas e saiba como contratar

18 de ago 2022 Postado por: em Seguros

Você sabe o que é o seguro residencial? Essa proteção é bastante conhecida por oferecer uma boa cobertura a um ótimo custo. Dessa forma, consegue resguardar você e sua família de imprevistos diversos que venham ocorrer com sua residência. 

Entretanto, muitas pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre o assunto. Entre os questionamentos, os mais frequentes são acerca do funcionamento do seguro, quais os critérios de indenização, tipos de coberturas disponíveis, quando acioná-lo e outros.

Pensando em responder essas dúvidas, elaboramos o conteúdo a seguir. Continue acompanhando e aprenda tudo sobre o seguro residencial! 

O que é o seguro residencial?

Trata-se de uma modalidade de seguro criada para proteger imóveis de inúmeros transtornos — inundações, danos elétricos, furtos etc. É um produto bastante acessível, especialmente se comparado aos custos dos problemas que ele costuma minimizar. 

Voltado para residências individuais, sejam de veraneio ou habituais. Sua principal característica é a de reunir diversos seguros em uma só apólice. 

Como funciona o seguro residencial?

Em geral, esse seguro possui uma proteção básica, que garante a cobertura contra danos causados por incêndio, queda de raio e explosão. Entretanto, é possível complementar a apólice adicionando proteções extras contra outros riscos. 

Entre elas, você pode adicionar a proteção contra roubos, impactos de veículos, furacão e vendaval, desmoronamento, chuva de granizo e outros. 

Também poderá adicionar o seguro de responsabilidade civil, que cobre prejuízos causados por terceiros que frequentam sua casa. 

Além disso, existe a possibilidade de incrementar o seguro com serviços adicionais, como limpeza de caixa d’água, faxineira, conserto do telhado, entre outros. Contudo, vale lembrar que, a cada inclusão na apólice, o valor final do seguro aumenta. 

Qual a importância e benefícios de um seguro residencial?

Depois de compreender o que é e como funciona, vamos te explicar a importância do seguro residencial. 

Esse produto é indispensável para quem procura garantir a segurança do bem imovel. Como já citamos logo acima, é uma excelente opção, com bom custo-benefício, pois um conserto pontual pode custar mais do que o valor da apólice.

As opções de cobertura mais simples podem ser encontradas no mercado por apenas R$400,00 ao ano. Dessa forma, é considerado um mecanismo crucial de proteção patrimonial. 

Ter um seguro residencial proporciona tranquilidade ao proprietário, pois ele saberá que não terá que desembolsar uma quantia inesperada para custear consertos derivados de imprevistos. 

Seguro residencial: quais as principais coberturas?

As principais coberturas do seguro residencial

Para saber a fundo o que é o seguro residencial, você deve conhecer as principais coberturas. Normalmente, essa lista muda conforme a empresa que fornece a proteção. 

Nos contratos, estarão dispostos todos os detalhes sobre cada cobertura, o que é aceito e o que não é tolerado. Veja mais detalhes a seguir. 

Conheça também a opção de Seguro Fiança para locação de imóveis!

Incêndio, explosão e fumaça

Essas ocorrências estão incluídas na cobertura básica. Por razões legais, todas as apólices são obrigadas a oferecer essa proteção. 

Então, se houver algum acidente causado por incêndios, explosões ou fumaça, ocorridos dentro da residência ou fora dela, o seguro cobrirá os danos. 

Roubo ou furto de bens

Esse é outro aspecto sobre o seguro residencial, o que cobre e como funciona o que você deve aprender. A cobertura contra roubos e furto de bens não faz parte do pacote básico, mas foi criada para amparar os proprietários contra ações de pessoas mal intencionadas. 

Infelizmente, todos estamos sujeitos a essa ocorrência. Sendo assim, ao adicioná-la em sua apólice, o seguro cobrirá qualquer dano decorrente da invasão ao imóvel.

Danos elétricos

Segundo as informações levantadas pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Brasil é o país com maior incidência de raios do mundo? De acordo com o órgão, os prejuízos causados por esse fenômeno ultrapassam R$1 bilhão.  

Entre os problemas que essa ocorrência pode causar, destacamos danos elétricos nas residências, nos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos. Dessa maneira, essa cobertura está inclusa no pacote básico das apólices residenciais. 

Ainda existem outras proteções que você pode adicionar, conforme a necessidade:

  • vendaval, furacão, ciclone, tornado e granizo; 
  • perda ou pagamento de aluguel;
  • responsabilidade civil familiar — danos a terceiros;
  • negócios em casa;
  • quebra de vidros;
  • vazamento de tubulações;
  • roubo ou furto de bicicleta.

Seguro residencial e seguro condominial: quais as diferenças?

De acordo com o Código Civil, o seguro condominial é obrigatório a todos os prédios comerciais, residenciais e mistos. Sua contratação é uma responsabilidade do gestor do edifício, para garantir a cobertura contra danos nas áreas comuns.

Já o seguro residencial é opcional e direcionado para os proprietários da casa ou apartamento, que deseje proteger o que estiver dentro da moradia, sejam os bens ou sua estrutura. 

Quem pode contratar o seguro residencial?

Depois de entender o que é o seguro residencial, você já deve ter uma noção de quem pode contratá-lo. Qualquer pessoa que tenha um imóvel residencial, seja habitacional ou de veraneio, pode contratar essa proteção. Em geral, é permitido para quem:

  • vive sozinho em casa ou apartamento;
  • vive com a família;
  • não reside no imóvel;
  • possui muitos eletrônicos e eletrodomésticos.

Qual o momento ideal de contratar um seguro residencial?

Você pode contratar o seguro residencial no momento que desejar. Porém, o mais indicado é que a proteção seja adquirida assim que obter o imóvel. Dessa forma, ficará protegido contra eventualidades desde o início. 

Como proceder em caso de um sinistro?

Outro questionamento frequente é sobre quando acionar o seguro residencial. Assim que notar a ocorrência de qualquer prejuízo coberto pelo seguro, comunique ao corretor ou à seguradora. 

Com isso, formalize o aviso de sinistro e o pedido de indenização. A partir disso, a empresa entrará em contato solicitando alguns documentos para dar prosseguimento à execução da cobertura. Todos os detalhes dessa operação ficam disponíveis no contrato.

Normalmente, os papéis solicitados são:

  • nota fiscal do bem danificado para comprovar a existência do item;
  • boletim de ocorrência;
  • laudo de ocorrência de incêndio (conforme o caso) emitido pelo Corpo de Bombeiros.

Seguro residencial: como escolher o melhor?

Como escolher o melhor seguro residencial

Agora que você já sabe como fazer um seguro residencial, chegou o momento de aprender como escolher o ideal. O primeiro passo é analisar suas necessidades para identificar quais coberturas fazem sentido para sua rotina. 

Em seguida, entre em contato com seguradoras de credibilidade no mercado para avaliar as ofertas, preços e vantagens de cada apólice. 

A Assegurou, por exemplo, é uma empresa com bastante experiência no mercado, que oferece benefícios exclusivos e segurança sob medida para suas preferências.

Nada como ter a nossa casa protegida, não é mesmo? Conheça o seguro residencial da Assegurou!

Conclusão

Entendeu o que é o seguro residencial? Essa proteção é indispensável para qualquer pessoa que deseja se sentir mais tranquilo com seu bem imóvel. Para contratar, siga as dicas que listamos neste conteúdo para não errar na escolha.

Posts relacionados
Consórcio
O que é e para que serve um consórcio?
Postado por:

O consórcio é uma forma de pagamento em que ocorre a junção de pessoas que querem adquirir um determinado bem ou serviço, dessa forma, todo mês as pessoas que estão envolvidas no consórcio realizam um pagamento mensal em uma conta única para acumular dinheiro e realizar o pagamento. Quando o período estipulado no consórcio termina,…

Seguro Automóvel
Vou viajar, preciso de um seguro de carro? Confira aqui!
Postado por:

Conheça os benefícios da contratação de um seguro de carro e saiba se há a necessidade de adquirir um para a sua viagem! Há vários ótimos destinos de viagem pelo Brasil que podem ser feitos de carro, mas antes de pegar a estrada, é preciso planejar alguns aspectos do passeio, como estimar o quanto será…

Seguro Automóvel
mulher dirigindo e olhando para o lado
Recuperação de Parachoque: Vale a pena? Saiba tudo aqui!
Postado por:

A manutenção e reparação de parachoque de carros é uma parte importante do cuidado que precisamos ter com nossos veículos. Um dos componentes que mais sofre com impactos no dia a dia é o parachoque.  Seja devido a acidentes ou simplesmente ao desgaste natural, o parachoque pode ser danificado e precisar de reparo. Felizmente, existem…

Cadastre-se e receba nossas novidades!