O que é rastreador de carro? Entenda tudo como funciona!

23 de mar 2021

Após comprar um veículo, é comum que as pessoas tenham várias dúvidas sobre a melhor forma de protegê-lo em situações adversas, como assaltos, furtos e roubos. O rastreador de carro oferece muitas vantagens no quesito segurança, mas você sabe quais são elas e como ele funciona? Separamos algumas informações para te ajudar a entender como ele pode te ajudar no dia a dia.

Saiba o que é um rastreador de carro

Já imaginou ter a possibilidade de saber exatamente onde o seu veículo se encontra em tempo real, 24h por dia? O rastreador de carro é a ferramenta ideal para obter esse tipo de informação.

O rastreador de carro é um pequeno aparelho instalado no interior do veículo e funciona por meio de geolocalização. Ou seja, ele utiliza sinais de antenas para verificar a posição do veículo e transmiti-las para outros aparelhos. 

Alguns modelos oferecem a possibilidade de funções adicionais, fazendo com que o rastreador de carro também sirva para monitorar dados como velocidade, movimentações e relatórios de rotas.

Quais são os benefícios de ter um rastreador de carro?

Sem dúvidas a segurança, seja do patrimônio, pessoal ou familiar, pode ser apontada como um dos maiores benefícios de um rastreador de carro. Porém, esses não são os únicos atrativos. Conheça algumas vantagens do rastreador veicular:

Mais controle e segurança: em uma situação de roubo, por exemplo, o rastreador funciona como um vigia de olhos sempre atentos à localização do veículo. Já em caso de acidente, ele pode ser determinante para definir as circunstâncias na qual o mesmo ocorreu ao informar dados de localização e velocidade do carro, funcionando como uma espécie de caixa preta.

Botão de pânico: outro benefício do rastreador de carro é a possibilidade de instalação de um “botão de pânico” que fica em um local escondido no veículo. Quando acionado, ele envia um alerta de perigo para a central de monitoramento do rastreador, que consegue solicitar socorro junto à polícia. 

Funções personalizáveis: outra possibilidade de segurança é a criação de uma área de circulação, recurso chamado de “cerca virtual”. Se o veículo ultrapassar os limites dessa região, o proprietário recebe um mensagem informativa. Outras funções personalizáveis são o agendamento de manutenções e bloqueio de veículo.

Seguro mais barato: no quesito financeiro o rastreador de carro também oferece benefícios. Veículos com o aparelho instalado podem receber uma redução de até 30% no preço final do seguro automotivo, em comparação com os veículos sem rastreador.

Com tantos benefícios você deve estar se perguntando quanto custa o rastreador de carro, não é mesmo? A boa notícia é que o preço do rastreador de carro é bem acessível, considerando o que ele oferece. O valor final depende das funções adicionais integradas ao aparelho.

Como funciona um rastreador de carro?

Mas, afinal, como os rastreadores de carro conseguem transmitir tantas informações? O aparelho utiliza dois tipos de tecnologia para cumprir seu papel: GPS/GPRS ou radiofrequência.

O modelo que utiliza GPS/GPR faz uso de satélites para monitorar a localização dos veículos. Já o rastreador com radiofrequência utiliza sinais de redes de antenas receptoras, com uma ampla cobertura.

Nos dois casos, as informações captadas pelo rastreador são enviadas para suas respectivas centrais, responsáveis por transformar os dados em relatórios detalhados. O usuário consegue ter acesso a essas informações em tempo real por meio de aplicativos para smartphones, por exemplo.

Rastreador de carros com a Assegurou: solicite uma cotação

Que tal ter os benefícios de um rastreador de carro no seu dia a dia? Sabemos que esse tipo de decisão nem sempre é fácil e, por isso, nossos corretores estão sempre prontos para te ajudar. Entre em contato com a Assegurou para conversar, tirar dúvidas e realizar uma cotação do melhor seguro auto com rastreador de carro.

, , ,
Posts relacionados
Seguro Automóvel
O que muda com a nova lei de trânsito?
Postado por:

Além do texto elaborado pelo governo para a mudança em algumas leis de trânsito, houve diversas emendas elaboradas pelos senadores e pelos deputados brasileiros que realizaram algumas alterações a mais. Dentre as principais mudanças com a nova lei de trânsito estão a alteração do limite de pontuação da CNH, a validade da CNH, a alteração […]

Seguro Automóvel
Seguro auto: por que contratar?
Postado por:

Com um seguro auto seu carro estará protegido! Sair de casa, enfrentar congestionamentos, lidar com motoristas não tão cuidadosos, estacionar em locais estreitos. Quem tem um veículo com certeza já passou por situações que causam medo de acidentes, colisões e outros estragos e são nesses momentos que quem não tem seguro auto pensa nos riscos […]

Seguro Automóvel
O que fazer em caso de furto ou roubo?
Postado por:

Conheça as vantagens de contratar um seguro auto com a Assegurou e o que fazer em caso de furto ou roubo. Por que contratar um seguro de roubo ou furto? Infelizmente todos estamos vulneráveis aos problemas de segurança pública tão comuns em nosso país. Por isso, ao andar pelas ruas da sua cidade, é importante […]

Cadastre-se e receba nossas novidades!