O que fazer em caso de furto ou roubo?

08 de nov 2021

Conheça as vantagens de contratar um seguro auto com a Assegurou e o que fazer em caso de furto ou roubo.

Por que contratar um seguro de roubo ou furto?

Infelizmente todos estamos vulneráveis aos problemas de segurança pública tão comuns em nosso país. Por isso, ao andar pelas ruas da sua cidade, é importante estar atento e ter cuidado com seus bens de alto valor.

Se você tem um carro, o seguro auto é a opção mais indicada para evitar prejuízos financeiros. Isso porque, em caso de roubo ou furto, você receberá uma indenização e não ficará desamparado.

Listamos algumas dicas para evitar e, se necessário, lidar com esse tipo de incidente. Confira!

Qual a diferença entre furto e roubo?

Muitas pessoas acreditam que furtos e roubos são a mesma coisa, mas isso não é verdade. Para mostrar a diferença entre esses crimes, vamos dar dois exemplos:

  • Roubo: você parou em um semáforo e foi coagido a entregar o seu carro.
  • Furto: você estacionou seu carro na rua e, ao voltar, seu veículo não estava mais lá.

Perceba que a diferença entre os crimes está no uso da violência e de ameaças (coação). De acordo com o artigo 155 do Código Penal, o furto consiste em “subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel”. Enquanto o roubo é descrito no artigo 157 é definido como “subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência”.

Como manter o seu carro seguro:

Alguns pequenos cuidados podem reduzir o risco de roubo ou furto. Manter as portas do carro sempre trancadas, não deixar bolsas e mochilas à mostra, estacionar em locais seguros e ficar atento ao visitar locais desconhecidos são as nossas principais dicas para se proteger.

Além dessas medidas, contratar um seguro auto é a melhor forma para evitar prejuízos. Na Assegurou, você encontra seguros com cobertura para roubo e furto além de coberturas adicionais para vidros, carro reserva e danos a terceiros.

Em caso de roubo, o que fazer?

Roubos e furtos são experiências desagradáveis e traumáticas. Se você passar por uma dessas situações, mantenha a calma e ligue imediatamente para a Polícia Militar (190) para comunicar o crime.

Logo depois, será necessário fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.) em uma delegacia ou posto policial. Quanto mais rápido você fazer isso, maiores as chances de recuperar seu veículo.

Caso você tenha uma seguradora, o próximo passo é entrar em contato para comunicar o ocorrido. Se o automóvel não for encontrado em até 30 dias, você receberá uma indenização conforme as regras do contrato.

Quais são os tipos de seguro de carro?

Existem vários tipos de seguro auto e os principais são:

Ainda não sabe qual escolher? A Assegurou é uma corretora online que tem parceria com as maiores seguradoras do país. Estamos prontos para te ajudar a encontrar o melhor seguro de carro. Conte com a gente!

Para fazer uma cotação, clique aqui ou ligue para 0800 591 3676.

, , ,
Posts relacionados
Seguro para Eletrônicos
seguro-portatil-eletronicos
Como funciona o seguro para eletrônicos?
Postado por:

Atualmente, não só empresas, mas diversas pessoas físicas possuem uma série de eletrônicos que são essenciais tanto para o trabalho quanto para a casa, dessa forma, ficar sem eles pode ser muito complicado e atrapalhar negociações e processos chaves, tanto na sua vida pessoal quanto na profissional. Dessa forma, ter um seguro para eletrônicos, que […]

Seguro Automóvel
Buraco na rua: posso receber indenização pelos danos?
Postado por:

Os buracos nas ruas podem colocar em risco a sua vida e de outras pessoas. Por isso, fique atento! Nesse post daremos algumas dicas para evita-los e o que fazer caso um acidente aconteça.  Posso ser indenizado por acidentes causados por buracos?  Pequenos, fundos, largos ou rasos: quem circula de carro, certamente, já se deparou […]

Plano de Saúde
Outubro Rosa: a importância do mês de combate ao câncer de mama.
Postado por:

O câncer é uma das doenças que mais mata no mundo e o mais comum entre as mulheres é o câncer de mama. Somente no ano de 2020, foram estimados mais de 66 mil novos casos no Brasil. Criado em 1990, o Outubro Rosa é uma campanha realizada globalmente com o objetivo de conscientizar e […]

Cadastre-se e receba nossas novidades!