O que fazer em caso de furto ou roubo?

08 de nov 2021 Postado por: em Seguro Automóvel

Conheça as vantagens de contratar um seguro auto com a Assegurou e o que fazer em caso de furto ou roubo.

Por que contratar um seguro de roubo ou furto?

Infelizmente todos estamos vulneráveis aos problemas de segurança pública tão comuns em nosso país. Por isso, ao andar pelas ruas da sua cidade, é importante estar atento e ter cuidado com seus bens de alto valor.

Se você tem um carro, o seguro auto é a opção mais indicada para evitar prejuízos financeiros. Isso porque, em caso de roubo ou furto, você receberá uma indenização e não ficará desamparado.

Listamos algumas dicas para evitar e, se necessário, lidar com esse tipo de incidente. Confira!

Qual a diferença entre furto e roubo?

Muitas pessoas acreditam que furtos e roubos são a mesma coisa, mas isso não é verdade. Para mostrar a diferença entre esses crimes, vamos dar dois exemplos:

  • Roubo: você parou em um semáforo e foi coagido a entregar o seu carro.
  • Furto: você estacionou seu carro na rua e, ao voltar, seu veículo não estava mais lá.

Perceba que a diferença entre os crimes está no uso da violência e de ameaças (coação). De acordo com o artigo 155 do Código Penal, o furto consiste em “subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel”. Enquanto o roubo é descrito no artigo 157 é definido como “subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência”.

Como manter o seu carro seguro:

Alguns pequenos cuidados podem reduzir o risco de roubo ou furto. Manter as portas do carro sempre trancadas, não deixar bolsas e mochilas à mostra, estacionar em locais seguros e ficar atento ao visitar locais desconhecidos são as nossas principais dicas para se proteger.

Além dessas medidas, contratar um seguro auto é a melhor forma para evitar prejuízos. Na Assegurou, você encontra seguros com cobertura para roubo e furto além de coberturas adicionais para vidros, carro reserva e danos a terceiros.

Em caso de roubo, o que fazer?

Roubos e furtos são experiências desagradáveis e traumáticas. Se você passar por uma dessas situações, mantenha a calma e ligue imediatamente para a Polícia Militar (190) para comunicar o crime.

Logo depois, será necessário fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.) em uma delegacia ou posto policial. Quanto mais rápido você fazer isso, maiores as chances de recuperar seu veículo.

Caso você tenha uma seguradora, o próximo passo é entrar em contato para comunicar o ocorrido. Se o automóvel não for encontrado em até 30 dias, você receberá uma indenização conforme as regras do contrato.

Quais são os tipos de seguro de carro?

Existem vários tipos de seguro auto e os principais são:

Ainda não sabe qual escolher? A Assegurou é uma corretora online que tem parceria com as maiores seguradoras do país. Estamos prontos para te ajudar a encontrar o melhor seguro de carro. Conte com a gente! E aqui na Assegurou você encontra as melhores opções de seguro. Temos seguro auto, seguro de vida, seguro moto e até mesmo seguro para eletrônicos. Confira!

Para fazer uma cotação, clique aqui ou ligue para 0800 591 3676.

, , ,
Posts relacionados
Seguro Automóvel
contratar rastreador veicular
Rastreador veicular com seguro: o que é como funciona?
Postado por:

O rastreador veicular com seguro une proteção de veículos e garantias de seguro em apenas um serviço. Assim, ao monitorar veículos, ele usa um software para localizar em tempo real um carro, caminhão, motos ou afins, guardando também todas as informações sobre um trajeto que foi feito. Já ao garantir o seguro, ele dá o…

Seguro Automóvel
pai e mãe com filha na cadeirinha
Cadeirinha de bebê: qual a certa para qual idade e até quando usar?
Postado por:

A segurança das crianças no trânsito é uma preocupação constante dos pais e responsáveis.  Uma das medidas mais importantes para garantir a proteção dos pequenos é o uso correto da cadeirinha de bebê. No entanto, muitos pais têm dúvidas sobre qual modelo é o mais adequado para cada idade e até que idade usa bebê…

Seguro Automóvel
Como desembaçar vidro de carros por dentro
Postado por:

O embaçamento dos vidros do carro pode ser um problema comum, mas é um que pode causar uma série de inconveniências, desde a visibilidade reduzida até a segurança comprometida.  Felizmente, existem várias técnicas e dicas que você pode usar para desembaçar o vidro do seu carro por dentro.  Neste artigo, vamos explorar as causas do…

Cadastre-se e receba nossas novidades!