
Franquia de seguro de carro: tudo o que você precisa saber
Ao fechar um seguro para automóvel, o contratante confere todos os detalhes da apólice antes de assinar o contrato. Essa atitude é a mais indicada, já que alguns termos e regras da cobertura podem gerar dúvidas. A franquia de seguro de carro se encaixa bem nesse exemplo, pois muitos não sabem o que ela é e como ela funciona em caso de sinistros. É o seu caso? Fique tranquilo pois separamos todas as informações que você precisa saber para entender como a franquia de seguro de carro funciona. Confira!
O que é franquia de seguro de carro?
De forma simples e direta, podemos dizer que a franquia de seguro de carro é uma quantia paga pelo segurado em situações de reparos decorrentes de sinistros dentro da categoria de perda parcial.
Mas, afinal, como esse valor é calculado? Tudo depende de informações como perfil do segurado e modelo/ano do veículo. A franquia de seguro de carro é requerida quando o dano for causado pelo próprio segurado e o mesmo usará esse valor para quitar parte do concerto.
Sendo assim, a franquia é um pagamento parcial com valor fixo definido em apólice e deverá ser paga para que os reparos sejam devidamente realizados no veículo. Neste cenário, a seguradora é responsável por quitar o restante do valor, de acordo com orçamento recebido.
Vale lembrar que existem exceções para o pagamento da franquia de seguro de carro. Danos causados por sinistros considerados com perda total e danos em carros de terceiros não requerem o pagamento de franquia.
Saiba também: o que é Apólice de Seguro?
Por que ter uma franquia de seguro de carro?
Sim, pode parecer estranho ter que pagar um valor além da quantia já investida na contratação do seguro para consertar o veículo, porém, a franquia de seguro de carro faz sentido. Ela faz parte de uma estratégia que visa diminuir danos intencionais em veículos visando utilizar a cobertura do seguro.
A existência da franquia faz com que o segurado tenha mais consciência ao utilizar os recursos cobertos pela apólice, já que ele precisa provar a origem do dano e ainda pagar por parte do concerto.
Saiba quais são os tipos de franquia de seguro de carro
Já deu pra entender melhor como a franquia de seguro de carro funciona, né?! Para facilitar o uso em situações de sinistros, a franquia de seguro de carro é dividida em quatro diferentes categorias: normal ou básica, majorada, reduzida e isenta. Entenda como funciona cada uma delas.
- Franquia normal ou básica: é a franquia mais utilizada em cotações de seguro auto. Com um valor médio, em comparação com as outras, é indicada para motoristas mais experientes no trânsito.
- Franquia majorada: com um preço mais elevado, é um dos fatores responsáveis por baixar o valor final de um seguro. Por esse motivo, pode ser um bom negócio para os motoristas com poucos ou nenhum problema de trânsito no histórico.
- Franquia reduzida: ao lado da franquia básica, é muito utilizada. Tem um preço inferior, em comparação com as outras categorias, o que reflete em um seguro mais caro. Por esse motivo, é indicada para motoristas mais inesperientes ou com um histórico de acidentes.
- Franquia isenta: categoria menos comum de franquia de seguro de carro, tira a necessidade do segurado arcar com um valor fixo em caso de consertos. Essa característica costuma deixar o seguro com um valor final mais elevado. Nem todas as seguradoras oferecem essa opção de franquia.
Vale a pena pagar uma franquia de seguro de carro?
Um dos fatores que vai definir se vale a pena ou não arcar com a franquia de seguro de carro é o valor do conserto do veículo após um sinistro. Em casos de consertos com valor inferior ao da franquia, acionar o seguro pode não ser uma boa opção financeiramente falando. Porém, se o valor do conserto supera o valor da franquia, o chamado já faz mais sentido.
Fique atento à essa informação na hora de fechar o seu contrato e a tenha sempre a disposição para analisar em casos de necessidade.
Também conhecido como Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V), esse tipo de seguros cobre acidentes envolvendo terceiros. É importante comentar que a cobertura do seguro de carros para terceiros inclui danos em veículos e também danos materiais, morais e psicológicos. O que isso significa? O seguro para terceiros serve para compensar qualquer pessoa envolvida em…
O número de motos ativas no Brasil vem aumentando bastante, já que muitas pessoas têm optado por trocar o carro por uma alternativa mais econômica e que permite escapar do trânsito intenso. Para atender a essa crescente demanda, novos modelos de motocicletas chegam às concessionárias diariamente, a fim de satisfazer pilotos com e sem experiência….
As cores do semáforo são globalmente conhecidas, sendo elas verde, amarelo e vermelho. A cor verde significa que o motorista pode seguir tranquilamente. O amarelo, por sua vez, indica que o motorista deve diminuir a velocidade e se preparar para parar pois o sinal logo mudará para vermelho. O sinal vermelho significa que o motorista…