seguro viagem no Brasil

Seguro de viagem no Brasil: saiba como funciona e tire suas dúvidas

29 de ago 2022 Postado por: em Seguros

Você sabe como funciona um seguro de viagem no Brasil? Adquirir um seguro viagem é essencial para ter tranquilidade e segurança, seja para um destino nacional ou internacional. 

Com essa proteção, terá total apoio em situações de emergência e urgência. Confira a seguir a importância desse tipo de seguro, como obter e quais os benefícios. Acompanhe!

O que é o seguro de viagem no Brasil?

Um seguro viagem é um serviço de assistência que visa cobrir imprevistos de saúde do viajante, durante uma viagem em território nacional. 

Suponha que você está aproveitando as férias em outro estado, até que experimenta um prato típico local que deixa seu estômago irritado. O quadro evolui para uma infecção alimentar, o que exige um atendimento médico urgente.

Porém, seu plano de saúde só é válido em sua cidade e o hospital mais próximo cobra um alto valor para recebê-lo. O que fazer nessa situação?

Com um seguro viagem, você poderá contatar a seguradora para receber o tratamento necessário em um hospital ou clínica conveniada, sem precisar pagar por nada a mais. 

E caso não possa esperar o retorno da empresa, basta ir ao estabelecimento de saúde mais próximo, guardar os recibos e solicitar o reembolso ao fim da viagem.

Seguro viagem nacional: vale a pena contratar? Entenda

Viajar com a tranquilidade de ter o suporte de um seguro é sempre válido. Normalmente, as pessoas costumam contratar o seguro viagem internacional com mais frequência, visto que muitos países exigem o seguro para permitir a entrada de turistas. 

Contudo, os riscos de sofrer com imprevistos de saúde no Brasil ou em outro país são as mesmas. Então, se deseja viajar pelo país com tranquilidade, faça um seguro viagem nacional para evitar sustos. 

Vantagens do seguro viagem no Brasil

Ter um seguro de viagem no Brasil envolve diversos benefícios. Além de cobrir imprevistos com saúde, o seguro oferece praticidade e facilidade quando precisar acioná-lo. 

Também cobre assistência odontológica, farmacêutica, extravios de bagagem e cancelamentos de voos. Outro benefício é o auxílio com o roteiro de viagem, já que:

  • evita gastos não planejados;
  • protege o segurado em inúmeras situações;
  • fornece o reembolso, caso precise interromper a viagem;
  • agilidade e segurança no atendimento.

Seguro viagem nacional: o que cobre 

Seguro viagem nacional

Um seguro viagem nacional oferece cobertura para diversos acontecimentos. Alguns itens são obrigatórios e outros opcionais. Mas, vale destacar que os itens podem ser adicionados pelo segurado no momento de contratação, de acordo com suas necessidades. 

Cobertura médica e odontológica

A cobertura médica e odontológica é obrigatória a qualquer seguro viagem. Ela consiste na indenização das despesas de tratamento do segurado, segundo orientação médica, seja por acidente pessoal ou doença súbita no momento da viagem.

Essa indenização é realizada conforme os termos dispostos no contrato e no limite de gastos estabelecidos.

Bagagem extraviada ou cancelamento de viagem

Outra cobertura do seguro de viagem no Brasil é o de extravio de bagagem ou cancelamento de viagem. Esses itens são opcionais, podendo ser adicionados pelo segurado no momento da contratação. 

Trata-se de uma indenização, segundo os termos do contrato. Para o caso de extravio de bagagem, é necessário comprovar que o ocorrido se deu no transporte da companhia aérea. Para isso, é preciso apresentar o PIR (Property Irregularity Report).

No caso de cancelamento de viagem, engloba a indenização por despesas não reembolsáveis, como a pacotes de viagens, transporte e hospedagem, que impeçam o segurando de viajar. 

Traslado de corpo

Em caso de falecimento do segurado durante a viagem, o seguro também cobre o translado de corpo, conforme as condições e limitações de valores dispostas no contrato. 

Essa cobertura é obrigatória, e cobre despesas com a liberação e transporte do corpo até o local de sepultamento. No caso de morte por Covid, o translado é opcional. Entretanto, poderá ser adicionado pelo segurado no momento da contratação. 

Regresso sanitário

O regresso sanitário consiste na indenização do translado do segurado do local de destino até o seu local de origem. 

Ela serve para garantir o retorno do indivíduo para casa em segurança, caso ele não possua condições de voltar à sua residência por conta própria, devido alguma enfermidade ou acidente.

Acompanhamento de crianças e idosos

O acompanhamento de crianças e idosos no seguro de viagem no Brasil é uma cláusula opcional, mas se aplica em determinadas situações:

  • quando houver a internação do segurado devido a um acidente ou enfermidade;
  • quando houver o falecimento do segurado;

O serviço funciona oferecendo o transporte ou reembolso das despesas de translado dos acompanhantes, desde o local da viagem até o local de origem, seguindo as normas dispostas no contrato do seguro.

Esse seguro pode ser contratado para crianças de até 14 anos, ou idosos a partir de 70 anos. 

Plano de saúde e seguro viagem nacional: devo contratar os dois?

É sempre bom contratar um seguro viagem mesmo que você já tenha um plano de saúde. Como dissemos inicialmente, a maioria dos planos de saúde só possuem cobertura dentro do estado de contratação, ou somente dentro do município. 

Então, caso precise de atendimento médico em outro estado, o plano não cobrirá suas despesas. Nesse sentido, um serviço não exclui o outro. 

Qual o melhor momento para ter um seguro viagem no Brasil? 

Um seguro viagem nacional deve ser contratado com o máximo de antecedência, para que o segurado possa analisar todas as informações do contrato e escolher as coberturas que precisará para sua viagem. 

Entretanto, caso precise fazer uma viagem não planejada, é possível contratar um seguro no dia do embarque ou da partida. 

Além disso, um seguro viagem é indicado para qualquer viagem fora do seu estado de residência. Os planos começam a partir de 100 km de distância e cobre viagens curtas, de carro ou de ônibus.

Seguro viagem no Brasil: valores

Seguro viagem no Brasil

Adquirir um seguro viagem nacional é bem fácil. Na maioria dos casos, o custo sai mais barato do que uma consulta particular. Em média, os valores começam em R$5,00 ao dia, para coberturas a partir de R$10.000,00.

Os preços variam de acordo com a quantidade de coberturas que o segurado adicionar em sua apólice. 

Conheça o Seguro Viagem da Assegurou: o seguro ideal para que você tenha uma ótima viagem!

Conclusão

Neste artigo, você entendeu a importância de contratar um seguro de viagem no Brasil, independentemente da duração da sua viagem, se partirá de carro, ônibus ou avião. Antes de fechar negócio, é importante pesquisar com calma quais seguradoras oferecem os serviços que você precisa. A Assegurou, por exemplo, possui um seguro rápido e fácil, do jeito que precisa!

Posts relacionados
Seguro Automóvel
Como desembaçar vidro de carros por dentro
Postado por:

O embaçamento dos vidros do carro pode ser um problema comum, mas é um que pode causar uma série de inconveniências, desde a visibilidade reduzida até a segurança comprometida.  Felizmente, existem várias técnicas e dicas que você pode usar para desembaçar o vidro do seu carro por dentro.  Neste artigo, vamos explorar as causas do…

Seguro Automóvel
luzes do painel do carro
Luzes do painel do carro: saiba identificar o problema
Postado por:

As luzes do painel do carro têm o poder de comunicar conosco de forma silenciosa, mas extremamente importante.  Cada uma dessas pequenas luzes coloridas do painel tem um significado que pode revelar informações cruciais sobre o estado do veículo. Se você já se viu se perguntando o que a luz amarela no painel está tentando…

Seguro Automóvel
Perdi minha CNH e agora? O que fazer?
Postado por:

Perder a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser uma situação bastante estressante e confusa. Se você está nesse cenário e se perguntando “Perdi minha CNH, e agora? O que fazer?”, não se preocupe.  Nós da Assegurou estamos aqui para orientá-lo passo a passo neste processo. Neste artigo, vamos abordar o que fazer imediatamente após…

Cadastre-se e receba nossas novidades!