importância do seguro de vida

Importância do seguro de vida: como contratar uma seguradora

15 de ago 2022 Postado por: em Seguro de Vida

Você já deve ter assistido algum filme ou série em que um personagem chega ao hospital e precisa preencher uma ficha com suas informações pessoais, dentre elas o número do seu seguro de vida. 

Talvez você mesmo tenha se deparado com um formulário parecido ao viajar para fora do país. São nesses momentos que você começa a se perguntar: qual a importância do seguro de vida?

Este seguro é muito mais comum fora do país. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2019, somente 15% dos brasileiros têm seguro de vida. 

Entretanto, a baixa adesão não significa que esta modalidade seja menos importante do que as outras. Confira mais detalhes sobre o assunto no conteúdo a seguir e aprenda tudo sobre seguro de vida!

O que é seguro de vida?

Seguro de vida é um tipo de seguro que protege os beneficiários de possíveis prejuízos e importunações de terceiros causadas pelo falecimento do contratante. 

Esta modalidade tem três principais objetivos: proteção patrimonial, planejamento sucessório e sucessão empresarial.

O seguro de vida prevê indenização em casos de morte, invalidez, doenças graves e internações hospitalares, porém as cláusulas da apólice podem mudar de acordo com a seguradora. 

Por isso, a cobertura pode envolver desde a quitação de dívidas até a educação dos filhos dependendo da situação do contratante e o que foi estabelecido na apólice.

Vale ressaltar que a apólice do seguro de vida varia de pessoa para pessoa. Isso porque as atividades que cada um exerce e os riscos envolvidos no estilo de vida têm influência direta nas condições do contrato.

Qual a importância do seguro de vida?

A importância de um seguro de vida adequado ao seu perfil é que você pode ter uma vida tranquila sem sofrer prejuízos (já estabelecidos pela apólice), além de beneficiar seus parentes e demais pessoas que podem sofrer algum tipo de dano com a sua morte.

O seguro de vida é importante para pessoas que correm algum tipo de risco associado à sua profissão e estilo de vida, mas também é indicado para pessoas responsáveis por um grande projeto e para quem não quer ver seus entes queridos em uma situação delicada após a sua morte.

Quais são os benefícios do seguro de vida?

benefícios do seguro de vida

Há muitas vantagens em contratar um seguro de vida. A primeira delas é que esse tipo de seguro não faz parte do inventário do contratante, portanto a parte burocrática na hora de declarar os beneficiados é muito mais rápida do que em uma herança. 

Além disso, é preciso levar em conta que várias seguradoras cobrem o contratante em vida, não apenas beneficiando seus entes queridos.

O tipo de seguro também é muito importante, pois existe uma modalidade chamada seguro de vida resgatável. Ela consiste em pagar um valor extra em uma apólice em que você pode receber seu dinheiro de volta após um tempo caso você queira. 

A diferença entre o seguro de vida resgatável e o seguro de vida normal é que, com esse último, você paga menos, mas não pode receber seu dinheiro de volta. Em ambos os casos, a cobertura do seguro vale perante os prejuízos do contratante.

Como contratar um seguro de vida?

Contratar um seguro de vida é muito fácil. Basta entrar em contato com uma asseguradora de confiança e tirar suas dúvidas sobre todas as opções disponíveis. Pesquise por várias seguradoras e escolha a que está mais adequada ao seu tipo de perfil. 

Tipos de seguro de vida

Cada indivíduo possui necessidades diferentes, que variam conforme a idade, fase profissional e configuração familiar. Portanto, é natural que o mesmo aconteça com os seguros de vida. 

Sendo assim, antes de selecionar sua cobertura, é importante analisar qual categoria mais se adequa a sua etapa de vida. 

Tradicional

Modalidade clássica do seguro de vida, que garante cobertura vitalícia. Em caso de falecimento do segurado — acidental, doença ou causas naturais — a proteção financeira adquirida é repassada aos beneficiários. 

Entretanto, esse tipo de seguro também pode ser acionado antes da morte do segurado. Ele cobre casos de doenças graves, acidentes, invalidez e incapacidade temporária, dependendo da apólice contratada.

Vale ressaltar que, caso o pagamento seja interrompido, o serviço é cancelado e os valores aportados não podem ser recuperados. 

Temporário

Depois de entender a importância do seguro de vida, o que é e como funciona, vamos te apresentar o seguro temporário. Esse tipo de proteção é indicado para oferecer suporte em situações específicas, como o financiamento de um imóvel ou os gastos com educação. 

Com isso, caso o segurado venha a óbito durante o período definido em contrato, o seguro honra com o pagamento das prestações ou mensalidades, evitando perdas financeiras significativas para os beneficiários. 

Diferentemente do seguro tradicional, o temporário não oferece a possibilidade de resgate. Portanto, se trata de uma opção mais econômica. Além disso, pode ser adquirida como cobertura extra em alguns seguros de vida. 

Resgatável

Na modalidade resgatável, os segurados conseguem usufruir de uma vantagem muito desejada: a de resgatar parte dos valores pagos. Esse seguro oferece as mesmas coberturas e indenizações que o tradicional. 

Contudo, caso o sinistro não aconteça, ou o segurando não queira ou não consiga mais seguir com o pagamento da cobertura, poderá resgatar parte do valor investido, corrigido com juros e pela inflação.

Como escolher um bom seguro de vida: entenda os pré-requisitos fundamentais

Como escolher um bom seguro de vida

Agora que você já entende melhor os principais aspectos do seguro de vida, chegou o momento de aprender como escolher a melhor opção para suas necessidades. Para isso, é importante compreender os requisitos fundamentais, que são:

  • familiarize-se com os conceitos e termos — prêmio, sinistro, franquia, cobertura, apólice, vigência, doença crônica, invalidez absoluta, definitiva e permanente;
  • analise os tipos de coberturas — tradicional, resgatável, temporária, de doenças graves, invalidez e morte;
  • verifique se as mensalidades pesarão no seu orçamento;
  • realize orçamentos e simulações para conhecer os preços;
  • tome cuidado com as empresas que não prestam o devido suporte;
  • prefira seguradoras confiáveis e de boa reputação no mercado.

Para saber mais sobre assuntos como esse, acesse o nosso Blog. E não esqueça de conhecer o Seguro de Vida da Assegurou.

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu sobre a importância do seguro de vida. Também viu que existem diferentes modalidades de coberturas para atender a necessidades distintas. Além disso, te ensinamos como escolher a melhor opção do mercado para seu estilo de vida. Com tantas informações valiosas, ficou fácil decidir qual o seguro ideal para você. Antes de tomar sua decisão, entre em contato com empresas confiáveis no mercado, como a Assegurou!

Posts relacionados
Seguro Automóvel
Alinhamento e balanceamento: quando fazer?
Postado por:

Aprenda mais sobre o que são os serviços de alinhamento e balanceamento e saiba a hora certa de solicitar um! Faz parte da rotina de manutenção de qualquer veículo a realização de serviços diversos, como troca de óleo e filtro de ar, acompanhamento do nível de óleo do radiador e também o alinhamento e balanceamento….

Consórcio
3 dicas para você realizar um consórcio
Postado por:

Se você está pensando em participar de um consórcio, mas não sabe muito bem como, nós tiramos suas dúvidas!

Seguro Automóvel
seguro auto popular
Entenda o que é o seguro auto popular
Postado por:

Se você começou a navegar pelo universo dos seguros, em algum momento se questionou o que é o seguro auto popular.  Afinal, apesar do nome sugestivo, ele contempla muitos pontos específicos, que precisam ser “destrinchados”.  Não adianta, por exemplo, saber o mínimo sobre o seguro auto popular e já contratar um, logo de cara.  É…

Cadastre-se e receba nossas novidades!