seguro de vida em grupo

Seguro de vida em grupo: entenda como funciona

10 de mar 2022 Postado por: em Seguro de Vida

O seguro de vida em grupo é uma opção que tem sido cada vez mais buscada pelas empresas e corporações.

Tanto que, segundo dados levantados pelo portal Valor Investe, da empresa Globo, houve um aumento de mais de 17% na contratação de seguros de vida em grupo desde a pandemia. 

Isso mostra a preocupação e precaução que as instituições estão tomando com as vidas dos seus colaboradores e famílias. 

Mas, será que essa modalidade realmente compensa? Quais são os benefícios e apólices oferecidos? E como contratá-lo, de fato? 

Todas essas perguntas serão respondidas no artigo de hoje! A equipe Assegurou desenvolveu este conteúdo completo, para te ajudar a entender melhor tudo sobre o seguro de vida em grupo. Acompanhe! 

O que é o seguro de vida em grupo?

O seguro de vida em grupo, como o próprio nome sugere, é uma proteção coletiva, geralmente contratada por empresas do setor público e privado para os seus funcionários. 

A garantia, restituída ao próprio beneficiário, acontece em casos de doença grave ou acidentes, ao passo que, em casos de morte, o familiar será coberto. 

Imprevistos e tragédias acontecem, e esse pode ser um dos melhores benefícios oferecidos pelas empresas aos colaboradores e suas famílias, garantindo segurança e tranquilidade. 

Por ter um preço de contratação mais acessível, proporcional à quantidade de pessoas adicionadas, essa modalidade vale mais a pena para as empresas. 

A principal diferença entre esse e o seguro de vida individual é o prazo de validade. Afinal, ele é válido apenas enquanto o trabalhador estiver contratado. 

O segundo caso é estabelecido pelo prazo que o cliente desejar, conforme sua conversa e acordo com a seguradora.

Um requisito é que a pessoa incluída como beneficiária tenha entre 14 e 65 anos, com saúde estável, exercendo plenamente suas responsabilidades profissionais. 

Todos os requisitos, limitações e condições devem ser acordados com a seguradora contratada, que será responsável por todo o processo.

Como funciona o seguro de vida em grupo?

Quem contrata esse serviço é a empresa contribuinte, que geralmente arca com todas as despesas do programa em nome dos funcionários. 

Porém, isso pode variar conforme a empresa, o risco de suas atividades e a realidade dos trabalhadores. Em alguns casos, o trabalhador é o responsável pela contribuição, descontada na sua folha de pagamento. 

Ainda, é possível que o valor por vida difira conforme a idade e condições de saúde, além das coberturas incluídas, selecionadas pela corporação. 

As coberturas mais comuns são aquelas com garantias básicas, imprescindíveis, com auxílios em caso de:

  • invalidez total ou parcial por acidente, ou doença;
  • morte natural ou acidental;
  • auxílio-funeral;
  • impossibilidade de trabalhar temporariamente (nesse caso, o trabalhador continua recebendo neste período impossibilitado de trabalhar);
  • em alguns casos, também pode existir o auxílio-alimentação, auxílio para doença congênita dos filhos e coberturas envolvendo o cônjuge. 

Como é de se esperar, o seguro é feito em nome de um familiar selecionado. Será ele o responsável caso o funcionário em questão enfrente dificuldades.

E, quem pode contratar esse seguro?

Quem pode contratar o seguro de vida em grupo? 

Qualquer empresa que esteja devidamente registrada e regularizada pode contratar o seguro de vida em grupo aos seus funcionários, independentemente do porte ou ramo de atividade.

Outras instituições como sindicatos, clubes e associações também podem contratar esse serviço para o seu capital humano. 

Todas as apólices, condições e coberturas podem variar conforme a empresa contratada e as necessidades do contratante, segundo suas realidades. 

Tipos de seguro de vida em grupo

Os principais tipos são classificados conforme a tributação e pagamento das mensalidades. Eles são: 

  1. não contributário;
  2. contributário parcial;
  3. ou contributário total.

No primeiro caso, todos os funcionários, os beneficiários, recebem o valor total da “recompensa” ou “prêmio”, caso aconteça um imprevisto. 

Em outras palavras, eles recebem todo o valor pago pelo contribuinte à seguradora em caso de sinistro. Isso só é possível porque a empresa arca com a mensalidade integral da garantia. 

O segundo caso, de contributário parcial, os beneficiários pagam parte da mensalidade, junto com a empresa. 

Já no terceiro caso, os beneficiários pagam o valor total da mensalidade do seguro, arcando com o programa completo. 

Nesses dois últimos casos, o valor da mensalidade correspondente ao funcionário é descontado diretamente da folha de pagamento salarial. 

Principais benefícios do seguro de vida em grupo

Essa modalidade apresenta diversas vantagens, tanto para as empresas contribuintes, quanto para os colaboradores beneficiários. 

Sem dúvidas, o ponto positivo que mais se destaca é a segurança que esse programa traz aos funcionários — é tranquilizador saber que, se algo acontecer, você não terá que arcar com tudo sozinho. 

Isso traz um benefício enorme para a empresa: a retenção de profissionais e baixa rotatividade de funcionários. 

Afinal, é um diferencial interessante quando a empresa oferece proteção e se preocupa com o bem-estar dos funcionários. Eles se sentem valorizados e amparados. 

Por fim, outra facilidade é o baixo investimento para contratar e manter. Além disso, qualquer empresa interessada pode escolher esse serviço — basta ter um CNPJ regularizado. 

Como contratar? 

contratar seguro de vida em grupo

Frente a tantos benefícios, como é possível contratar, de fato, o seguro de vida em grupo? O processo tende a ser simples quando a Seguradora é amigável e realmente capacitada. 

Aqui na Assegurou, você pode contratar o melhor seguro de vida conforme a sua realidade e necessidades. Ao conversar com um de nossos especialistas, um plano totalmente personalizado será montado. 

Queremos te ajudar a ter a melhor experiência possível, entendendo a importância do seguro de vida, e a garantia de cobertura e benefícios que você e sua família merecem! 

Para saber mais sobre seguro de  vida, acesse o site da Assegurou!

Conclusão

Percebeu como o seguro de vida em grupo é interessante tanto para as empresas contratantes, quanto para os colaboradores beneficiados? 

Vale a pena pesquisar mais a fundo o tema e conversar com um de nossos especialistas, para identificar qual a melhor opção para você. 

Se você gosta de conteúdos sobre o universo dos seguros e deseja se manter sempre informado sobre quais são as principais tendências desse mercado, precisa conhecer o Blog Assegurou

Nele, compartilhamos as melhores informações e dicas para você escolher o melhor seguro, seja ele seguro auto, de celular, residencial, viagem ou de vida. Vale a pena conferir! Leia também: como fazer seguro de vida.

,
Posts relacionados
Seguro Moto
simular seguro moto
Simular seguro moto: 13 dicas infalíveis
Postado por:

A moto, quando comparada ao carro, é um veículo mais barato, mas também corre mais risco de sofrer furtos, roubos e passar por acidentes. Por isso, se esse é o seu meio de transporte, é fundamental simular seguro moto e, depois de analisá-los, contratar um. Isso porque o seguro te dará mais segurança para transitar…

Plano de Saúde
Lei dos planos de saúde
Lei dos planos de saúde: o que é, como funciona e implicações
Postado por:

Aprovada em 1998, a Lei n. 9.656/98 — ou Lei dos Planos de Saúde — foi um grande marco para o setor de saúde no Brasil. A partir dela, o consumidor obteve mais garantias, além de possibilidades e flexibilidade de escolha.  Desde a sua regulamentação, essa lei dá suporte às instituições que trabalham com planos…

Seguro Automóvel
o que é dpvat
Seguro DPVAT: Guia Completo Atualizado
Postado por:

O seguro DPVAT, também conhecido como seguro obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, é uma garantia importante para todos os proprietários de veículos no Brasil.  Este seguro tem como objetivo proteger as pessoas que sofrem danos físicos ou morte em caso de acidentes envolvendo veículos automotores. Além disso, ele também…

Cadastre-se e receba nossas novidades!