O que muda com a nova lei de trânsito?
Além do texto elaborado pelo governo para a mudança em algumas leis de trânsito, houve diversas emendas elaboradas pelos senadores e pelos deputados brasileiros que realizaram algumas alterações a mais.
Dentre as principais mudanças com a nova lei de trânsito estão a alteração do limite de pontuação da CNH, a validade da CNH, a alteração na regulação sobre a cadeirinha para crianças no carro, o uso do farol durante o dia e o recall para o licenciamento. Além destas, outras também foram mudadas, porém mais secundárias.
Se você quiser saber quais foram as alterações realizadas com a nova lei de trânsito e qual seu impacto na rotina dos motoristas, leia o texto até o final!
Por que houve essa mudança?
A mudança na lei de trânsito aconteceu principalmente após o debate político sobre pontos que estavam defasados e a partir de diálogos e estudos realizados pelas entidades de segurança viária.
Após diversas críticas dessas entidades e a discussões internas dos senadores e deputados, pode-se chegar a um consenso onde as mudanças puderam ser estabelecidas com o intuito de atualizar as leis e torná-las melhores.
Como a nova lei de trânsito vai impactar nossas vidas?
A nova lei de trânsito vai impactar a vida dos cidadãos brasileiros e principalmente 5 pontos e eles são:
- Suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por pontos
Agora existe um escala com três limites para a perda da CNH por pontuação e eles são:
- 20 pontos, caso o condutor tenha duas ou mais infrações gravíssimas no período de 12 meses;
- 30 pontos, se tiver apenas uma infração gravíssima no mesmo período.
- 40 pontos, se ele não tiver nenhuma infração gravíssima durante o último ano.
Para o caso específico de motoristas profissionais, como taxistas e motoristas de aplicativos, houve uma flexibilização e independente das infrações que ele cometer, ele perde a carteira somente ao obter 40 pontos.
Antes dessa mudança, a suspensão ocorria quando o condutor obtinha 20 pontos na carteira ou através de transgressões específicas, como embriaguez ao volantes e outras infrações.
- Renovação da CNH
O novo prazo para realização de exames de aptidão física e mental é de 10 anos para a renovação da CNH, com algumas observações específicas:
- Prazo de 10 anos para aqueles com idade menor que 50 anos;
- 5 anos para condutores que estão entre os 50 e 70 anos;
- 3 anos para condutores que têm idade acima de 70 anos.
- Para pessoas com deficiência física ou mental ou que possuam alguma doença que diminua a capacidade de condução, o prazo pode diminuir.
Atualmente, a renovação é feita a cada 5 anos para pessoas com menos de 65 anos e a cada 3 anos para pessoas com uma idade maior que essa.
- Cadeirinha para crianças
Atualmente, crianças menores que os 10 anos de idade, devem ser transportadas no banco traseiro do veículo e o uso de cadeirinha ou de outro tipo de retenção deve ir até os 7 anos de idade.
Entre os 7 e os 10 anos, a criança deve utilizar cinto de segurança no banco de trás do carro. O descomprimento dessa regra causa uma infração gravíssima para o motorista e a retenção do veículo.
Com a nova lei, a cadeirinha para criança ou o assento de elevação é obrigatório para crianças com até 10 anos de idade ou que não tem 1,45 metros de altura e devem ser transportadas no banco traseiro. Caso isso seja descomprido, a multa é gravíssima.
- Uso do farol durante o dia
Durante o dia, o governo obrigou todos a utilizarem o farol em rodovias de pistas simples, retirando a necessidade quando essas estradas se encontrarem em perímetros urbanos.
- Recall para o licenciamento
A lei tornou o recall uma condição para o licenciamento anual do carro a partir do segundo ano após o chamamento. Antes disso, não havia nenhum tipo de impedimento para a emissão do licenciamento caso o veículo não tivesse passado por algum recall.
Quais são os cuidados necessários com a nova lei de trânsito?
Os cuidados necessários com a nova lei de trânsito estão relacionados principalmente a adoção e adaptação por parte dos motoristas e da população de uma maneira geral com essas regras, principalmente com a do recall, do uso de farol durante o dia e do assento das crianças. E para ter ainda mais segurança no trânsito, conheça o seguro auto da Assegurou.
Cada infração cometida no trânsito resulta em uma pontuação que é adicionada ao prontuário do condutor, e acumular muitos desses pontos pode resultar na suspensão do direito de dirigir. O sistema de pontuação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) funciona como uma maneira de incentivar a direção responsável. Dependendo da gravidade da infração, os pontos…
O seguro de moto é uma proteção indispensável para garantir tranquilidade ao conduzir, seja em áreas urbanas ou estradas mais afastadas. O valor desse tipo de serviço depende de vários fatores, como o modelo da moto, a região onde você reside, a idade do condutor, o histórico de sinistros e até a frequência com que…
Afinal de contas, o que é tabela fipe? A Tabela FIPE é uma referência para quem deseja saber o valor médio de mercado de um veículo, seja ele novo ou usado. É uma ferramenta importante para quem quer comprar ou vender um carro mais barato ou moto, já que permite avaliar o preço justo do…