como acionar o seguro

Como acionar seguro: guia completo

02 de jun 2022 Postado por: em Seguros

Entrar em contato com a seguradora é uma situação pela qual ninguém quer passar, afinal, isso significa que aconteceu um sinistro. Infelizmente, todos estamos sujeitos a isso, logo, é preciso saber como acionar seguro.

Então, para que você fique por dentro de como fazer isso, preparamos esse artigo completo sobre o tema!

Garantimos que depois dessa leitura, você com certeza saberá como acionar seguro e ter um atendimento mais rápido em casos delicados.

Quando é possível acionar o seguro?

como acionar o seguro do celular

Antes de entender como acionar o seguro, é preciso saber quando isso é possível. Confira abaixo!

Acidentes

Em caso de acidentes, você pode entrar em contato com a sua seguradora e ela tem até 30 dias para fazer o pagamento da indenização, caso tudo esteja previsto no contrato.

Roubos ou Furtos

Em situações de roubo ou furto, o primeiro passo é fazer o registro em um boletim de ocorrência.

Nele, é importante que você descreva em detalhes a situação que seu carro, celular ou qualquer objeto que esteja no seguro foi levado.

Depois, você entra em contato com a seguradora, que novamente tem até 30 dias para pagar a indenização.

Aqui é importante saber que se o seu objeto roubado ou furtado for encontrado, ele vira posse da seguradora.

Colisões

As colisões também permitem que você acione o seguro, após verificar se não há vítimas e na sequência fazer o boletim de ocorrência.

O boletim precisa ter toda a situação relatada pelos envolvidos na colisão.

Feito o boletim, você deve reunir também os seus dados pessoais e orçamentos que foram feitos para o reparo.

Assim, a sua seguradora irá informar qual o passo a passo que eles seguem para fazer o reparo.

Passos para acionar o seguro

Agora sim chegou o momento de saber como acionar seguro. Acompanhe!

Lembre-se da suas coberturas

O primeiro passo de como acionar seguro envolve você saber quais são as coberturas a que você tem direito.

Isso porque são elas que definem quais são as situações de risco que você pode ser indenizado.

Todos esses riscos que ela cobre são definidos por você e pela seguradora e ficam registrados na apólice, podendo envolver coberturas básicas e adicionais.

Reforçando que a apólice se trata do documento com todas as informações do seu seguro, como qual é a sua seguradora, quem é protegido pelas coberturas do plano, as situações de risco que seu seguro cobre e afins.

Então, antes de tudo, lembre-se quais são as suas coberturas!

Avalie o custo benefício do seguro naquele momento

Embora seja importante saber como acionar seguro, em alguns casos não é necessário ou não vale a pena realizar o acionamento.

Para avaliar o custo benefício do seu seguro, analise o nível da gravidade do sinistro.

Em acidentes de carro, por exemplo, analise se os estragos são grandes ou pequenos, considerando sempre que o seguro automotivo tem uma franquia que você precisa pagar quando abre um sinistro.

Então, se os danos do seu carro forem pequenos, muitas vezes eles podem ser reparados com um valor menor do que o da franquia, logo, não vale a pena acionar o seu seguro.

Boletim de Ocorrência

O boletim de ocorrência é um dos pontos mais importantes de como acionar seguro, principalmente caso haja vítimas do sinistro ou envolva um terceiro.

Então, vamos novamente supor que você tenha passado por um acidente de carro. Aqui você irá pedir os dados de todos os envolvidos e de testemunhas e irá a uma delegacia registrar o boletim, pois ele será solicitado pela seguradora para acionar o seguro.

Caso o acidente não envolva nenhum terceiro e você tenha batido o seu carro em um objeto, não é preciso fazer o boletim, basta tirar fotos e fazer vídeos da situação, que eles irão comprovar o ocorrido.

Ligue para seguradora

acionar seguro para terceiros

Com o seu boletim feito ou fotos e vídeos do ocorrido, finalmente chegou o momento de ligar para a seguradora.

O número do contato sempre está na apólice do seguro e nós indicamos que você o salve em seu celular, para ter rapidamente quando for necessário.

Nessa etapa de como acionar seguro, a empresa irá analisar a sua ocorrência e avaliar se ela está dentro das regras do contrato.

Isso é fundamental para ela saber se o acidente não foi feito propositalmente. Em casos assim, o sinistro se configura como uma fraude e não é coberto pela empresa.

Então, para comprovar que sua situação não é uma fraude e tornar mais rápida a análise, forneça todos os dados e informações completas sobre o sinistro.

A importância de contratar um seguro

Agora que você já sabe os passos de como acionar seguro e viu que não é nenhum bicho de sete cabeças, vamos falar da importância de contratar um?

Perdas inesperadas ou acidentes com grandes danos nos impactam e mudam o nosso destino e, nessas horas, um seguro pode ser a proteção ideal.

E essa proteção é principalmente financeira, pois o seguro cobre despesas necessárias e urgentes em situações de sinistro, protegendo você e a sua família.

Vamos supor que o carro de sua família seja furtado e seu seguro garanta a reposição desse bem nessa situação. Então, vocês tem um carro rapidamente, para todos seguirem com suas rotinas e compromissos.

Podemos imaginar também um possível incêndio em sua casa, no qual todas as suas perdas são ressarcidas pelo seguro, além de você e os seus familiares terem hospedagem garantida em um hotel por um determinado período.

Na Assegurou você encontra as melhores opções de seguro para manter você e sua família sempre protegidos!

Conclusão

Com esse artigo, a nossa missão era te explicar como acionar seguro, por isso, antes de tudo, explicamos em quais situações você pode acioná-lo, sendo elas acidentes, roubos ou furtos e colisões.

Quando entramos no passo a passo de como acioná-lo, reforçamos que antes de tudo você precisa lembrar quais são as suas coberturas definidas na apólice.

Depois, você também deve avaliar o custo benefício do seguro naquele momento, pois há casos em que os danos são tão pequenos que eles podem ser reparados com um valor menor do que o da franquia do seguro.

Por fim, a primeira atitude que você deve tomar é fazer um boletim de ocorrência e aí sim entrar em contato com a seguradora, que irá analisar a sua situação e avaliar se ela está dentro das regras do contrato.

E aí, você ainda não tem um seguro? Está pensando em contratar um? Então conheça quais são os tipos de seguro clicando aqui.

Posts relacionados
Seguro Automóvel
Franquia de seguro de carro: tudo o que você precisa saber
Postado por:

Ao fechar um seguro para automóvel, o contratante confere todos os detalhes da apólice antes de assinar o contrato. Essa atitude é a mais indicada, já que alguns termos e regras da cobertura podem gerar dúvidas. A franquia de seguro de carro se encaixa bem nesse exemplo, pois muitos não sabem o que ela é…

Seguro Automóvel
proteção veicular ou seguro
Proteção veicular ou seguro: saiba a diferença e veja qual melhor
Postado por:

Você conhece a importância da proteção veicular ou seguro para seu carro? Além disso, sabe quais são as diferenças entre os dois serviços?  De acordo com um estudo realizado pela CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais), somente 30% dos veículos que circulam no Brasil possuem algum tipo de proteção.  Isso significa que quase…

Seguro Automóvel
quanto custa um seguro auto
Quanto custa um seguro auto: saiba o que influencia no valor final
Postado por:

Você tem um carro e pretende contratar um seguro de automóveis? Primeiro, deve entender quanto custa um seguro auto. Uma característica importante é que os valores desse tipo de seguro não são tabelados.  Existem muitas informações que precisam ser consideradas para chegar no preço final e, por isso, o custo varia bastante. Contudo, mesmo com…

Cadastre-se e receba nossas novidades!