o que é sinistro

O que é sinistro e como ele funciona

05 de maio 2022 Postado por: em Seguros

A dúvida sobre o que é sinistro é muito comum quando você faz algum tipo de seguro, como seguro viagem, seguro de carro ou seguro bike, seja como pessoa física ou jurídica.

E embora esse termo seja popular no meio dos seguros, ele costuma causar estranhamento entre pessoas que não são da área ou não conhecem muito sobre esse meio.

Por isso, para te ajudar a entender o que é, quais seus tipos, como funciona e muito mais sobre o tema, preparamos esse artigo completo. Confira!

O que é sinistro?

Segundo a cartilha da Superintendência de Seguros Privados – Susep, podemos definir o que é sinistro como “a ocorrência do risco coberto, durante o período de vigência do plano de seguro.”

Então, na prática, podemos responder a dúvida de o que é sinistro dizendo que se trata de qualquer evento previsto pela apólice do seguro que você contratou.

Ou seja, se trata de um acidente, imprevisto ou situação incomum que ocorre e que de acordo com a apólice, caso aconteça, terá pagamento de indenização por parte da seguradora.

Desta forma, qualquer fato que aconteça com o segurador de maneira súbita e esteja na cobertura do seguro é considerado um sinistro.

É importante ter em mente que para ser caracterizado como sinistro, o risco deve ocorrer enquanto o contrato do segurado estiver vigente.

Portanto, é essencial que você sempre leia o seu contrato e tire todas as dúvidas possíveis com a seguradora ou corretora em questão, para ficar por dentro de todas as coberturas e sinistros que podem gerar indenização ou outro tipo de compensação.

Sinistro com perda parcial

sinistro perda parcial

Entendendo melhor o que é, é importante conhecer a categoria de sinistro com perda parcial.

Para entendê-la melhor, vamos a um exemplo: suponha que o seu carro sofreu um acidente e que o custo de reparação seja inferior a 75% do seu veículo.

Neste caso, há a aplicação do sinistro com perda parcial, pois ainda existem chances de consertar o carro.

Sinistro com perda total

Já o sinistro com perda total, como o próprio nome sugere, diz respeito às situações em que o dano ao seu bem é total.

Desta maneira, o pagamento da indenização ocorre de forma completa, seguindo a apólice.

Aqui, vamos novamente a um exemplo: suponha que o seu carro passou por um acidente e desta vez o reparo é superior a 75% do preço de tabela do veículo.

Agora, ao acionar a seguradora com um sinistro com perda total, será feito todo o procedimento para que você receba as suas indenizações, conforme foi acordado no contrato do seguro.

O que fazer em caso de sinistro?

Agora que você já sabe que é um sinistro e suas categorias (parcial ou total), é hora de ficar por dentro do que fazer nesses casos.

Em primeiro lugar, após o acidente, verifique se não há nenhuma vítima e, caso haja, certifique-se de que elas estejam sob cuidados médicos.

Em segundo lugar, proteja o seu bem danificado, para evitar que novos acidentes ocorram e que os danos sejam ainda maiores.

Agora sim é hora de entrar em contato com sua seguradora, seja diretamente ou por meio do seu corretor de seguros.

Ao acionar a seguradora, verifique a cobertura da apólice e informe o sinistro em detalhes, desde como ocorreu, quais são os danos, o número de pessoas envolvidas, as perdas, os responsáveis e afins.

Todo esse depoimento será recolhido pela seguradora, junto com alguns documentos, para que eles avaliem o acontecido e analisem se há cobertura ou não para o acidente.

Caso haja, a seguradora irá realizar o pagamento da indenização. Mas se não houver, o andamento do processo de sinistro é encerrado sem a realização da indenização.

Exemplos de sinistros

Para que fique mais claro para você o que é sinistro, trazemos aqui alguns exemplos comuns.

Ao começar pelo sinistro de veículo, por exemplo, que a depender da cobertura abre espaço para vários casos que podem se configurar como um sinistro.

O primeiro deles é quando o seguro do veículo tem a apólice do seguro para roubo e furto. Então, quando uma dessas opções ocorre, o crime entra como um sinistro.

Uma batida também pode ser considerada um sinistro de uma apólice caso o seguro contratado cubra colisão e o veículo tenha se envolvido em um acidente.

Para além de veículos, temos o exemplo de sinistro no seguro prestamista.

Neste caso, quando um profissional liberal passa por um acidente, por exemplo, e não consegue mais trabalhar para pagar uma dívida, ele pode contratar um seguro prestamista para essa dívida em questão, caracterizando como um sinistro nesta apólice.

No caso de seguro em cartão de crédito, se o segurado é coagido por criminosos para fazer saques em dinheiro em um caixa eletrônico, isso pode ser considerado um sinistro.

Outro exemplo é com o seguro residencial, no qual a casa de uma família acaba  passando por um incêndio por conta de problemas elétricos, então, consideramos isso um sinistro.

Como você viu, exemplos de sinistros não faltam. Se você está interessado em um seguro, fique de olho nos eventos listados na apólice do que esse seguro irá cobrir.

A importância do seguro

importância do seguro

Sempre existe uma torcida para que você não precise acionar o seguro em caso de sinistro.

Mas faz toda diferença contar com um seguro caso algo assim aconteça, afinal, você terá suporte financeiro e, sem dúvidas, um pouco mais de tranquilidade.

Além do mais, ter um seguro é importante porque, em caso de qualquer tipo de sinistro, você consegue proteger seu patrimônio, veículo, família e saúde, sem precisar passar por grandes prejuízos.

Ou seja, um bom seguro é capaz de contornar, de forma rápida e prática, diversos imprevistos que podem acontecer.

As melhores opções de seguros para você e sua família você encontra na Assegurou. Confira!

Conclusão

Com esse artigo, nossa missão era te explicar o que é sinistro quando falamos de seguros.

E como você viu, ele nada mais é do que um acidente, imprevisto ou situação incomum que ocorre e que de acordo com a apólice, caso aconteça, terá pagamento de indenização por parte da seguradora.

Os exemplos de sinistros podem ir desde roubo e furto para seguros de veículos, até incêndios em casos de seguro locatício ou residencial.

Além do mais, mostramos por aqui o que fazer em caso de sinistro e também apresentamos as suas duas categorias: com perda parcial e com perda total.

Posts relacionados
Seguro Automóvel
proteção veicular ou seguro
Proteção veicular ou seguro: saiba a diferença e veja qual melhor
Postado por:

Você conhece a importância da proteção veicular ou seguro para seu carro? Além disso, sabe quais são as diferenças entre os dois serviços?  De acordo com um estudo realizado pela CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais), somente 30% dos veículos que circulam no Brasil possuem algum tipo de proteção.  Isso significa que quase…

Seguro para Eletrônicos
como proteger o celular
Como proteger o celular? Conheça dicas incríveis
Postado por:

Em um mundo com tantos perigos, tanto virtuais quanto físicos, é preciso saber como proteger o celular.  Não há nada mais triste e frustrante do que trabalhar duro para conquistar o seu celular dos sonhos e, em apenas algumas horas, ver seu sonho ir por água abaixo devido a: roubo ou furto; invasão de dados…

Seguro Automóvel
homem com chave na mão e carro em cima de pilha de papeis
Transferência de Veículos: O que é? Como faz? Qual a taxa?
Postado por:

A transferência de veículos é um processo obrigatório que deve ser realizado sempre que há mudança de propriedade de um veículo, seja por compra, venda, doação ou herança.  Este procedimento é fundamental para assegurar a legalidade e a segurança da transação, protegendo ambas as partes envolvidas.  Mas como se realiza a transferência? Quais são os…

Cadastre-se e receba nossas novidades!