seguro auto popular

Entenda o que é o seguro auto popular

17 de mar 2022 Postado por: em Seguro Automóvel

Se você começou a navegar pelo universo dos seguros, em algum momento se questionou o que é o seguro auto popular. 

Afinal, apesar do nome sugestivo, ele contempla muitos pontos específicos, que precisam ser “destrinchados”. 

Não adianta, por exemplo, saber o mínimo sobre o seguro auto popular e já contratar um, logo de cara. 

É importante entender o campo completo, tudo o que você precisa, para escolher um seguro do qual você não se arrependerá. Para isso, o segredo é adquirir conhecimento de fontes confiáveis. 

Pensando nisso, a equipe Assegurou desenvolveu este artigo completo, explicando desde o que é, as vantagens e desvantagens até como cotar este seguro. Basta continuar a leitura. Acompanhe!

O que é o seguro auto popular?

O seguro auto popular é uma cobertura mais barata para veículos automotores que contempla roubo, danos por acidentes (seja perda total ou parcial), serviço de guincho 24h, mecânico e outros benefícios. 

Ele se chama “popular” porque tem um valor muito mais acessível do que o seguro auto tradicional. Isso se deve ao fato de as peças utilizadas em casos de manutenção ou conserto serem vindas de desmanches ou fábricas genéricas. 

Em todo caso, essa prática é devidamente regularizada e é somada aos valores de indenização e restituição mais baixos do que o tradicional. 

Assim, ao invés de cobrir 100% da tabela Fipe, como é costumeiro, essa modalidade de seguro oferece cerca de 80% do valor. 

Isso tudo explica o termo “popular” em seu nome, tornando-o realmente mais acessível para famílias que desejam mais proteção e segurança, sem pagar valores exorbitantes por isso. 

E, como funciona esse seguro?

como funciona o seguro auto popular

O seguro auto popular funciona da mesma forma do seguro auto convencional, a diferença é no reparo e consertos em casos de acidente ou colisão. 

Como você viu mais acima, este seguro utiliza as peças de desmanches autorizados, ao invés de peças originais, para realizar todos os reparos e trocas, caso sejam necessários.

Mas, não se preocupe! O serviço não é “porco” ou feito de qualquer jeito. Muito pelo contrário, ele é tão cauteloso e burocrático quanto os outros seguros. 

Afinal, órgãos governamentais como o Detran estão envolvidos no processo de fiscalização e aprovação das peças utilizadas.  

Além disso, a Superintendência de Seguros Privados, Susep, também fiscaliza e faz diversas exigências sobre as seguradoras, regulamentando a utilização e aplicação das peças e procedimentos mecânicos nos veículos. 

Uma dessas regras é a impossibilidade de utilizar peças de desmanche ou reboque quando a falha é em algum setor diretamente relacionado à segurança dos passageiros. 

Em outras palavras, é impossível, por exemplo, instalar um sistema de freios usados no carro. É necessário substituir por peças novas e originais, a fim de manter a segurança. 

Assim não é porque você paga um valor mais em conta que o seguro será péssimo e “desleixado” — contratando com profissionais especializados e uma empresa séria, você não corre nenhum risco. Leia também: Entenda como funciona o seguro auto.

Principais vantagens do seguro auto popular

É impossível negar que o preço “camarada” do seguro auto popular é a maior vantagem e atrativo desta modalidade. 

Os preços podem ser até 20% mais em conta do que os tradicionais, variando de empresa para empresa, conforme a média de mercado. 

Outra vantagem é a possibilidade de personalizar o seu seguro, escolhendo as apólices que mais combinam com você e correspondem às suas necessidades. 

Dessa forma você paga aquilo que realmente vai usar, sem condições a mais ou a menos. A cotação, nesse caso, corresponde exatamente à sua realidade, tanto financeira, quanto de utilização da cobertura. 

Aqui na Assegurou, você encontra o seguro auto de modo totalmente personalizável. Temos 3 planos completos para diferentes realidades — um deles pode ser perfeito para você. 

O Assegurou Auto Essencial, por exemplo, conta com coberturas como roubo e furto e assistência 24 horas que vão facilitar a sua vida e pode ser contratado 100% online, sem burocracias chatas. 

Auto Certo é outra opção que oferece coberturas em casos de colisão e danos a terceiros, te protegendo de modo ainda mais completo, com mais possibilidades. 

Por fim, todos os benefícios do seguro auto essencial e auto certo com coberturas adicionais são reunidos no plano Auto Total, com a garantia de carro reserva, vidros, danos morais e franquia reduzida. Incrível, né?

Seguro popular X Seguro tradicional

Para ficar claro, desenvolvemos uma tabelinha com as principais diferenças entre o seguro popular e o seguro tradicional, conforme você pode notar abaixo:

Seguro auto popularSeguro auto tradicional
Valor mais acessível, cerca de 20 a 30% mais baratos que o tradicionalValores padrão do mercado
Utilização de peças de desmanche e reboque para consertos pontuais, que não comprometam a segurança dos passageirosUtilização de peças novas, originais da marca e do modelo do veículo em questão’
Restituição parcial, até 80% ou 90% do valor da Tabela FipeRestituição total do valor do automóvel na Tabela Fipe
Altamente personalizávelPersonalizável também, mas talvez menos
O valor da indenização varia conforme o contrato, de empresa para empresaO valor da indenização pode ser fixo, dependendo da apólice escolhida
Possibilita a segurança do automóvel e dos passageiros a um preço baixoPossibilita a segurança do automóvel e dos passageiros a um preço razoável

Quem pode contratar um seguro auto popular?

Carros de 0km rodados ou até 25 anos de uso — todos podem contratar um seguro auto popular. Sua popularidade está conquistando espaço no Brasil e qualquer automóvel pode ser incluído.

Mas, pode acontecer também de algumas seguradoras apresentarem restrições e condições de contratação. 

Pode acontecer de existirem pré-requisitos como:

  • carro com mais de 5 anos de uso;
  • automóvel com faixa de preço na tabela Fipe até X reais.

É importante se manter atento a essas restrições e escolher com cuidado uma boa seguradora, a fim de evitar “dores de cabeça” e problemas futuros. 

Como e onde cotar este seguro? 

cotar seguro auto popular

Muitas vezes, é possível cotar este seguro pela internet, de modo 100% online, seja através da conversa com um consultor ou de modo automatizado. 

Em alguns locais, porém, pode acontecer de a exigência para contratação ser presencial, sem a possibilidade de contratação online. 

Seria interessante se você comparasse preços e custo-benefícios através da internet. Mas, se deseja economizar tempo, pode confiar totalmente na Assegurou para contratar o seu primeiro seguro auto. 

Aqui, oferecemos garantia de um atendimento personalizado, especialmente para você e sua família. 

Conheça mais sobre o seguro auto da Assegurou! 

Conclusão

Percebeu como o seguro auto popular vale a pena? Essa modalidade além de ser mais barata, também oferece as mesmas coberturas da tradicional.

Se você deseja proteger o seu veículo e também sua família, o seguro auto popular é uma excelente opção. 

Para aprender a calcular seguro auto, entender o que é consórcio, seguro DPVAT, e o que muda com a nova lei de trânsito, basta conferir o Blog Assegurou. 

Nele, compartilhamos todas as principais notícias e informações sobre o universo dos seguros. Vale a pena acessar e consumir o conteúdo! No site da Assegurou você encontra além de seguro auto, seguro de vida, seguro moto, seguro viagem, seguro residencial e muito mais. Confira!

, ,
Posts relacionados
Seguro Automóvel
Saiba como se manter seguro viajando durante a pandemia
Postado por:

Conheça quais cuidados você deve ter para se manter seguro viajando e pegue as melhores dicas para viajar com segurança durante a pandemia. A pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil por volta dos meses de fevereiro-março de 2020 quando a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou estado de alerta mundial. Com essa situação, o mundo…

Seguro Automóvel
foto mostrando painel de carro
Luz da injeção acesa ou piscando: o que é e o que fazer
Postado por:

Se você já dirigiu um carro, com certeza já se deparou com a temida luz de injeção acesa no painel. Ela pode aparecer de repente, deixando qualquer motorista preocupado e se perguntando: o que é e o que fazer?  Neste novo artigo, vamos explorar em detalhes esse alerta essencial do sistema de controle do veículo….

Seguro de Vida
importância do seguro de vida
Importância do seguro de vida: como contratar uma seguradora
Postado por:

Você já deve ter assistido algum filme ou série em que um personagem chega ao hospital e precisa preencher uma ficha com suas informações pessoais, dentre elas o número do seu seguro de vida.  Talvez você mesmo tenha se deparado com um formulário parecido ao viajar para fora do país. São nesses momentos que você…

Cadastre-se e receba nossas novidades!